domingo, 10 de novembro de 2013

Dunamis, dois grandes blanc de blancs



José Antonio Peterle falou ao repórter de TV Guaracy Andrade sobre os espumantes
Enóloga Maria Amélia Duarte Flores com Gabriela                 Fontoura Brasil

 A Vinícola Dunamis, de Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, a 439 quilômetros de Porto Alegre, é jovem, nasceu em 2010, mas já produz alguns vinhos de qualidade, já ganhou prêmios por eles, e, agora, estreou dois espumantes blanc de blancs, isto é, elaborados apenas com uvas brancas (Chardonnay), quando a maioria dos brasileiros usam brancas e tintas vinificadas em branco (Pinot Noir). Os espumantes Brut e Extra Brut Dunamis, elaborados pelo método  tradicional champenoise (fermentação na garrafa), o mesmo dos grandes champagnes franceses, são oriundos do terroir que a vinícola possui em Cotiporã, na serra gaúcha. Degustados em concorrido lançamento, feito em Porto Alegre, na Casa Vinho e Arte, da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, foram amplamente aprovados.
 “Identificamos a aptidão do nosso vinhedo para a produção das uvas Chardonnay, que têm suas características varietais expostas ao máximo”, explicou Thiago Salvadori Peterle, enólogo da vinícola.As particularidades do terroir de Cotiporã aliadas ao conhecimento da equipe enológica da Dunamis garantiram espumantes de identidade, com delicadeza e volume.
“Os lançamentos representam a máxima expressão do nosso vinhedo. Sua produção envolveu dedicação, cuidado e desafiou nossa equipe para chegarmos a um ‘Blanc de Blancs’ intenso e diferenciado”, comentou José Antônio Peterle, grande proprietário rural que, depois de muito sucesso com criação de gado e plantações de arroz e soja, resolveu investir também em vinhedos e é dono da Dunamis.

                      Ario Roberto Mazzei, o bloguista e José Antonio Peterle
                                     O crítico de vinhos Irineu Guarnier

 “Os champenoise normalmente são muito complexos e com notas de frutas sobremaduras; optamos por manter a jovialidade presente em nossos vinhos, com a estrutura e aromas específicos de um vinho elaborado pelo método tradicional. A diferença é que o nosso champenoise é mais delicado e, por isso, mais instigante”, acrescentou o enólogo Vinícius Bortolini Cercato.
São espumantes de perlage fina, intensa e prolongada. O Dunamis Brut ficou 18 meses em contato com as leveduras e apresenta cor amarelo-palha com reflexos esverdeados. Seu aroma, que mistura maçã verde, damascos e notas florais, é fino e elegante. Traz frescor cítrico equilibrado e cremosidade intensa. O Dunamis Extra Brut tem elegância, frescor delicado e untuosidade. Maturado, também, por 18 meses, traz características varietais do Chardonnay, com notas de pão torrado e amêndoas que se mesclam em perfeito equilíbrio com descritores de frutas secas e flores brancas. É bastante persistente e intenso.
Vale a pena experimentar os dois espumantes da Dunamis, uma vinícola moderna, com preocupação de qualidade que vai do vinhedo até a cantina,pioneira em vários aspectos, como no desenvolvimento do primeiro Merlot Branco do Brasil. Ela produz, ainda, os varietais da Linha Movimento: Cabernet Franc, Pinot Grigio, Merlot Tinto, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Os vinhos da linha Elementos Cor (tinto), Ser (branco) e Tom (rosé), e os espumantes Dunamis Ar nas versões Brut e Moscatel completam seus rótulos.

                                         A dupla de champenoise da Dunamis

Nenhum comentário: