quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Os bons Tannat da Bouza


O Tannat Bouza 2011, sem dúvida, é um vinho sensual. De cor vermelha rubi intensa, com reflexos violáceos, tem aroma de frutas vermelhas maduras, como cerejas e amoras maduras, passa de figo num fundo de chocolate, pequenas notas de aniz.. O ataque é suave, movimenta-se facilmente na boca, é persistente, mas tem um final mediano. Um detalhe deste vinho é a passagem de 15% por tanque de cimento, algo já não muito usado no Brasil; 70% passam por tanque de aço inoxidável e outros 15% em barricas de carvalho. Fica no carvalho francês e americano por 10 meses, sob os atentos cuidados do enólogo Eduardo Boido. Quem quiser experimentar, sugiro que use um decanter. É um vinho que tem apenas 2,7gL de açúcar.
Degustei duas garrafas, separadamente, é claro, que me foram trazidas pelo amigo Marcino Rodrigues, um apaixonado pelos vinhos da Bouza e que quer que visitemos as duas cantinas, uma em Las Violetas e a outra em Mellila, ambas nas proximidades de Montevideu. O restaurante é famoso por seus pratos especiais, que harmonizam perfeitamente com os vinhos da casa.
Os que bebi eram Bouza Tannat 2011, do lote 1412, garrafas 29368 e 29909, engarrafadas em 14 de setembro de 2012. Um vinho, sem dúvida, elaborado com as uvas no melhor ponto de amadurecimento.

Nenhum comentário: