quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bate-papo sobre mercado de vinhos em Belo Horizonte


O Pátio Savassi, em Belo Horizonte (Av. do Contorno, 6061 - Savassi),  promoverá, no dia 28 de agosto, encontro com a escritora mineira Míriam Aguiar. O bate-papo, aberto ao público, tem por objetivo abordar a expansão do mercado de vinhos, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. O encontro será realizado no Anfiteatro do mall, a partir das 19h30min. “É uma oportunidade para nosso cliente, apreciador de vinho, conhecer melhor esse mercado, a mudança de comportamento das pessoas e as últimas tendências no segmento”, afirma a gerente de marketing do Pátio Savassi, Rejane Duarte.
Após a conversa, Míriam seguirá para a loja da Leitura, onde fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro A Qualidade no Consumo do Vinho, da Editora Senac.  No livro A qualidade no consumo do vinho, Míriam Aguiar reúne, de maneira clara, concisa e instigante, informações variadas, que compõem um vasto painel sobre temas relacionados ao vinho, abrangendo aspectos de sua história, dos sistemas de avaliação que o classificam e das modernas tecnologias desenvolvidas para criar produtos que satisfaçam o gosto dos consumidores, com destaque para as menções de harmonização com a culinária brasileira.
Na obra da Editora Senac São Paulo, a autora registrou os resultados de um projeto de enogastronomia, baseado na experiência de degustação de vinhos e iguarias realizada em três cidades brasileiras que, de modo pioneiro, estabeleceu a harmonização entre vinhos e alguns pratos típicos da cozinha nacional. O livro traz ainda um panorama da evolução da produção e do consumo de vinhos no Brasil.
Míriam Aguiar recorre à rica literatura da sociologia de consumo para iluminar as trajetórias do vinho em diferentes culturas e contextos sociais, explorando tradição, distinção e inovação que caracterizam a história do vinho. O conteúdo, a profundidade da abordagem e o estilo elegante são elementos-chave que definem a qualidade da obra.

Míriam Aguiar dedicou suas pesquisas de doutorado (USP) e pós-doutorado (UFRRJ/UMR Innovation, Montpellier, França) a estudos sobre o mercado de vinhos. Tem dois livros e artigos publicados sobre temas relacionados a vinho, consumo e comunicação. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação em gastronomia, comunicação e mercados de qualidade, como palestrante em eventos temáticos e como colaboradora da imprensa especializada. É autora do blog Os Vinhos que a Gente Bebe e presta consultoria para o mercado de vinhos.

Nenhum comentário: