sexta-feira, 26 de junho de 2015

E, por falar em queijos, saiu um livro muito especial


Os especialista Bruno Cabral e Manoel Beatro lançaram livro revela as melhores harmonizações de queijos com cachaça, vinho e cerveja. A dupla apresenta dicas que destacam a poesia e a intensidade de cada combinação.
Quando se fala em harmonização de queijos, a primeira bebida que vem à mente é o vinho. Porém, há muitas outras boas opções para acompanhar a degustação de um delicioso queijo, como, por exemplo, o queijo de casca com mofo branco combinado à cerveja Strong Scotch Ale, que revela sabores harmoniosos e doces.
No livro Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja, o mestre-queijeiro Bruno Cabral e o sommelier Manoel Beato trazem uma nova descoberta a cada mordida e a cada gole. Os autores compartilham essa experiência, destacando as características de vários queijos brasileiros ajustados a cachaças, vinhos e cervejas – com a colaboração do especialista em cerveja, Cassio Piccolo.
A obra da Editora Senac São Paulo mostra não só a singularidade de cada harmonização, mas que cada uma delas resulta em uma poesia de cadência e intensidades distintas, e muito saborosas. Entre o queijo e a bebida, é preciso intercalar semelhanças e contraposições, de maneira a favorecer a ambos.
São tantas as variedades de queijos que não há um consenso quanto à classificação. Podemos partir de diferentes fatores: origem, tipo do leite, quantidade de matéria gordurosa, diferentes procedimentos na fase de elaboração, textura, maturação, tipo de casca, entre outros. Para melhor entendimento, os autores seguiram a classificação mais básica, que serve de referência ao consumidor habitual e mescla várias categorias: frescos, massa filada, casca com mofo branco, casca lavada, meia cura, curados, temperados, mofo azul.
O livro ensina também como montar três mesas de queijos para ocasiões especiais, revelando alguns “coringas” para uma parceria bem nacional, que resultam em “uniões bem felizes”. Além de trazer um glossário, explicando os termos e características dos queijos, vinhos, cervejas e cachaças.
Bruno Cabral é formado pela Escola de Gastronomia de Barcelona, Espanha, e especializou-se em produção de queijos, em um curso ministrado pelo governo da Catalunha, em 2009. Em 2011, abriu a Mestre Queijeiro, empresa que divulga os diferentes tipos de queijos artesanais brasileiros. Em 2013, foi o primeiro jurado sul-americano no World Cheese Awards, maior concurso de queijos do mundo, realizado na Inglaterra. Em 2014, montou o Primeiro Prêmio Queijo Brasil, com o apoio do Senac e do Movimento Slow Food.
Manoel Beato é chef-sommelier do grupo Fasano, em São Paulo, desde 1992, gerenciando cerca de 5 mil garrafas. Tem formação de barman e sommelier, e especialização pelo Bureau Interprofessionel des Vins de Bourgogne, França. Seu currículo inclui viagens às grandes regiões vinícolas do mundo e realização de cursos, palestras e consultoria especializada. Apresenta o programa Adega Musical, na Rádio Estadão. É considerado pela crítica um dos melhores sommeliers do Brasil.

Vou ver se consigo uma edição com a Mariana Riscala ou a Patrícia Ribeiro, da In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação, ou, então, com meus amigos do Senac.Com 167 páginas, o livro custa R$ 114,90.

Nenhum comentário: