sábado, 22 de agosto de 2015

Raça ovina Texel na Expointer 2015




A jornalista Ana Smidt, assessora de imprensa da Associação Brasileira de Criadores de Texel, manda a programação que a raça terá na Exposição Feira Internacional de Esteio (RS), que começará no fim do mês. Já na próxima semana,  Brastexel  estará com a sua sede aberta para dar retaguarda necessária aos expositores e criadores da raça durante a Expointer 2015. A Casa do Texel novamente contará com serviço de almoços para os associados e seus convidados. O foco do cardápio será carne de cordeiro que fez  muito sucesso na edição de 2014.
Esta ano a Loja do Texel abre com novidades a cargo de artesã de Santana do Livramento. Os produtos da grife Texel foram ampliados para ponches, mantas e utensílios diversos como para cobrir garrafas de champagne. Objetos de decoração e arte, sempre voltados para os ovinos Texel, estarão à mostra na sede.
A primeira noite para confraternização será a da segunda-feira, 31 de agosto. A partir das 19h30min haverá o lançamento da 18° Mercotexel e 6° Exposição Nacional da Raça Texel, marcada para janeiro de 2016, em Santana do Livramento. A entrega de prêmios será outra noite de festa e encontro de amigos, na terça feira, 1º de setembro, sempre na Casa do Texel.
PROGRAMA
De 24 a 27 de agosto até às 24h- chegada dos animais no Parque.
Dia 28 de agosto a partir das 9h- julgamento de admissão e pesagem.
Dia 30 de agosto, domingo- todo o dia, Julgamento de Classificação;
Dia 31 de agosto, segunda feira- todo o dia, Julgamento de Classificação; 19h30min, lançamento do 18° Mercotexel e 6° Exposição Nacional da Raça Texel, em janeiro de 2016.
Dia 1º  de setembro, terça feira- todo o dia, Julgamento de
Classificação  -  20h, entrega de prêmios, homenagens e confraternização, na Casa do Texel
Dia 02 de setembro, quarta feira- 17h, Leilão Top Texel, na pista C
Dia 03 de setembro, quinta feira- 18h, Leilão Texel
Expointer, na pista C
A Brastexel entregará o prêmio Mateus Schimidt Filho e o prêmio Ines Bove Vide para o criador vencedor do campeonato conjunto progênie de pai e Campeonato Progênie de Mãe, respectivamente. Os prêmios Progênie foram criados pela Brastexel em 2013. Segundo Maria Tereza Queirolo, diretora Técnica da Brastexel, este prêmio é especial porque destaca os melhores reprodutores da raça. Além disso, através dele, a Brastexel homenageia dois queridos criadores de Texel já falecidos:  Matheus Schimidt – Cabanha Engenho Velho, RS (Prêmio Progênie de Pai ) e Inés Bove Vide- Cabanha Cachimba, Uruguai (Prêmio Progênie de Mãe).
Segue o regulamento para a inscrição dos animais:
Campeonato Conjunto Progênie de Pai
Será constituído por 4 (quatro) animais controlados/registrados, que tenham participado dos julgamentos nas respectivas categorias, e com pelo menos 1 (um) dos participantes com sexo diferente dos demais, filhos do mesmo reprodutor em pelo menos duas matrizes diferentes, de qualquer afixo, podendo ser de expositores diferentes desde que mesma classe.
Campeonato Conjunto Progênie de Mãe
Será constituído por 2 (dois) animais controlados/registrados, que tenham participado do julgamento nas respectivas categorias, de qualquer sexo, filhos da mesma mãe com reprodutores diferentes, de qualquer afixo, podendo ser de expositores diferentes desde que mesma classe.
§ 2º - Os animais que compõem os conjuntos de progênie de pai e de mãe deverão ter sido julgados individualmente em suas respectivas categorias.

Nenhum comentário: