Na vinícola Pedrucci
Foto Sirlei Locatelli
A última semana foi de aprendizado e troca de
experiências entre os integrantes da Rota dos Espumantes de Garibaldi, na serra
gaúcha. No intuito de que todas as vinícolas locais se conheçam, sob a
organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, os
proprietários e os consultores do Sebrae, Vladimir Roman e Gladis Pippi,
realizaram um Famtour -
uma forma de especialização onde se conhece “in loco” os produtos e serviços
turísticos que são oferecidos os visitantes – pelo município.
Foram visitados os 13
estabelecimentos que integram a Rota e que recebem turistas para visitação. Roman e Gladis trabalham na consultoria da Rota
e no Plano de Ações, que teve início no último ano. O serviço das vinícolas,
desde como os visitantes são recebidos, até o produto que é oferecido, foram
avaliados. Esta é uma ação do plano de ação e existem outras planejadas, em
médio e longo prazo.
Durante toda a
terça-feira (18/08), as visitas ocorreram nas vinícolas Chandon, Domno,
Chesini, com almoço na La Cantina. Já na parte da tarde, a Peterlongo e a
Cooperativa Vinícola Garibaldi foram os locais visitados. Na quarta-feira, foi
a vez da Carlesso, Pedrucci, Vaccaro, Battistello, Don Laurindo, Milantino e
Courmayeur. O
facilitador do Slow Food da região Sul, Bernardo Simões, aproveitou a passagem
por Garibaldi e também integrou o Famtour, conhecendo melhor a Rota dos Espumantes, com suas
belas vinhas e natureza exuberante.
A Rota dos
Espumantes foi criada em 2001 e traz o encantamento que envolve a refinada
bebida. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos
dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do
país. Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá
visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de
elaboração charmat e champenoise,
participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar esta bebida.
O
termo Famtour vem
do inglês Familiarization
Tours e é uma forma de promoção que tem como objetivo
familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. É um projeto
turístico que consiste em convidar agentes de viagens para uma visita técnica e
turística, a fim de que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao
cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário