sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Folheando a 5ª Revista Brasileira de Viticultura e Enologia




ABE – Revista Brasileira de Viticultura e Enologia 2013
                                        Lucinara Masiero/Conceitocom Brasil

Apresentada durante a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos, edição de publicação técnica traz 13 artigos inéditos nas áreas da Viticultura, Enologia, Legislação e Mercado. De mãos em mãos, circula a 5ª Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, apresentada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) durante a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, realizada no dia 28 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Os 13 artigos inéditos, trazem estudos nas áreas da Viticultura, Enologia, Legislação e Mercado. São mais de 100 páginas de conteúdo denso com uma metodologia científica que prima pelo ineditismo de assuntos que vêm preencher uma lacuna existente na cadeia produtiva da uva e do vinho. 
“A prática somente faz sentido quando aplicada com base em uma teoria fundamentada”. Com este pensamento, o presidente da ABE, enólogo Luciano Vian, explica o que levou a entidade a iniciar o projeto ainda em 2009. Com periodicidade anual, a publicação serve como fonte de pesquisa a todos os profissionais que atuam no setor, permitindo ampliar conceitos para aperfeiçoar a prática e, com isso, expandir o conhecimento. 
Parte dos 2,5 mil exemplares foram distribuídos aos participantes da Avaliação Nacional de Vinhos e outra importante fatia aos demais associados da ABE. Além disso, a associação cumpre seu papel de disseminar o conhecimento com a distribuição para universidades, escolas, associações de enólogos de outros países, instituições de ensino e pesquisa, entre outros. O conteúdo também está disponível no site www.enologia.org.br, onde podem ser acessadas todas as edições anteriores. 
Com esta quinta edição, o projeto já alcança 50 trabalhos originais. “A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é uma contribuição científica que começou a fazer diferença já na primeira edição e que a cada safra, além da quantidade, traz acima de tudo, pesquisas qualitativas altamente relevantes para a evolução do setor”, destaca Vian. 
Como única revista técnica do setor, nota-se que a cada ano sua abrangência aumenta, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. Este ano, o trabalho contou com o envolvimento de 23 assessores científicos, que avaliaram os artigos sob a orientação do editor-chefe Dr. Alberto Miele, que liderou o processo implantando medidas inovadoras já detectadas no ano passado. “Enviamos as provas diagramadas dos artigos a serem publicados neste número para o autor correspondente proceder às correções necessárias. Era uma ação que se fazia necessária, a qual segue a tendência mundial dos periódicos científicos”, explica.

 Os interessados deverão enviar os artigos formatados de acordo com as Normas de Publicação disponíveis no site da ABE – www.enologia.org.br para o e-mail revista@enologia.org.br.

Nenhum comentário: