quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Miolo aumenta exportações para o Japão



As vinícola gaúcha Miolo acertou  uma parceria com a importadora Ikemitsu para distribuição de vinhos no mercado japonês a partir do mês de dezembro. Neste primeiro pedido, a Miolo Wine Group (MWG) exportará  seus rótulos Miolo Cuvée Tradition Brut, Reserva Pinot Noir, Reserva Sauvignon Blanc, Seleção Pinot Grigio/Riesling e Seleção Cabernet/Merlot.
Representantes da importadora japonesa estiveram em Bento Gonçalves/RS no mês de junho deste ano para conhecer as operações e sede da vinícola no Rio Grande do Sul. Segundo Francine Harumi, gerente de exportação da trade Suriana – responsável pela negociação  – “os eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 estão despertando o interesse dos consumidores japoneses pelos produtos feitos no Brasil”. Os vinhos da Miolo serão vendidos para restaurantes, bares e casas noturnas.  
O negócio inédito com a importadora japonesa marca mais um importante passo do vinho brasileiro no mercado asiático de bebidas. “Essa negociação foi pensada e planejada para ser duradoura, tendo em vista a presença cada vez mais constante dos rótulos da Miolo no Japão. Esse certamente será o primeiro pedido de muitos junto à Ikemitsu”, afirma Morgana Miolo, gerente de Exportação da MWG. A empresa exporta para o país desde 2010, com seus rótulos podendo ser encontrados em grandes redes de varejo. A Miolo deve fechar o ano com cerca de 50 mil garrafas exportadas para o Japão.
Diretora estratégica da Suriana, Ângela Hirata destaca a parceria com a importadora japonesa: “o propósito da Ikemitsu é criar a categoria “Vinhos do Brasil”, distribuindo marcas já consagradas em nosso mercado. Vejo esta iniciativa como algo muito importante para gerar maior visibilidade aos vinhos e marcas brasileiras, pois poderemos iniciar a conquista de um mercado de grande consumo, sabendo que a concorrência é acirrada, visto que a oferta é maior que a demanda. Mas os vinhos brasileiros têm sido trabalhados com a atenção que merecem”. De acordo com a diretora, importantes departament stores de luxo do Japão, como Mitsukoshi e Isetan, querem reservar espaço para os vinhos do Brasil, incluindo-os em seus disputados espaços de venda, além de inseri-los nas cartas de seus restaurantes. 

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil, que têm parceria no projeto Wines of Brasil e foram os responsáveis pela vinda da Ikemitsu ao país neste ano, enxergam com bons olhos a negociação. “Essa exportação tem grande significado, pois é o reconhecimento da qualidade do vinho brasileiro para um mercado exigente e sofisticado como o japonês”, afirma Ricardo Santana, diretor de negócios da Apex-Brasil. “Tenho a convicção de que a relação entre o vinho brasileiro, a Ikemitsu e o mercado japonês está apenas no começo e se expandirá de forma consistente e satisfatória”, completa.

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