segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Entrevista com Thiago Peterle, enólogo da Dunamis



                                                                                                        
                                                  Thiago Peterle, jovem enólogo da Dunamis
                                                  D/JN

A Dunamis é uma vinícola jovem do Rio Grande do Sul, com vinhedos nos municípios de Dom Pedrito (Campanha Gaúcha) e Cotiporã (Serra Gaúcha). Pioneira no desenvolvimento do primeiro Merlot Branco do Brasil, lançou recentemente seus primeiros espumantes pelo método champenoise (o mesmo utilizado na França para elaborar o champagne). Participei do lançamento, em Porto Alegre, e já comentei os dois espumantes, de excelente qualidade. Agora, converso com Thiago Peterle, enólogo da vinícola, sobre o projeto:
1) Por que decidiram elaborar espumantes champenoise?
Por ser um espumante clássico, que necessita de trabalho, dedicação e cuidado por parte da equipe Dunamis e nos desafia a apresentar as particularidades do nosso vinhedo em Cotiporã, na Serra Gaúcha.Os espumantes champenoise são a máxima expressão do terroir de Cotiporã e brindam os apreciadores da Dunamis com sua alta qualidade.
2) Quais são os diferenciais desses produtos em relação aos demais que estão no mercado?
Primeiramente a origem das uvas, que vêm do nosso vinhedo em Cotiporã, na Serra Gaúcha. Um terroir único e singular para a produção de espumantes finos. 
Apresentamos um champenoise Blanc de Blancs, que não é tão comum no mercado de espumantes, exceto quando as condições do terroir são excepcionais e permitem um produto elegante, com acidez viva e delicada em boca.
Delicadeza e sofisticação na sua elaboração, onde foi utilizado somente o Cuvée, ou seja, o primeiro, melhor e único mosto liberado do grão de uva sem pressão.
Estes espumantes trazem a filosofia da Dunamis. Em geral, os espumantes champenoise são muito complexos e com notas de frutas sobremaduras. Optamos por manter a jovialidade presente em nossos vinhos, com a estrutura e aromas específicos de um espumante elaborado pelo método tradicional. A diferença é que o nosso champenoise é mais delicado e, por isso, mais instigante. O know-how da equipe enólogica da Dunamis (com experiência nacional e internacional na elaboração de espumantes) somada a excelência do local de produção (terroir + Cave Geise) permitiram a elaboração de espumantes com credenciais para estabelecerem-se no mercado como um produto diferenciado.
3) No que os espumantes champenoise da Dunamis foram influenciados pelas características do vinhedo em Cotiporã?
Percebemos a aptidão do nosso vinhedo para a produção das uvas Chardonnay, que têm suas características varietais expostas ao máximo. Assim, os espumantes champenoise da Dunamis apresentam identidade varietal forte e intensidade, com perfil aromático, frescor cítrico de lima e nuances delicadas de notas florais.
Em boca é fresco, com acidez moderada, porém cremoso e complexo, atributos conferidos pelo terroir único dos nossos vinhedos em Cotiporã.
4) Por que a escolha de um espumante ‘blanc de blanc’ e não com as uvas Pinot Noir e Chardonnay?

Escolhemos o Chardonnay 100%, pois nosso terroir revelou um espumante delicado e com volume e expressão em boca. Como é mais difícil encontrar um champenoise 100% Chardonnay com este equilíbrio, optamos por mantê-lo varietal, para garantir uma tipicidade diferenciada a este espumante.

Nenhum comentário: