quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Colheita 2010 no Vale do Maipo

Em termos gerais, segundo documento oficial lançado recentemente pela vinícola chilena Tarapacá, a colheita 2010 na região será lembrada pelo terremoto e pelo grande desafio de vinificar todas as uvas. Baixos rendimentos e uma temporada seca e fria de maturação resultaram numa colheita excepcional, principalmente no Vale do Maipo.
Segundo a Tarapacá, a colheita é a mais tardia já vista nos últimos 17 anos, o que pode ser explicado pelas condições climáticas que caracterizaram a última Primavera e o clima no Chile Central, excepcionalmente frio e chuvoso, que atrasou o florescer em até três semanas. Já o Verão teve temperaturas moderadas, que resultaram no retardamento da colheita também em até três semanas em quase todo Chile. O Outono teve um clima ideal, quente e seco, com chuva leve em pouquíssimas áreas.
A safra 2010 foi excepcional para os vinhos tintos do Maipo. Eles têm menos álcool e maior acidez natural, apresentando excelentes cores e expressões de uva. Vale apenas ressaltar que a produtividade foi baixa em quase todos os Vales e para todas as variedades de uvas no Chile. Segue abaixo um detalhamento da situação para cada caso da Tarapacá:
Vinhos Brancos
A maioria dos lotes foram colhidos com menos açúcar e maior acidez natural. Para Ed Flaherty, enólogo da Tarapacá, foram bem satisfatórias as misturas em 2010 para o Maipo Reserve Chardonnay com um toque de Casablanca e Leyda. Neste ano, o Gran Reserva Sauvignon Blanc terá sua origem no Vale de Leyda.
Syrah
Teve rendimento médio, mas a estação mais fria resultou em vinhos com excelentes cores e sabores elegantes. Os lotes originados na Costa Maipo e Leyda merecem ser engarrafados separadamente. O sistema orgânico melhora de qualidade a cada ano mas, sem dúvida alguma, o melhor Syrah é aquele que faz parte do mix Tara.Pakay, realmente delicioso.

Merlot
Os rendimentos foram mais baixos que em 2009, e a colheita de 2010 vem muito consistente em maturidade e sabores. A cada ano ela expressa mais fielmente o verdadeiro caráter do Merlot Chileno, se afastando do Carmenère.

Cabernet Sauvignon
As origens dos Cabernet Sauvignon são de diferentes zonas do Vale do Maipo, e a qualidade desta colheita é excelente. As zonas mais cálidas de Carmenère apresentaram excelente qualidade de colheita, impressionando pela evolução em zonas frias, como a Ribeira do Rio, na Ilha do Maipo. Estes vinhos expressam sabor de frutas vermelhas e pimenta negra.
A Viña Tarapacá foi fundada em 1874, no Vale do Maipo e, por mais de 130 anos, tem se diferenciado em oferecer aos consumidores vinhos notáveis com foco em qualidade e inovação, o que lhe concede prestígio e êxito internacional e resulta em referência da Indústria Vitivinícola Chilena. Atualmente, a Vinã Tarapacá conta com uma capacidade de produção de 15 milhões de litros anuais e tem se consolidado como uma das maiores vinícolas chilenas, crescendo cerca de 50% anualmente, desde 1994, e chegando a mais de 50 países.
A representante oficial da Tarapacá no Brasil é a Épice Importadora.

Nenhum comentário: