O Pátio Savassi, em Belo Horizonte (Av. do Contorno, 6061 - Savassi), promoverá, no dia 28 de agosto, encontro com a
escritora mineira Míriam Aguiar. O bate-papo, aberto ao público, tem por
objetivo abordar a expansão do mercado de
vinhos, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. O encontro será
realizado no Anfiteatro do mall, a partir das 19h30min. “É uma
oportunidade para nosso cliente, apreciador de vinho, conhecer melhor esse
mercado, a mudança de comportamento das pessoas e as últimas tendências no
segmento”, afirma a gerente de marketing do Pátio Savassi, Rejane Duarte.
Após a conversa, Míriam seguirá
para a loja da Leitura, onde fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do
livro A Qualidade no Consumo do Vinho, da Editora Senac. No livro A qualidade no consumo do vinho,
Míriam Aguiar reúne, de maneira clara, concisa e instigante, informações
variadas, que compõem um vasto painel sobre temas relacionados ao vinho,
abrangendo aspectos de sua história, dos sistemas de avaliação que o
classificam e das modernas tecnologias desenvolvidas para criar produtos que
satisfaçam o gosto dos consumidores, com destaque para as menções de
harmonização com a culinária brasileira.
Na obra da Editora Senac São Paulo, a autora registrou os
resultados de um projeto de enogastronomia, baseado na experiência de
degustação de vinhos e iguarias realizada em três cidades brasileiras que, de
modo pioneiro, estabeleceu a harmonização entre vinhos e alguns pratos típicos
da cozinha nacional. O livro traz ainda um panorama da evolução da produção e
do consumo de vinhos no Brasil.
Míriam Aguiar recorre à rica literatura da sociologia de
consumo para iluminar as trajetórias do vinho em diferentes culturas e
contextos sociais, explorando tradição, distinção e inovação que caracterizam a
história do vinho. O conteúdo, a profundidade da abordagem e o estilo elegante
são elementos-chave que definem a qualidade da obra.
Míriam Aguiar dedicou suas pesquisas de doutorado
(USP) e pós-doutorado (UFRRJ/UMR Innovation, Montpellier, França) a estudos
sobre o mercado de vinhos. Tem dois livros e artigos publicados sobre temas
relacionados a vinho, consumo e comunicação. Atua como professora em cursos de
graduação e pós-graduação em gastronomia, comunicação e mercados de qualidade,
como palestrante em eventos temáticos e como colaboradora da imprensa
especializada. É autora do blog Os Vinhos que a Gente Bebe e presta
consultoria para o mercado de vinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário