Vale a pena conhecer os números da vinícola gaúcha Salton, de Tuiuty, em Bento Gonçalves, a primeira vinícola brasileira a completar 100 anos. Comemorou o aniversário, dia 12, com muita robustez, pois fechou os seis primeiros meses do ano com faturamento de R$ 83 milhões, 14,64% superior ao mesmo período de 2009.
Neste agosto de 2010, a Vinícola Salton entra para o seleto e especial grupo de empresas centenárias do Brasil. Fundada em Bento Gonçalves pelos irmãos Paulo, José, Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio – filhos do italiano Antonio Domenico, que chegara ao País em 1878 –, completa este aniversário tão raro com a liderança consolidada na comercialização de espumantes no mercado nacional, posição conquistada em 2005. Entre os destaques, está o frisante Lunae, que contabilizou, neste primeiro semestre, um crescimento de 69,71%. Ainda recém-chegada às gôndolas, pois começou a ser produzida em abril de 2008, a bebida representa uma tendência inovadora no paladar do consumidor brasileiro.
“Vivemos, realmente, um momento histórico com o centenário. Claro que passamos por crises, tanto inerentes à própria empresa quanto aquelas provocadas pelo instável cenário da economia do País no passado. Contudo, o trabalho incansável sempre foi o nosso diferencial, o que nos fez fortes e levou a estes 100 anos”, afirma o diretor-presidente Daniel Salton, neto de Paulo, um dos fundadores. A entrada dele, do primo Antônio Agostinho Salton e do diretor-técnico e enólogo Lucindo Copat na empresa, três décadas atrás, marcou a introdução de uma nova postura, na busca de maior profissionalização com investimentos em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, novos produtos. Até então, o Conhaque Presidente, produzido em São Paulo, era quase sinônimo do nome Salton, respondendo por 96% das vendas. As ideias e planos do trio foram decisivos para solidificar o trabalho desenvolvido pela liderança mais carismática da família, Ângelo Salton Neto, que esteve à frente da vinícola entre 1981 e fevereiro de 2009.
Enquanto Ângelo e Daniel pertencem à terceira geração, integrantes da quarta leva já assumem suas responsabilidades e, acima de tudo, a convicção de manter o crescimento da empresa. É o caso de Maurício, 26 anos, filho de Daniel, que se converteu no primeiro integrante da quarta geração a ocupar um cargo na diretoria – é diretor administrativo desde abril. Ainda em Bento Gonçalves, Daniela Salton desenvolve as atividades de coordenadora de comunicação e marketing da Região Sul. Já na unidade de São Paulo, atuam as filhas de Ângelo – Luciana (gerente de marketing) e Stella (gerente administrativa). “Eles, com MBA e muita dedicação, consolidam aquela busca por profissionalização a fim de crescermos de forma sustentável, com investimentos em vinhedos próprios, na ampliação e modernização da capacidade produtiva e na gestão e qualificação de nossos colaboradores”, esclarece Daniel.
Efetivando esta política, no início de agosto, a Salton recebeu autorização do Ministério da Agricultura para a compra de mudas da variedade Chardonnay, importadas de dois fornecedores da Itália. Os frutos virão daqui a quatro anos dos parreirais a serem cultivados em Santana do Livramento, onde a vinícola comprou 700 hectares. O levantamento topográfico assegurou que cerca de 500 hectares poderão ser utilizados. Além da uva Chardonnay, as videiras na Fronteira Oeste gaúcha, deverão produzir também, como prioridade, as variedades Pinot Noir e Tannat.
Para 2010, a previsão de investimentos é de R$ 21 milhões, destinados à implementação de uma nova linha de produção, compra de 20 tanques de aço inoxidável, duas autoclaves para espumantes – iniciativas que levarão à maior agilidade nos processos – e, ainda, construção do novo centro administrativo e infraestrutura para o turismo, como o elevador que facilita o acesso a portadores de necessidades especiais na vinícola, localizada no distrito de Tuiuty.
A nova linha de produção ampliará em 80% a capacidade da empresa, pois o equipamento será capaz de engarrafar 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora. A intenção é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas de acordo com a demanda de mercado. A construção de duas novas caves subterrâneas também está em estudo para este ano. No total, o investimento dos últimos 10 anos, incluindo a construção da nova sede, foi de R$ 65 milhões, sendo 31 milhões em obras e 34 milhões em equipamentos.
“Dentro da nossa missão de elaborar vinhos, espumantes e suco com qualidade, queremos ser reconhecidos como a melhor e mais respeitada indústria vinícola brasileira”, finaliza Daniel Salton. A sistemática presença dos produtos top da vinícola – a trilogia do Salton Talento, Desejo e Virtude – em premiações nacionais e internacionais prova a seriedade dessa afirmação.
Os números do primeiro semestre:
Faturamento: R$ 83 milhões (14,64% superior ao mesmo período do ano passado).
Participação no faturamento
Conhaque Presidente 41%
Vinhos 28%
Espumantes 23%
Outros (suco, filtrado doce e demais produtos) 8%
Crescimento de produtos
Frisante 69,71%
Espumantes finos (Brut, Moscatel) 27,31%
Vinhos 10,17%
Para mais informações sobre a Salton, www.salton.com.br
No festival
A Salton esteve presente na edição 2010 do Winter Festival, que aconteceu até domingo, 15, no Serrano Resort Convenções & SPA, em Gramado. Vinhos tops da vinícola estiveram disponíveis na carta do evento, entre eles o premiado tinto Salton Talento, Salton Desejo e os brancos Salton Virtude e Salton Volpi Chardonnay.
Reconhecido como um dos eventos mais esperados da cena eletrônica da região Sul do País, o festival recebeu mais de 7 mil pessoas durante as três noites de festa na Serra Gaúcha. Uma das novidades para este ano foi que a ação passou a fazer parte do calendário oficial do badalado Festival de Cinema de Gramado, que atraiu artistas, diretores de cinema, empresários e formadores de opinião de todo Brasil.
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