quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Saudades de Mélisande, de Geofredannoe das Galeries Lafayette, em Paris

                                          Bordeauxthèque das Galeries Lafayette, em Paris
                                          D/JN

Ah!, que saudade das Galeries Lafayette, em Paris. Quem as despertou foi o João Jacques, da Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo , que me mandou uma nota sobre o espaço de 250 metros com o melhor dos vinhos produzidos em Bordeaux. É a mais bela adega de Paris, no Boulevard Haussman, com mais de mil variedades entre tintos e brancos.
Depois do sucesso obtido com sua Biblioteca de Vinhos, a Galeries Lafayette, localizada no Boulevard Haussman, apresenta sua Bordeauxthèque. Idealizada com a colaboração do Grupo Duclot, este espaço é dedicado aos melhores rótulos produzidos na região da cidade francesa de Bourdeaux e ocupa 250 metros quadrados.
São mais de mil vinhos diferentes especialmente selecionados para satisfazer tanto aos novatos apreciadores da bebida quanto aos paladares mais exigentes. Para o diretor de Alimentação e Restaurantes da Galeries Lafayette, Philippe Thomas, trata-se da “quintessência de vinhos Bordeaux no coração da melhor loja do mundo”. No total, 1.2000 garrafas armazenadas fazem da Bordeauxthèque a mais bela adega de vinhos Bordeaux do mundo.
Nesse precioso acervo, algumas variedades se destacam. Entre elas, nove excepcionais Bordeaux grands crus – Lafite-Rothschild, Latour, Margaux, Mouton-Rothschild, Haut-Brion, Mission Haut-Brion, Cheval-Blanc, Petrus and Yquem. Para cada um deles, cerca de 30 vinhos da mesma safra estarão disponíveis como referência. Entre eles, exemplares de anos míticos, como o Mouton 1945 e o Yqyem 1899. Além disso, uma seleção única de formatos especiais completa a oferta: meias-garrafas, Magnum, Double Magnum, Jeroboam, Imperial e Nabuchodonosor. Por sua vez, fãs de vinhos brancos e Sauternes também encontrarão grande variedade de escolhas na Bordeauxthèque.
No caso de vinhos crus bourgeois de colheitas mais recentes, estes estarão disponíveis em grandes quantidades, constituindo uma das maiores variedades de vinhos Bordeaux jamais colocadas à venda. Em relação aos vinhos mais consumidos (a partir de 3,90 euros  (R$ 14,74) a garrafa), representam, em conjunto, cerca de 20% dos rótulos disponíveis são agrupados em uma área com novidades e promoções frequentes. A possibilidade de comprar vinhos em tamanhos Magnum ou Double Magnum permitirá que um grande número de consumidores adquira garrafas impressionantes para consumo pessoal ou para presentear.
No atendimento, uma equipe poliglota de experts em vinhos dá as boas- vindas e aconselha a clientela de acordo com suas preferências.
Vale destacar ainda que a Bordeauxthèque dispõe de uma cozinha bem equipada, que pode ser alugada para degustações e jantares particulares (capacidade máxima para 12 pessoas).
A Bordeauxthèque foi concebida para lembrar uma biblioteca do século 17. Para isso, conta com armários em estilo clássico, pilastras, madeira pintada, barras de metal polido e piso quadriculado preto e branco. Diferentemente da organização de prateleiras tradicional, os rótulos formam um padrão vertical regular e geométrico. Além disso, cada tipo de garrafa tem seu próprio armário.
Esse arranjo metódico ajuda os novatos no mundo dos vinhos a navegarem pelo espaço e, para os connoisseurs, a atmosfera é de total reverência às preciosidades à mostra.
A entrada, que forma um corredor, acomoda os vinhos comumente consumidos, os quais são apresentados na vertical para facilitar a compra. A passagem conduz a um quarto com uma rotunda com cúpula dourada. Nesse lugar, os armários mostram os crus bourgeois, dispostos individualmente sobre suportes flexíveis. Dois cubículos guardam garrafas de grandes formatos, na horizontal, em gavetas que acomodam suas dimensões.
O lado de fora da rotunda apresenta os rótulos com crescimentos restritos/ confidenciais. Nichos regulares criam aberturas na parede, que oferecem uma janela para a parte interior da rotunda. Esse interior é o aposento privado interior, que consiste em oito armários com os primeiros dos grands crus restritos. Uma abertura luminosa no meio da cúpula evoca o céu. Requinte maior, a parte interior da rotunda abriga um pedestal transparente, sobre o qual ficam garrafas âmbar de Yquem, devidamente protegidas por cases transparentes que irradiam a cor.
A iluminação, aliás, é cuidadosamente proporcional. Lâmpadas pretas e douradas dão brilho ao cenário. LEDs escondidos sob as prateleiras iluminam os rótulos com uma luz dourada fraca, para proteger os vinhos. A temperatura é constantemente controlada por um sistema de ar condicionado específico para a Bordeauxthèque.
Localizada no coração da Lafayette Gourmet, os 400 metros quadrados da Biblioteca de Vinhos contém não apenas 1.600 vinhos, mas, também, 700 destilados, incluindo brandies e licores de todas as regiões da França e do mundo.
A diversidade de nomes e regiões, das mais particulares às mais prestigiosas, está expressa neste espaço que contempla as bebidas finas. Cerca de 300 champagnes, dos maiores nomes aos produtores independentes, uma seleção cuidadosa de Burgundies famosos e uma escolha única de vinhos das regiões do Loire, Rhone, Savoie e Jura, no Sul da França resumem esta coleção que é tão cuidadosamente selecionada quanto variada.
A Biblioteca também é um verdadeiro showcase para as mais recentes tendências de produção de vinho. Por exemplo, destaca o vinho orgânico e a biodinâmica (técnica usada para produzir produtos agrícolas de maneira ecologicamente correta e que, além disso, procura restaurar as capacidades produtivas do solo).
Uma equipe de garçons de vinhos está disponível para aconselhar consumidores e ajudá-los a descobrir produtos de vinícolas pouco conhecidas, escolher o melhor rótulo da temporada ou para a ocasião, ou criar uma adega de vinhos personalizada.
Por último, o Bar Rouge, no coração da Biblioteca de Vinhos, abriga os gourmets com um menu simples e refinado, baseado nos melhores produtos vendidos na Lafayette Gourmet. Uma seleção delicada de vinhos servidos por taça está disponível os clientes.
Especialista em moda e lifestyle francês, a Galeries Lafayette também se dedica à gastronomia. Nada menos que 24 restaurantes e quiosques estão disponíveis nos três prédios da loja. Nomes conhecidos, como Dalloyau, Pierre Hermé, Jean-Paul Hévin, Fauchon, Kusmi Tea, Mariage Frères e Petrossian podem ser encontrados neste setor. Em companhia de Mélisande e Geofredanno Boca, ajntamos no Pierre Hermé e lembro que ela namorou uma garrafa de Cheval-Blanc, mas Geofredanno disse que seu salário de diplomata ainda não lhe permitia aqueles luxos.
Cobrindo 3 mil metros quadrados, a Lafayette Gourmet oferece uma variedade de mais de 10 mil produtos alimentícios finos, sendo 30% importados. O foco constante é na qualidade e na autenticidade, seja para produtos tradicionais ou criações gourmet originais, feitas com ingredientes inusitados e sabores exóticos. O line-up de produtos inclui pratos típicos do mundo para amantes da boa comida que querem ampliar seus horizontes culinários.
Inaugurada em 1912 no Boulevard Haussman, a Galeries Lafayette é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa.  Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Entre elas, as grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, Miu Miu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%). Sob o slogan “La Mode Vit Plus Fort” (A Moda Vive Mais Forte), a Galeries Lafayette é o segundo lugar mais visitado de Paris depois do Museu do Louvre.



Nenhum comentário: