quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Os melhores espumantes brasileiros participam do 1º Festival do Espumante Nacional



Adolfo Lona, Aurora, Cave Geisse, Dal Pizzol, Dunamis, Hermann, Miolo, Perini, Pizzato, Rio Sol, Salton e Villagio Grando participam do 1º Festival do Espumante Nacional, que acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro, em São Paulo. O festival receberá consumidores finais e profissionais do mundo do vinho a partir das 15 horas, no Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 – Sala Distrito Federal – Piso B, segundo minha amiga Alessandra Casolato - alessandra.casolato@ch2a.com.br, da CH2A Comunicação Tel. (11) 3253.7052 | Cel. (11) 9 9239.0569.
José Luiz Pagliari, Rodrigo Mammana, Márcio Oliveira, Didú Russo, Eduardo Viotti, Maurice Bibas, Sílvia Mascella, Walter Tommasi, Jorge Carrara e José Maria Santana formam júri para eleger o melhor espumante. Tenho três bons amigos neste júri: Silvia, Didu e Santana.
Doze vinícolas representativas da produção brasileira de espumantes vão se reunir no dia 29 de novembro no Maksoud Plaza, em São Paulo, para o 1º Festival do Espumante Nacional, evento organizado pela SBAV-SP (Associação Brasileira dos Amigos do Vinho de São Paulo).
Reconhecidas internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, as vinícolas Adolfo Lona, Aurora, Cave Geisse, Dal Pizzol, Dunamis, Hermann, Miolo, Perini, Pizzato, Rio Sol, Salton e Villagio Grando são os nomes confirmados para o festival, que espera receber cerca de 500 visitantes.
Com exemplares premiados aqui e no exterior, o Brasil ocupa importante posição no mercado do vinho como um dos principais produtores de espumantes do mundo. Nos últimos dez anos registrou crescimento de mais de 100% na produção, chegando a 15 milhões de litros de espumante por ano, o que nos coloca entre os 15 maiores produtores da bebida.
Nesta última década, metade das premiações recebidas pelos vinhos do Brasil em concursos mundiais – o equivalente a 1000 prêmios – foram conquistadas pelos borbulhantes nacionais, que dominam o mercado brasileiro, concentrando 80% das vendas internas.
O 1º Festival do Espumante Nacional promete atrair os profissionais do mundo do vinho e, principalmente, o consumidor final, já que alguns dos rótulos degustados também estarão à venda.
De acordo com Rodrigo Mammana, presidente da SBAV-SP, o evento acontece em um período estratégico do mercado: “Um festival exclusivamente dedicado ao espumante nacional é uma oportunidade imperdível para quem quer adiantar as compras para as festas de fim de ano, quando aumenta o consumo deste tipo de produto. Além disso, temos a proximidade do verão, outro bom momento para o mercado de espumantes”.
Rodrigo Mammana (SBAV-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Márcio Oliveira (ABS-MG), Didú Russo (Blog do Didú), Eduardo Viotti (Vinho Magazine), Sílvia Mascella (Revista ADEGA), Maurice Bibas (Prazeres da Mesa) e José Maria Santana (Revista Gosto) são alguns dos nomes que irão compor a lista de profissionais do vinho no Brasil que vão eleger o Melhor Espumante do Festival. O público também vai ter a chance de escolher seu rótulo favorito em uma votação popular.
Para os iniciantes no mundo do vinho, o 1º Festival do Espumante Nacional também preparou uma programação especial: palestras ministradas pelos diretores da SBAV-SP. Serão cinco encontros, todos gratuitos, com duração de 15 minutos cada. As inscrições deverão ser feitas no dia do evento e as palestras acontecem às 16, 17, 18, 19 e 20 horas.
Reconhecida como a primeira confraria de vinhos do Brasil, a SBAV-SP – Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho de São Paulo – atua desde 1980 para promover e fomentar debates relacionados à enologia em geral. Suas ações visam reunir, congregar e integrar apreciadores, estudiosos, enófilos, enólogos e todas as demais pessoas que tenham interesse no estudo e na degustação de vinhos. Além dos cursos básicos e avançados, a instituição promove atividades como jantares harmonizados e degustações, que permitem a um público amplo a experiência de imersão no universo do vinho.
“Após uma relevante reestruturação interna, a SBAV-SP visa ampliar seu público e trazer novos apreciadores para uma convivência de aprendizado e ensinamento. O 1º Festival do Espumante Nacional marca a importância desta instituição no Brasil e tem como principal objetivo aproximar enófilos e consumidores do celebrado espumante brasileiro, para promover e difundir um produto centenário, símbolo da produção verde e amarela de alta qualidade”, enfatiza Rodrigo Mammana.

O 1º Festival do Espumante Nacional SBAV-SP será das 15 às 21h, no Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 - Sala Distrito Federal – Piso B. Mais informações:  (11) 3814-7905. Valores - Associados SBAV R$ 40,00 | Não Associados R$ 60,00.

Nenhum comentário: