Bordeauxthèque das Galeries
Lafayette, em Paris
D/JN
Ah!, que saudade
das Galeries Lafayette, em Paris. Quem as despertou foi o João
Jacques, da Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo , que me mandou uma nota
sobre o espaço de 250 metros com o melhor dos vinhos produzidos em Bordeaux. É
a mais bela adega de Paris, no Boulevard Haussman, com mais de mil variedades
entre tintos e brancos.
Depois do sucesso obtido com sua Biblioteca de
Vinhos, a Galeries Lafayette, localizada no Boulevard Haussman, apresenta sua
Bordeauxthèque. Idealizada com a colaboração do Grupo Duclot, este espaço é
dedicado aos melhores rótulos produzidos na região da cidade francesa de
Bourdeaux e ocupa 250 metros quadrados.
São mais de mil vinhos diferentes especialmente
selecionados para satisfazer tanto aos novatos apreciadores da bebida quanto
aos paladares mais exigentes. Para o diretor de Alimentação e Restaurantes da
Galeries Lafayette, Philippe Thomas, trata-se da “quintessência de vinhos
Bordeaux no coração da melhor loja do mundo”. No total, 1.2000 garrafas
armazenadas fazem da Bordeauxthèque a mais bela adega de vinhos Bordeaux do
mundo.
Nesse precioso acervo, algumas variedades se
destacam. Entre elas, nove
excepcionais Bordeaux grands crus – Lafite-Rothschild, Latour, Margaux,
Mouton-Rothschild, Haut-Brion, Mission Haut-Brion, Cheval-Blanc, Petrus and
Yquem. Para cada um deles, cerca de 30 vinhos da mesma safra estarão
disponíveis como referência. Entre eles, exemplares de anos míticos, como o
Mouton 1945 e o Yqyem 1899. Além disso, uma seleção única de formatos especiais
completa a oferta: meias-garrafas, Magnum, Double Magnum, Jeroboam, Imperial e
Nabuchodonosor. Por sua vez, fãs de vinhos brancos e Sauternes também
encontrarão grande variedade de escolhas na Bordeauxthèque.
No caso de vinhos crus bourgeois de colheitas mais
recentes, estes estarão disponíveis em grandes quantidades, constituindo uma
das maiores variedades de vinhos Bordeaux jamais colocadas à venda. Em relação
aos vinhos mais consumidos (a partir de 3,90 euros (R$ 14,74) a garrafa), representam, em
conjunto, cerca de 20% dos rótulos disponíveis são agrupados em uma área com
novidades e promoções frequentes. A possibilidade de comprar vinhos em tamanhos
Magnum ou Double Magnum permitirá que um grande número de consumidores adquira
garrafas impressionantes para consumo pessoal ou para presentear.
No atendimento, uma equipe poliglota de experts em
vinhos dá as boas- vindas e aconselha a clientela de acordo com suas
preferências.
Vale destacar ainda que a Bordeauxthèque dispõe de
uma cozinha bem equipada, que pode ser alugada para degustações e jantares
particulares (capacidade máxima para 12 pessoas).
A Bordeauxthèque foi concebida para lembrar uma
biblioteca do século 17. Para isso, conta com armários em estilo clássico,
pilastras, madeira pintada, barras de metal polido e piso quadriculado preto e
branco. Diferentemente da organização de prateleiras tradicional, os rótulos
formam um padrão vertical regular e geométrico. Além disso, cada tipo de
garrafa tem seu próprio armário.
Esse arranjo metódico ajuda os novatos no mundo dos
vinhos a navegarem pelo espaço e, para os connoisseurs, a atmosfera é de total
reverência às preciosidades à mostra.
A entrada, que forma um corredor, acomoda os vinhos
comumente consumidos, os quais são apresentados na vertical para facilitar a
compra. A passagem conduz a um quarto com uma rotunda com cúpula dourada. Nesse
lugar, os armários mostram os crus bourgeois, dispostos individualmente sobre
suportes flexíveis. Dois cubículos guardam garrafas de grandes formatos, na
horizontal, em gavetas que acomodam suas dimensões.
O lado de fora da rotunda apresenta os rótulos com
crescimentos restritos/ confidenciais. Nichos regulares criam aberturas na
parede, que oferecem uma janela para a parte interior da rotunda. Esse interior
é o aposento privado interior, que consiste em oito armários com os primeiros
dos grands crus restritos. Uma abertura luminosa no meio da cúpula evoca o céu.
Requinte maior, a parte interior da rotunda abriga um pedestal transparente,
sobre o qual ficam garrafas âmbar de Yquem, devidamente protegidas por cases
transparentes que irradiam a cor.
A iluminação, aliás, é cuidadosamente proporcional.
Lâmpadas pretas e douradas dão brilho ao cenário. LEDs escondidos sob as
prateleiras iluminam os rótulos com uma luz dourada fraca, para proteger os
vinhos. A temperatura é constantemente controlada por um sistema de ar
condicionado específico para a Bordeauxthèque.
Localizada no coração da Lafayette Gourmet, os 400
metros quadrados da Biblioteca de Vinhos contém não apenas 1.600 vinhos, mas,
também, 700 destilados, incluindo brandies e licores de todas as regiões da
França e do mundo.
A diversidade de nomes e regiões, das mais
particulares às mais prestigiosas, está expressa neste espaço que contempla as
bebidas finas. Cerca de 300 champagnes, dos maiores nomes aos produtores
independentes, uma seleção cuidadosa de Burgundies famosos e uma escolha única
de vinhos das regiões do Loire, Rhone, Savoie e Jura, no Sul da França resumem
esta coleção que é tão cuidadosamente selecionada quanto variada.
A Biblioteca também é um verdadeiro showcase para
as mais recentes tendências de produção de vinho. Por exemplo, destaca o vinho
orgânico e a biodinâmica (técnica usada para produzir produtos agrícolas de
maneira ecologicamente correta e que, além disso, procura restaurar as
capacidades produtivas do solo).
Uma equipe de garçons de vinhos está disponível
para aconselhar consumidores e ajudá-los a descobrir produtos de vinícolas
pouco conhecidas, escolher o melhor rótulo da temporada ou para a ocasião, ou
criar uma adega de vinhos personalizada.
Por último, o Bar Rouge, no coração da Biblioteca
de Vinhos, abriga os gourmets com um menu simples e refinado, baseado nos
melhores produtos vendidos na Lafayette Gourmet. Uma seleção delicada de vinhos
servidos por taça está disponível os clientes.
Especialista em moda e lifestyle francês, a
Galeries Lafayette também se dedica à gastronomia. Nada menos que 24
restaurantes e quiosques estão disponíveis nos três prédios da loja. Nomes
conhecidos, como Dalloyau, Pierre Hermé, Jean-Paul Hévin, Fauchon, Kusmi Tea,
Mariage Frères e Petrossian podem ser encontrados neste setor. Em companhia de
Mélisande e Geofredanno Boca, ajntamos no Pierre Hermé e lembro que ela namorou
uma garrafa de Cheval-Blanc, mas Geofredanno disse que seu salário de diplomata
ainda não lhe permitia aqueles luxos.
Cobrindo 3 mil metros quadrados, a Lafayette
Gourmet oferece uma variedade de mais de 10 mil produtos alimentícios finos,
sendo 30% importados. O foco constante é na qualidade e na autenticidade, seja
para produtos tradicionais ou criações gourmet originais, feitas com
ingredientes inusitados e sabores exóticos. O line-up de produtos inclui pratos
típicos do mundo para amantes da boa comida que querem ampliar seus horizontes
culinários.
Inaugurada em 1912 no Boulevard Haussman, a
Galeries Lafayette é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo
parisiense e de elegância à francesa.
Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três
edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente,
são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Entre elas, as
grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries
Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, Miu
Miu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob
medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam
português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no
serviço de reembolso de impostos (12%). Sob o slogan “La Mode Vit Plus Fort” (A
Moda Vive Mais Forte), a Galeries Lafayette é o segundo lugar mais visitado de
Paris depois do Museu do Louvre.
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