quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Embrapa lança cultivar de uva de mesa resistente ao míldio

Vermelha e sem sementes, BRS Isis será lançada na próxima terça-feira, 26, em Petrolina (PE)
Foto Embrapa

A Embrapa lança na próxima terça-feira, 26, a cultivar BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes e resistente ao míldio, a mais danosa doença da videira em condições tropicais brasileiras. O lançamento acontece em evento com início às 18h30, no auditório da biblioteca docampus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). Na quarta-feira, 27, pela manhã, produtores, técnicos e demais interessados terão a oportunidade de verificar o comportamento da variedade em campo, na Fazenda Brasiluvas – Labrunier, Grupo JD, em Curaçá (BA).
A resistência da BRS Isis ao míldio pode significar uma redução no número de aplicações de fungicidas tradicionalmente adotado para uvas finas de mesa, ou seja, a cultivar se enquadra na perspectiva de promoção da agro sustentabilidade – conceito dentre os prioritários para o Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, no qual a nova variedade foi desenvolvida. Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Patricia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento, a resistência da BRS Isis foi registrada em diversos experimentos. Em avaliações de campo, realizadas em 2008, na Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) da Embrapa Uva e Vinho, em Jales (SP), sob condições de temperatura e umidade favoráveis à ocorrência da doença, a nova cultivar recebeu nota como altamente resistente. O mesmo sucedeu-se em teste realizado em casas de vegetação, também em ambiente propício à disseminação de míldio, de maio a junho deste ano, durante 57 dias de avaliação.
Outro atributo da BRS Isis é o tamanho grande de baga (18,5 milímetros de diâmetro por 28,5 milímetros de comprimento), “acima do mínimo exigido pelo mercado internacional”, assinala Patricia. Ela destaca que esse tamanho é obtido naturalmente, dispensando o uso de giberelina, um hormônio de crescimento – ou seja, também aqui a nova variedade alinha-se à perspectiva de agro sustentabilidade.
Afora isso, a nova variedade é extremamente produtiva, ressalta a pesquisadora: no Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil, a BRS Isis alcançou produtividade de 26 toneladas por hectare por safra, em quatro colheitas sucessivas. Isso se traduz em uma produção de 52 toneladas por hectare anuais, diante da possibilidade de se fazer, na região, duas safras da cultivar por ano. “E com um nível de doçura bastante bom – de 16º a 21º brix – e textura crocante”, acrescenta Patricia. 
Outros dados técnicos
A BRS Isis adapta-se bem às condições de clima tropical do Brasil. Áreas de validação da cultivar foram implantadas em Curaçá (BA), em Petrolina (PE), em Jaíba (MG) e em Elias Fausto (SP).
Ela também tem altos níveis de compostos fenólicos, presentes naturalmente na uva, e que têm sido destacados na literatura especializada por contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, foi feita análise do índice de polifenóis totais (IPT) e de antocianinas totais na película das variedades BRS Isis e Crimson Seedless, ambas produzidas no Vale do Submédio São Francisco. A nova cultivar apresentou cerca de duas vezes e meia mais antocianinas totais, o que se atribui à sua cor mais escura e uniforme, enquanto o IPT foi cerca de 30% superior em comparação à Crimson Seedless.
Material propagativo de BRS Isis poderá ser obtido, sob encomenda, para plantio em 2014, junto aos viveiristas licenciados pela Embrapa (Vitácea, pelo telefone (0xx35) 9903.4726; Beifiur, pelo (0xx54) 3388.9060; Rasip, (0xx54) 3231.4700; e Clone, (0xx41) 3253.2940). Mais informações junto à Embrapa Produtos e Mercado (pelo e-mailspm.sac@embrapa.br ou pelo telefone (0xx19) 3749.8888). 
Circuito de divulgação’
O lançamento da BRS Isis integrará um ‘circuito de divulgação’, no Vale do Submédio São Francisco, do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa – cuja coordenação é compartilhada pelo pesquisador João Dimas Garcia Maia, da EVT.

O evento em que a cultivar será lançada, na terça-feira, 26, no auditório da biblioteca do campus Petrolina da Univasf, será oSeminário técnico Novas cultivares brasileiras de uva de mesa no semiárido. Na quarta, 27, a programação inicia-se com manhã de campo sobre a nova variedade na Fazenda Brasiluvas – Labrunier, Grupo JD, em Curaçá (BA). À noite, também no auditório da biblioteca do campus Petrolina da Univasf, acontece o Seminário técnico Novas cultivares brasileiras de uva para suco no semiárido. No dia 28, na Fazenda Queiróz Galvão, em Petrolina, ocorre manhã de campo sobre a cultivar BRS Magna, lançada em novembro do ano passado. Para todas as atividades as inscrições devem ser feitas no site da Embrapa Uva e Vinho (em www.cnpuv.embrapa.br/eventos) ou por telefone ((0xx54) 3455.8087, com Mônica, ou (0xx87) 3861.4442, com Gilberto). Para as manhãs de campo as vagas são restritas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sendo da Embrapa, aposto que é transgênico.