Um antigo
sonho está se tornando realidade em Bento Gonçalves. Onze produtores
de vinhos do Vale dos Vinhedos apresentaram a marca coletiva
“Histórias do Vale”. Almaúnica, Casa Valduga, Cavas do Vale, Cooperativa
Vinícola Aurora, Dom Cândido, Don Laurindo, Gran Legado, Larentis, Miolo,
Peculiare, Terragnolo e Torcello colocarão em garrafas e rótulos suas
histórias, aromas e sabores em uma iniciativa que busca unir produtores em
torno do fortalecimento do Vale dos Vinhedos e que promete marcar época. A ação
é liderada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos
Vinhedos (Aprovale) e o projeto foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária.
Cada vinícola
integrante do projeto fará o seu próprio vinho. A identidade visual é a
mesma para todos os vinhos, com variações em ícones e informações. Em
pequenas produções, que partem de mil garrafas e não devem ultrapassar a marca
de 20 mil garrafas, “Histórias do Vale” será um vinho bastante
competitivo, com padrão de qualidade garantido por um grupo de degustadores e
previsão de preço final fixado em R$ 20,00.
Além de degustar
um bom vinho da região, quem adquirir garrafas da linha levará para
casa um símbolo da cultura da principal região produtora de vinhos no
país. Cada rótulo levará consigo o desenho do ícone representativo da vinícola
produtora, informações sobre sua história, a assinatura do enólogo responsável
e um selo que marca a cruzada dos imigrantes italianos, que colonizaram a
região no final do século XIX, e desbravaram as regiões altas do Rio Grande do
Sul.
O objetivo
inicial da Aprovale é distribuir o produto na região Uva e Vinho da
Serra Gaúcha e em áreas específicas do Rio Grande do Sul. Para
identificar cada um dos produtores os rótulos dos vinhos receberão
ícones familiares. Serão desenhos, feitos a mão e digitalizados que
representarão a história do produtor. Ainda em fase de seleção pelas vinícolas
participantes, os ícones poderão apresentar aspectos típicos do vinho,
como equipamentos antigos de produção, saca-rolhas, barricas, bristolas ou
alicates, até elementos que tenham se tornado marcantes para os produtores,
como tratores, chapéus e até animais.
“Será de fato um
conteúdo muito denso e autêntico de cada produtor. Isso é o mais importante,
que seja autêntico e real. Além do ícone, a garrafa receberá uma pequena
história sobre a vinícola, onde haverá a relação entre a figura,
o vinho e o produtor”, explica Fabiano Olbrisch, que desenvolveu o
projeto junto com o grupo de produtores da Aprovale.
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