Terroir de Rosé e
Terroir de Rouge - primeiros vinhos da marca - já podem ser encontrados nos
mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis e Curitiba. Apaixonados
e estudiosos de vinhos agora contam com mais uma marca para apreciar: trata-se
da Vinhetica, uma nova vinícola brasileira com sotaque francês. Ligada
aos três eixos de desenvolvimento sustentável - ecologicamente correto,
socialmente justo e economicamente viável - a Vinhetica - junção das palavras
vinho e ética - surgiu a partir do sonho do enólogo francês Gaspar Desurmont de
produzir um vinho brasileiro com tradição francesa. Jean Pierre Bernard, que é
francês, mas divide seu tempo entre o Brasil e sua terra natal há mais de 45
anos, se entusiasmou com a ideia.
"Conheci
Desurmont, que ao contar-me sobre seu sonho de produzir um vinho brasileiro,
com tradição francesa, despertou meu interesse. O projeto consiste em
desenvolver um vinho sustentável e de qualidade numa região brasileira em plena
expansão vinícola, a Campanha Gaúcha. As uvas são compradas de quatro pequenos
produtores que a vinícola apóia", explica Jean Pierre.
Já presente nos
mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis e Curitiba, a
Vinhetica conta atualmente com dois vinhos: Terroir de Rosé e Terroir de
Rouge."O Rosé tem uma coloração rosa framboesa com reflexos de lichia e é
exatamente o que encontramos no nariz e na boca: frutado, fresco e elegante. É
o vinho ideal para aperitivos e pode acompanhar qualquer refeição, como frutos
do mar, saladas, pratos com frutas ou legumes, etc.", explica o enólogo
francês Gaspar Desurmont. "Já o Terroir de Rouge é um vinho leve, com tom
violeta e reflexo brilhante, cheio de vitalidade, apoiado por uma acidez no
final, que na boca, tem bom equilíbrio, e no paladar, encontram-se taninos
suaves, com uma pitada de pimenta-do-reino", diz.
Recém-lançada, a
marca já despertou a atenção de renomados críticos da área, como Arthur
Azevedo, Gabriela Monteleone, Didu Russo, Laurent Suaudeau e Emmanuel
Bassoleil. No próximo ano, a Vinhetica seguirá a produção dos mesmos vinhos da
safra 2014 e acrescentará um espumante, um branco e um segundo tinto. A ideia é
também desenvolver seu portfolio com produtos alimentares naturais produzidos
na Campanha Gaúcha, como azeite de oliva e queijos de ovelha. Os vinhos da Vinhética são elaborados na Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito.
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