quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vinhos brasileiros são apresentados a público especializado nos Estados Unidos

 Master Classes serão ministradas pelo sommelier Evan Goldstein nas cidades de Washington e São Francisco, com 15 rótulos de nove vinícolas. Apresentar as características dos vinhos brasileiros para um público especializado do maior mercado consumidor mundial do produto. Com este objetivo, serão realizadas duas Master Classes nesta semana, nos Estados Unidos, com o master sommelier Evan Goldstein. A primeira ocorreu em Washington, Distrito de Colúmbia (D.C), na terça-feira (12), no restaurante brasileiro Fogo do Chão.  Já na quinta-feira (14), será a vez de San Francisco receber a aula sobre os vinhos, na Churrascaria Espetus. As apresentações de 15 rótulos, de nove vinícolas, são direcionadas a profissionais do mundo do vinho, incluindo sommeliers e donos de restaurantes.
Participam as vinícolas Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Aurora, Geisse, Perini e Salton. A promoção é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Wines of Brasil, projeto de promoção do vinho brasileiro no Exterior, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A gerente de promoção Comercial do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira, ressalta a realização de eventos e de aulas direcionadas nos Estados Unidos para aumentar ainda mais a visibilidade do vinho brasileiros no mercado norte americano. Em outubro, a invasão brasileira em Nova York se deu através de dois eventos de grande porte, o Wine and Food Festival e Be Brasil, com profissionais e consumidores na cidade mais populosa do país. “Os Estados Unidos estão entre os nossos mercados mais importantes, portanto, promover aulas sobre os vinhos brasileiros é parte de nossa estratégia para aumentar a percepção e identidade do Brasil como produtor de vinhos finos de excelente qualidade na mente de formadores de opinião neste mercado”, afirma.
Em Nova York, o estande do Brasil teve presenças ilustres. Enquanto que no Be Brasil as vinícolas nacionais receberam o chef brasileiro Alex Atala, no NY Wine & Food Festival os rótulos brasileiros foram degustados pela atriz Whoopy Goldberg.
Evan Goldstein iniciou a carreira aos 19 anos na cozinha do restaurante Le Saintongeais e no Hotel Lancaster, ambos em Paris. Em 1984, abriu o renomado restaurante Square One, em São Francisco, recebendo diversos prêmios internacionais pela elaboração da carta de vinhos. Em 1987, Goldstein se tornou o oitavo americano mais jovem a receber o título de Master Sommelier. Desde 1990 ministra aulas e cursos sobre vinhos, incluindo treinamentos em escolas de hotelaria, restaurantes e escolas de sommeliers. Ele também treina e examina os candidatos a master sommelier, como membro do conselho fundador do Tribunal de Master Sommeliers.
Os Estados Unidos são o principal mercado consumidor de vinhos do mundo. Em 2012, foram comercializados 3,2 milhões de litros, que representa 13% da produção de vinhos no mundo. Outros dados que chamam a atenção é o consumo por habitante, que supera 10 litros por ano, e a preferência pelo produto por mais da metade (52%) dos adultos que consomem bebidas alcoólicas.
No primeiro semestre deste ano, os Estados Unidos foram os maiores compradores de vinhos brasileiros. O país exportou 140 mil litros, com valor consolidado de US$ 558,5 mil.
Vinícolas participantes:
Casa Valduga
Don Guerino Vinhos e Espumantes
Lidio Carraro Vinícola Boutique
Miolo Wine Group
Pizzato Vinhas e Vinhos
Vinícola Aurora
Vinícola Geisse
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Eventos já realizados nos Estados Unidos este ano:     
- Fevereiro: South Beach Wine Festival
- Março: Master Class Dallas
- Março: People’s Voice Wine Award - Snooth
- Abril: Passaporte Brasil Central Market
- Maio: International Wine, Spirits & Beer Festival
- Julho: Seminário Society of Wine Educators
- Outubro: New York Wine and Food Festival e Be Brasil
- Novembro: Master Classes Washignton e San Francisco



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