O espumante nacional é cada vez mais reconhecido como a grande vocação da vitivinicultura brasileira. Prova disso, foram os números alcançados em 2009 que registra um aumento de pelo menos 15% e mais de 10 milhões de litros comercializados. Segundo o Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho - o resultado se deve a fortes ações de marketing institucional, de estratégias mais agressivas junto ao consumidor e do investimento em qualidade.
A Casa Valduga, do Vale dos Vinhedos, também comemora esse novo momento com um crescimento de 40%. "Investir na busca de ferramentas que despertem a atenção e o gosto do público faz parte do papel das indústrias. Temos uma perspectiva muito positiva para 2010 e para os próximos anos. Há espaço para novos avanços. O consumidor é sensível às ações das empresas e muito receptivo a elas. É preciso perceber e aproveitar esse espaço", destaca Juciane Casagrande, diretora Comercial da Valduga, que também comemorou o bom consumo de espumantes durante o Carnaval.
Não sei se ela própria caiu no samba, mas ressalta que o espumante é uma ótima companhia para quem gosta de sambar. “Além de festivos, são refrescantes, estimulantes e ideais para o nosso clima. Nenhuma bebida é tão festiva quanto o espumante.” Com seu intenso perlage – aquelas bolhinhas que evoluem dentro da taça – o espumante nacional é um convite para animados e refrescantes brindes e já é presença garantida na hora de celebrar ocasiões especiais, deixando de ser uma bebida sazonal. E, na maior festa popular do Brasil, a Casa Valduga, uma das principais vinícolas na elaboração de espumantes e pioneira no método champenoise usado pelas famosas casas francesas, levou seus premiados borbulhantes às avenidas, ruas e aos concorridos Sambódronos de SP e RJ, onde os foliões comemoraram o Carnaval 2010 com grande estilo e sofisticação.
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