terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Vinho Tinto Retrô da Valmarino


Aproveitando o embalo de suas premiações no VIII Concurso do Espumante Brasileiro com 1 Medalha de Ouro e 2  Medalhas de Prata a Vinícola Valmarino de Pinto Bandeira – RS lançou no último dia 22 de Outubro seu vinho tinto Sangiovese da safra 2013.
Com os vinhedos próprios desta cultivar e a maturação do vinho por 6 meses em barricas de carvalho o Valmarino Sangiovese tem o propósito de ser um vinho jovem , com frutado acentuado e uma harmonia ao paladar que o torna fácil de beber.
Pode ser considerado como um vinho retrô aqui no Brasil. A Valmarino buscou resgatar esta  variedade ao implantar 1,2 ha de Sangiovese em 2007. 
No Rio Grande do Sul ela já teve importante área de cultivo nos anos 80 . Entrou em elevado declínio de produção apartir dos anos 90 com a entrada das variedades francesas Merlot e Cabernet Sauvignon,  mas nunca perdeu seu brilho de ser um grande vinho tinto.

Atualmente a variedade Sangiovese é a uva mais cultivada na Itália. Entre seus principais apreciadores estava o Papa João Paulo II, que tinha grande preferência por esta casta.

Nenhum comentário: