Vinho combina com calor, você sabia? Mas para apreciar a bebida da maneira correta, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente na hora de escolher o estilo ideal da bebida para esta época do ano - as grandes estrelas do Verão são os brancos. “Os vinhos devem ser leves, frutados e com grau de acidez elevado, sem contar que é fundamental serem servidos a baixas temperaturas”, explica a enóloga Regiane Nogueira, da Épice Importadora.
Para ajudar os consumidores, a Viña Tarapacá elaborou uma seleção especial de rótulos para esta estação do ano. Uma boa sugestão, por exemplo, é o Gran Reserva Tarapacá Chardonnay 2008, que envolve o paladar com sua elegância e complexidade. A fermentação e o amadurecimento em barricas de carvalho dão notas frutadas e aromas de leveduras à bebida, ideal para ser desfrutada com carnes brancas, massas, pescados, queijos e embutidos.
Outra opção é o Gran Reserva Tarapacá Sauvignon Blanc 2009, que impressiona pelos seus sabores e sua persistência na boca. No início, destacam-se intensas notas de frutas cítricas e, no final, aparecem marcantes notas minerais, segundo Regiane. “Ele vai bem com pescados, queijo de cabra, sushi e carnes brancas ao molho de ervas”, complementa.
Se a idéia é ter uma bebida para acompanhar aperitivos, pescados, ceviche, queijo de cabra ou risoto de frutos do mar, uma boa pedida é o Gran Tarapacá Sauvingon Blanc 2008, um vinho jovem, intenso e de grande frescor e elegância, marcado por notas cítricas e ervas. O Gran Tarapacá Chardonnay 2008 é um vinho cremoso, com bom volume de boca. Sua fermentação parcial em barricas de carvalho preserva o caráter frutado com notas de baunilha, aumentando sua elegância aromática. Acompanha muito bem também canapés de salmão, pescados grelhados e queijos.
Os vinhos brancos mais jovens e frutados, como o Gran Tarapacá Sauvignon Blanc e o Gran Tarapacá Chardonnay, devem ser consumidos a temperaturas próximas a 8o C. Já os brancos mais encorpados, como o Gran Reserva Tarapacá Sauvingon Blanc e o Gran Reserva Tarapacá Chardonnay, que foram submetidos à maceração pelicular e à fermentação em barricas de carvalho, têm suas características mais realçadas se servidos a temperaturas em torno de 10 a 12oC.
A Viña Tarapacá foi fundada em 1874, no consagrado Vale de Maipo. Durante mais de 130 anos tem se diferenciado ao oferecer aos consumidores rótulos notáveis, sempre com foco na qualidade e na inovação, que lhe concedem prestígio e êxito internacional. A Vinícola é hoje referência da Indústria Vitivinícola Chilena.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário