Uma linha de
vinhos com a cara do Brasil. É assim que a Cooperativa Vinícola Garibaldi
entrará no mercado de vinhos super premium. O lançamento da linha
Acordes, ícone da Garibaldi, será no aniversário de 83 anos da cooperativa, em
22 de janeiro de 2014. Antes, em primeira mão, 14 jornalistas de 10 cidades
brasileiras tiveram a oportunidade de degustar os melhores vinhos já elaborados
pela Garibaldi – dois varietais, das uvas Merlot e Chardonnay, e um espumante
elaborado pelo método tradicional (champenoise), com as uvas Pinot Noir e
Chardonnay. Serão apenas 3 mil garrafas de cada rótulo, com uvas colhidas
exclusivamente em safras de alta qualidade. “A nossa aposta é no segmento on-trade,
especialmente em restaurantes com vocação gastronômica”, afirma o presidente
Oscar Ló. O rótulo da linha Acordes é ilustrado com aves brasileiras que formam
acordes musicais. “Há três anos preparamos esse lançamento como a revelação de
uma obra-prima”, comenta.
Os jornalistas e
blogueiros convidados do 2º Enotour .DOC Garibaldi foram Adriana Nasser (Site
Querocomer; Brasília), Andréia Debon (A Vindima, Florense e Bon Vivant; Flores
da Cunha), Cláudio Werneck (Le Vin Au Blog; Rio de Janeiro), Cristina Lira
(Turismo por Cristina Lira; Natal), Daniel Negreiros (jornal O Estado;
Fortaleza), Didú Russo (Prazeres da Mesa e Site do Didú Russo; São Paulo),
Eduardo Villarinho Simões (Vinhozinho; Rio de Janeiro), João Mattos (Jornal do
Comércio; Porto Alegre), Luciana Leite (Diário de Cuiabá e Site Nova Mesa;
Cuiabá), Marcos Graciani (revista Amanhã; Porto Alegre), Mauro Corte Real
(Porto Alegre), Raquel Nogueira Caldas Sodré (jornal O Tempo; Belo Horizonte),
Raquel Nunes (Site Gastromania; Rio de Janeiro) e Tatiana Meira (Diário de
Pernambuco; Recife). Eles ficam de sexta (25) até domingo (27) em Garibaldi,
onde também participam da Fenachamp, a maior festa do espumante brasileiro. Eu
também fui convidado, mas tinha um compromisso em São Gabriel, na Campanha, e
não pude ir.
A Cooperativa
Vinícola Garibaldi pretende alcançar um faturamento de R$ 70 milhões este ano –
22% a mais do que os R$ 57,3 milhões alcançados em 2012. Atualmente, a
empresa destina a maior parte de seus produtos a três estados: Rio
Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Também estão presentes na lista dos maiores
consumidores dos rótulos da Garibaldi os estados de Santa Catarina, Minas
Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Bahia.
O balanço de
2012 aponta os novos rumos do mercado de espumantes e de suco de uva. A
cooperativa vendeu 12,4% mais espumantes do que em 2011. Os dados são ainda
mais impressionantes quando avaliados o resultados da comercialização de suco
de uva: 75,2% superiores às vendas de 2011, perante um crescimento
de 20,4% do mercado nacional da bebida. “A importância do
desenvolvimento de novas linhas de produtos, de investimentos em tecnologia,
capacitação dos colaboradores, qualificação das práticas de cultivo, e das
ações de valorização de nossa marca foram evidenciados no balanço de 2012.
Foi um ano positivo e surpreendente”, destaca Oscar Ló.
O presidente da
cooperativa salienta que, neste ano, a promoção da sustentabilidade e a venda
de toda a linha de produtos da cooperativa são metas prioritárias. “Queremos
ampliar nosso market share e aumentar nossa oferta de produtos aos
clientes, pois temos um rol bem diversificado”, diz ele.
A excelente
qualidade da safra de uva deste ano foi comemorada na Cooperativa Vinícola
Garibaldi. De acordo com o enólogo Gabriel Carissimi, o índice de maturação
fenólica das uvas ficou bem acima do índice da safra anterior, o que indica
vinhos de bom teor alcoólico e, consequentemente, bem estruturados; com
elegância e finesse ao paladar “As condições climáticas permitiram que as uvas
colhidas neste ano apresentassem um alto nível de sanidade, resultando em
vinhos e espumantes de aromas intensos e de ótimo equilíbrio ao paladar”,
aponta Carrisimi ao destacar também que os vinhos brancos deverão ter como
característica fundamental a sutileza e a refrescância ao paladar.
A qualidade
deverá compensar a retração no total da safra, que ficou 11,5% menor do que em
2012, totalizando 15,2 milhões de quilos de uva – em 2012, foram colhidos 17,2
milhões de quilos. O inverno mais seco e ameno registrado no ano passado
acelerou o processo de maturação das frutas e, por conta disso, a colheita se
encerrou mais cedo para as famílias associadas da Garibaldi. Além dos vinhos e
espumantes, a expectativa é de uma ótima produção de suco de uva, pois o mesmo
apresentará uma concentração de compostos fenólicos (antioxidantes) acima da
média, o que impulsiona para um estilo de vida mais saudável ao consumidor.
A Cooperativa
Vinícola Garibaldi foi criada em 1931 logo depois da grande Crise de 29, quando
excesso de produção de vinho acumulada nas pequenas propriedades do interior e
as crescentes dificuldades de comercialização levaram um grupo de 73 produtores
a unirem-se e fundarem a cooperativa. Hoje são 327 famílias associadas de 12
municípios gaúchos, que cultivam 850 hectares de videiras.
No primeiro ano
de fundação, a produção ficou em 300 mil litros de vinho com os 73 associados.
Três anos depois, já eram 260 associados. E em menos de dez anos, a produção
passou para 3,5 milhões de litros, alcançando 10 milhões de litros em 1949, com
mais de 1.000 associados. Fundada por imigrantes italianos e descendentes de
primeira geração, a Garibaldi chegou a ser a maior cooperativa vinícola de todo
o continente americano.
Oscar Ló lembra
que um dos fatos mais marcantes da sua história foi a grande exportação de
1958, quando foi fechado um contrato de venda de 30 milhões de litros de vinho
para a França. “Foi um marco para o setor vitivinícola brasileiro”, destaca. O
negócio foi considerado a salvação da vitivinicultura gaúcha ao reduzir
significativamente os estoques da época e ainda despertou o interesse dos
consumidores brasileiros para o vinho nacional. A partir daí, a imagem dos
vinhos elaborados no Rio Grande do Sul se espalhou pelo país, chegando até a mesa
dos brasileiros.
Nos últimos três
anos, o volume de investimentos na Garibaldi soma cerca de R$ 10 milhões no seu
parque industrial, que hoje ostenta a 7ª posição no ranking dos maiores
produtores de vinhos finos do Brasil. Investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão
foram feitos em uma nova linha de engarrafamento para vinhos e sucos, além da
compra de novos tanques (autoclaves), próprios para fermentação de espumantes
pelo método charmat. Há apenas cinco anos elaborando espumantes, a Garibaldi é
hoje a quarta maior produtora de borbulhas do País, com inúmeras
premiações nacionais e internacionais aos seus produtos. O espumante Moscatel é
o mais premiado do Brasil.
No ano passado,
a cooperativa ainda inaugurou uma nova planta para produção de suco de uva, com
investimento de R$ 6,5 milhões. Pioneira na produção de suco e vinho orgânicos,
a comercialização já ultrapassa 1 milhão de garrafas por ano.
Situada a 120 Km
de Porto Alegre, na cidade de Garibaldi, conhecida como “terra do champanha”,
no coração da Serra Gaúcha – maior região vitivinícola do Brasil –, a
cooperativa está instalada em uma área de 32 mil metros. O destaque para os
turistas é o varejo, onde são comercializados os seus produtos, além de
artesanato e acessórios para vinhos e espumantes. O terminal funciona
diariamente das 9 horas às 17 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.
Funciona na avenida Independência, 845. Telefone (54) 3464 8104.
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