sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Enoturismo em Gramado

O Festival do Turismo de Gramado aposta no crescimento e na organização do enoturismo nacional. Com apoio do SEBRAE, existe a busca pela criação de um espaço específico para o setor dentro da feira de negócios. Segundo a representante comercial do evento, Daniela Seibt, o brasileiro está interessado em conhecer melhor o vinho como produto. “O turista aprendeu a apreciar essa bebida de uma maneira mais cultural. Um dos objetivos dos viajantes interessados no enoturismo é conhecer as regiões produtoras e degustar os produtos diretamente na vinícola”, comenta.
O Festival do Turismo tem sido inovador no lançamento de novos destinos e na identificação de nichos do mercado. O enoturismo, na Europa e Estados Unidos, é um nicho organizado. As operadoras vendem pacotes à pessoas que se deslocam para regiões de vinhedos. No Brasil, a região de Bento Gonçalves tem como apelo os vinhos e soube muito bem usar isso.
Para Marta Rossi, diretora do Festival, a proposta principal é organizar o setor, “Queremos mostrar que o enoturismo pode ter um apelo comercial muito forte para o deslocamento das pessoas. No Brasil, existem regiões produtoras de vinho que podem ser desenvolvidas nos moldes de Bento Gonçalves e mesmo do Uruguai, onde qualquer passeio passa pelas vinícolas” destaca.
Outro exemplo é a Bahia, expositora da Festival. O estado nordestino desponta como um mercado promissor, tanto para consumo quanto para produção e investe alto em qualificação de produção e maquinário. Apesar disso, o Rio Grande do Sul continua sendo responsável por 90% da produção dos vinhos nacionais. O estado tem mais de 700 vinícolas. Em 2009, cerca de 430 milhões de litros de vinhos, sucos e outros derivados da uva foram produzidos na região do Vale dos Vinhedos.
O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil pessoas. A cada ano, a feira recebe mais e mais profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Nenhum comentário: