Ao contrário do publicitário que bolou a campanha, não vejo relação do futebol com o vinho
D/JN
O Ibravin vai investir R$ 1 milhão em peças publicitárias veiculadas nas
principais redes de TV aberta e rádios no Rio Grande do Sul, além da internet.
Alguns produtores entendem que este tipo de campanha trariz melhores resultados
finais, para todos, se fosse realizada no País todo. O conteúdo e a técnica
usada pelos publicitárias nesta nova ainda não são conhecidos por todos, mas a
maioria diz que as anteriores não trouxeram resultados, não alcançaram as
pessoas.
Esta
nova, pretende apresentar o vinho de uma forma descomplicada, mostrando novas
situações de consumo, com a preferencia de compra pelos rótulos brasileiros. Este
é o principal objetivo da campanha promocional lançada pelo Instituto
Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o período de final de ano. Tendo como mote o
slogan Beba com Descontração, ela será veiculada entre os dias 25 de novembro a
11 de dezembro. O investimento de R$ 1 milhão,tem origem no Fundo de
Desenvolvimento da Vitivinicutura (Fundovitis), com aporte de R$ 700 mil do
orçamento do Ibravin e complementação de R$ 300 mil da Secretaria Estadual de
Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS).
Conforme
os publicitários da agência Escala, o mote das peças promocionais valoriza a
alegria, a criatividade e a forma descomplicada de viver e se divertir dos
brasileiros, relacionando estas características ao perfil dos vinhos aqui
elaborados. “Beber com descontração, é o que o brasileiro sabe fazer, por isso
o convite para beber os vinhos do Brasil, com descontração”, resume o diretor
executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani. A campanha, desenvolvida pela
agência Escala, de Porto Alegre, envolverá comerciais em horários nobres da
televisão e spots em rádios com abrangência no Rio Grande do Sul, além de
banners na internet.
“Estamos
desenvolvendo esta ação no Rio Grande do Sul como um piloto, que é o estado que
tem o maior consumo per capita e onde temos o maior mercado para as vinícolas
gaúchas. Temos que ser bons em nosso próprio território, para alcançar com
maior facilidade, o mercado do Brasil e do mundo”, explica Paviani. O executivo
acrescenta que a campanha deve seguir no ano que vem, abrangendo peças com
outras situações, com possibilidade de ampliação em outras praças além do
Estado.
A
descontração, alegria e o talento criativo são marcas do povo brasileiro, e
serviram de base para a criação das peças publicitárias. Para os VT foi
desenvolvida filme com animação gráfica, utilizando formas fluidas nas cores
que remetem ao vinho e ao Brasil. Com uma movimentação ágil e fluida, com
líquidos sugerindo vinho, são formadas imagens, que descrevem situações como o
futebol, o carnaval e o própria “descoberta” do vinho, mostrando a contribuição
dos brasileiros nestas questões. Já nos spots de rádio, o bom humor atrelado a
situações de lazer evidenciam a identidade dos produtos nacionais.
“Posicionamos
os vinhos do Brasil utilizando como base estratégica uma característica
marcante do próprio povo brasileiro: a descontração. Ou seja, vamos oferecer um
produto descontraído para um povo que vive de forma descontraída”, resume a
executiva de negócios da agência Escala, Liza Rebechi. “Utilizamos uma
linguagem moderna e atual, sofisticada, descontraída, que causará grande
impacto, pois em um break comercial ela diferencia. Isso ajuda também a
construir uma marca para os vinhos brasileiros”, complementa o gestor de
criação da Escala, Jaques Fernandes.
As
informações sobre a ação e a apresentação das peças promocionais foi realizada
nesta manhã (21), na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e
Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS). Estavam presentes o titular da
pasta, Luiz Fernando Mainardi, o secretario adjunto Claudio Fioreze, o
coordenador das Câmaras Setoriais da Agricultura do Estado, Milton Bernardes, e
o diretor executivo do Ibravin, Carlos R. Paviani. Os dois executivos da Escala
ficam a cargo da argumentação técnica e de criação e da apresentação dos
materiais.
Contexto
de mercado
O
último trimestre do ano concentra um terço das vendas totais do ano do setor.
No caso dos espumantes, este volume corresponde a 54%. Já a comercialização de
vinhos finos representa 27% do faturamento anual e, nos vinhos de mesa, 31%. De
janeiro a outubro deste ano, a comercialização total de vinhos brasileiros foi
de 199,8 milhões de litros, representando uma alta de 3,69% sobre o mesmo
período do ano passado.
Observando
isoladamente as categorias, o destaque fica com os vinhos finos, que ampliaram
as vendas em 7,08%. Os espumantes também inflaram o desempenho comercial em
6,60% e, os vinhos de mesa, cresceram 3,55% com melhor resultado no segmento de
engarrafados.
O
conceito da campanha foi apresentado em primeira mão para um grupo de 32
empresários e dirigentes supermercadistas participantes da missão comercial
“Conhecendo os Vinhos do Brasil”. A ação foi realizada em outubro, pelo
Ibravin, representantes de seis estados do país. A Associação Gaúcha de
Supermercados (Agas) também fez uma ação de sensibilização com os supermercadistas
do estado para o período de final de ano. “Esta é uma ação de mídia conectada
com o varejo, pois visa estimular o consumidor a optar por rótulo brasileiro
quando for às compra”, informa o gerente de Marketing do Ibravin, Diego
Bertolini. No Brasil, de cada quatro garrafas de vinho vendidas,
três são em supermercados”, complementa.
Os
objetivos da campanha:
-
Gerar desejo e vendas para a compra de vinhos e espumantes brasileiros no final
do ano.
-
Descomplicar o consumo
do vinho, evidenciando novas situações de consumo.
-
Elevar a percepção de qualidade dos vinhos brasileiros.
Público-alvo:
Jovens
Adultos, 25 e 34 anos, que já são consumidores, e gostam de experimentar
estilos novos e diferentes de vinho regularmente.
Pontos principais a serem trabalhados;
Descomplicar – Desmistificar
a ideia de que beber vinho é algo difícil e complicado, que exige um ritual e é
para entendidos.
Novos
Momentos – Falar de novos momentos de consumo, em qualquer lugar e
situação:
vendo o jogo de futebol,
em um happy hour, na balada...
Origem
– Dar foco no consumo do vinho brasileiro.
Mote:
Descontração – O povo brasileiro é descontraído. Por isso, se
identifica com essa característica. Os vinhos do Brasil são descomplicados
e descontraídos, podendo ser consumidos em diversas ocasiões.
Sobre
o consumo per capita brasileiro de 1,9 litros ninguém disse nada. Aliás, fui
conferir no levantamento do consumo mundial per capita, em 2012, e o Brasil
aparece com menos ainda: 1,7 litros PC, bem menos que a vizinha Argentina, onde
los hermanos bebem 24,9 litros
habitante/ano.
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