segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vinho e coração

Os vinhos brasileiros estiveram presentes no 3º maior congresso de cardiologia do Brasil – o Socergs 2010 (Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul), que ocorreu de 5 a 7 de agosto, em Gramado. O ponto alto do encontro foi o Jantar dos Presidentes, na noite desta sexta-feira (6), no Clube Gramadense, com a presença de 150 comandantes de associações médicas de todo o Brasil. O cardápio foi preparado pela Escola de Gastronomia UCS/ICIF de Flores da Cunha, com harmonização de vinhos e espumantes gaúchos de quatro empresas: Aurora (espumante brut), Domno (espumante moscatel); Góes e Venturini (vinho branco Chardonnay) e Rastros do Pampa (vinho tinto Cabernet Sauvignon).
Segundo o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, a escolha dos vinhos teve como critério a melhor pontuação (da variedade solicitada para harmonizar) alcançada na degustação realizada para o projeto “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”, realizado na Expovinis, em abril deste ano, em São Paulo, também em conjunto com a Escola de Gastronomia UCS/ICIF. No jantar, o chef Franco Gioelli, do ICIF, apresentou os pratos e o enólogo Antonio Czarnobay falou sobre a harmonização com os vinhos selecionados. Também foram servidos sucos de uva de várias empresas. “O Ibravin é um aliado importante para a promoção de um estilo de vida saudável”, comenta o presidente do Congresso, Dr. Jairo Monson de Souza Filho, que recebeu um saca-rolhas Laçador, criado pelos Irmãos Campana, do presidente do Ibravin, Júlio Fante.
Segundo o médico Jairo Monson de Souza Filho, já se evidenciaram os seguintes mecanismos para a proteção cardiovascular oferecida pelo consumo moderado de vinho:
1. Aumento do Colesterol HDL, principalmente as frações HDL2 e HDL3 – considerado o bom Colesterol, pelas ações benéficas que exerce ao sistema cardiocirculatório. Este aumento é tanto na quantidade quanto na qualidade deste tipo de Colesterol, cuja composição é rica em fosfolipídios poli-insaturados, como o ácido Omega-3 – reconhecido pelo seu efeito cardioprotetor.
2. Diminui o Colesterol LDL e sua oxidação – situação inicial do processo de aterosclerose.
3. Diminui a agregação plaquetária e o fibrinogênio e aumenta a atividade fibrinolítica e antitrombina – todas ações que dificultam a formação de coágulo, que é a causa principal de oclusão dos vasos sangüíneos. Fato este que causa infarto do miocárdio, derrame cerebral e gangrenas.
4. Modifica a camada interna dos vasos sangüíneos – o endotélio, alterando a produção de óxido nítrico e diminuindo outras moléculas de adesão ao endotélio, dificultando dessa maneira a aterosclerose.
5. Aumento da resistência e elasticidade da parede vascular.
6. Dilata os vasos sangüíneos diminuindo a resistência ao trabalho do coração.
Gabriela Pötter, da Vinícola Guatambu, lá de Dom Pedrito, comemorou que seu vinho Rastros do Pampa foi o tinto eleito para ser servido no Congresso da Sociedade de Cardiologia do estado do RS. “Foi nas doenças cardíacas onde primeiro se observou os efeitos benéficos do consumo regular de vinho”, segundo o médico Jairo Monson de Souza Filho, presidente do Socergs 2010. “O Ibravin é um aliado importante para a promoção de um estilo de vida saudável”, comentou. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, afirma que as características de saudabilidade dos derivados da uva, com destaque para o vinho e o suco, merecem cada vez mais atenção das pessoas. “Nada melhor do que um congresso médico para disseminar os benefícios do vinho e do suco para a saúde”, observa. Estudos recentes vêm demonstrando que o vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade e possui poder anti-cancerígeno. “Uma quantidade muito grande de estudos epidemiológicos mostra que a ingesta moderada de bebidas alcoólicas, sobretudo de vinho, diminui as doenças cardíacas e circulatórias e as mortes por estas causas entre 40 e 60%”, destaca o médico Jairo Monson.

Nenhum comentário: