domingo, 29 de agosto de 2010

O Sabor dos Vinhos da Serra na Expointer

“Conhecimento e gestão adequada: o sabor do sucesso das vinícolas gaúchas”. É desta forma que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) convida os admiradores do bom vinho e aqueles que trabalham no setor de vitivinicultura para uma visita ao Armazém Sebrae no Pavilhão Internacional da Expointer 2010. O objetivo é lhes mostrar o produto do trabalho realizado pelas vinícolas do Estado com as quais a instituição desenvolve o projeto Fortalecer a vitivinicultura na Serra Gaúcha.
Fomentar o consumo do vinho feito no Estado é o principal objetivo do Armazém Sebrae, iniciativa que está alinhada com as diretrizes do projeto Fortalecer a vitivinicultura na Serra Gaúcha. “Esta é uma oportunidade de as pessoas conhecerem os produtos do Estado, provarem e comprovarem a qualidade dos vinhos que temos no Sul”, explica o coordenador estadual do projeto, Fabiano André da Costa Nichele.
Nichele acrescenta que, para participar, o interessado precisa comparecer ao Armazém Sebrae, no Parque Assis Brasil, e fazer sua inscrição prévia, observando o horário em que as atividades têm início. A inscrição é gratuita, incluindo a degustação. As atividades serão conduzidas pelos empresários das vinícolas. “Os participantes poderão conhecer também as empresas, suas histórias e os profissionais que se dedicam a destacar o vinho gaúcho no mercado”, completa o coordenador.
A primeira vinícola a apresentar os seus rótulos, produzidos com o auxílio do Sebrae/RS através do trabalho de consultoria e acompanhamento, será a Vinícola Bassini, de Fagundes Varela, no dia 29 de agosto, às 16h. A empresa, que existe desde o final do século XIX, tornou-se modelo de gestão e de indicadores para os demais grupos de vinícolas.
No dia 30, também às 16h, será a vez de Vinho do Vale dos Vinhedos. O ponto principal da apresentação, juntamente aos produtos que já se destacam no mercado, é a experiência com a Indicação Geográfica e os diferenciais dos vinhos da região.
Ainda no dia 30, às 18h, o espaço dedicado a Vinhos de Altos Montes vai apresentar a região que compreende Flores da Cunha e Nova Pádua; sua rota turística, vinícolas da Apromontes e os seus produtos.
A programação segue no dia 31, às 18h, com Vinhos de Farroupilha. A apresentação vai mostrar, principalmente, a caracterização do cenário da região de Farroupilha, as vinícolas da Afavin e os diferenciais dos seus produtos.
A última apresentação da série está programada para o dia 3 de setembro, a partir das 18h. Além de apresentar a região e seus produtos, o espaço Vinhos de Pinto Bandeira vai apresentar mostrar o trabalho que é feito na busca de Indicação Geográfica.
“O primeiro passo será fazer uma ampla radiografia da estrutura tributária brasileira incidente sobre a cadeia produtiva da uva e do vinho”, afirma Júlio Fante. Ele estima que este diagnóstico seja concluído até o final do ano. “É um assunto muito complexo, que envolve várias questões”, explica. “Hoje, temos estados que isentam os produtores, outros que dão incentivo a toda indústria e ainda alguns que privilegiam a importação”, observa o presidente do Ibravin. “Queremos aumentar a performance da nossa indústria como um todo”, destaca.
Depois de realizado o diagnóstico é que será feito um planejamento estratégico de ações. “O vinho, reconhecido com um complemento alimentar saudável para as pessoas, possui hoje uma carga tributária igual ou superior a produtos considerados supérfluos. Isso precisa mudar”, argumenta Fante. “É inadmissível que o vinho esteja no topo da lista de produtos que contém mais impostos em seu preço final”.

Nenhum comentário: