segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Congresso Latinoamericano de Enoturismo iniciará na próxima semana, na Argentina


 Primeira edição do Congresso foi realizada no Vale dos Vinhedos, em 2010.
Crédito: Almir Dupont, Divulgação.


Terceira edição do evento, criado no Rio Grande do Sul, conta com apoio do Ibravin e visa promover a integração e a troca de experiências entre as regiões enoturísticas do conesul. Nascido na Serra gaúcha, tendo as duas primeiras vezes sido realizadas em Bento Gonçalves, mas idealizado com o objetivo de se tornar itinerante, o Congresso Latinoamericano de Enoturismo ganha a terceira edição tendo a Argentina como cenário. O evento, que tem como um dos seus apoiadores o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ocorre entre 27 e 29 de novembro, na província de Mendoza. Paralelamente será realizado o Seminário de Turismo do Vinho, evento argentino que chega à 5ª edição. Organizado localmente pela Bodegas de Argentina, Unidade executora de ações de enoturismo da Corporación Vitivinícola Argentina (Coviar), e da entidade setorial Caminos Del Vino, o congresso também conta com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra) e da Prefeitura de Bento Gonçalves. 
O Congresso tem como objetivo principal estimular a troca de informações e experiências entre as cadeias de turismo do Cone Sul para o estabelecer laços que facilitem os esforços conjuntos e ajudem a desenvolver produtos de forma integrada. O diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, argumenta que o enoturismo transcende a questão comercial ligada aos vinhos, pois abrange aspectos culturais, gastronômicos, sociais, agregando valor a toda a cadeia produtiva da uva e do vinho além dos prestadores de serviços na área de turismo como restaurantes, hotéis, transportes, entre outros. 
"A atividade tem se tornado cada vez mais importante, principalmente para as pequenas vinícolas, porque favorece a comercialização dos produtos e fortalece a relação com o consumidor. Por outro lado, o turista também se favorece pois há uma troca de informações e a aquisição de produtos diretamente com o produtor”, diz Paviani. Dentro desse espírito as jornadas do congresso Irão abordar temas como Comunicação e Marketing, desenvolvimento e impactos territoriais, estratégias e resultados da Inovação, além de sustentabilidade dos bens comuns. 
No início do mês, o Ibravin realizou o Salão de Enoturismo, durante o Festival Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), com a participação de 14 roteiros localizados no Rio Grande do Sul. Mais de 600 contatos com profissionais de trade, instituições acadêmicas e de turismo, além da imprensa especializada foram registrados. O evento contou com público superior a 14 mil visitantes. 

Mais informações sobre o 3º Congresso Latino Americano de Enoturismo podem ser obtidas pelos sites www.caminosdelvino.org.ar/congreso ewww.eventioz.com.ar/e/3-congreso- latinoamericano-enoturismo-V-seminario.

Nenhum comentário: