segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vinhos brasileiros na República Tcheca

Sete vinícolas do Brasil participaram do 2º Gala Dinner, em Praga. Os vinhos e espumantes de sete vinícolas brasileiras participantes do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (PSI-WFB) representaram o país na segunda edição do Gala Dinner com o Chef Alex Atala realizado, dia 20 de novembro, em Praga na República Tcheca. O jantar harmonizado com vinhos brasileiros foi organizado pela Brazilian Wines Co. em parceria com a Embaixada do Brasil em Praga e o Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (PSI-WFB).
Participaram do evento as vinícolas: Vinhos Boscato, Casa Valduga, Vinhos Don Laurindo, Vinícola Lídio Carraro, Miolo Wine Group, Vinícola Panceri e Vinhos Salton. Na ocasião, além de degustar os vinhos e espumantes brasileiros, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar receitas diversificadas, com os temperos e condimentos empregados na culinária do Brasil, bem como, conhecer um pouco da cultura e história das vinícolas participantes.
Sob o comando do renomado chef Alex Atala, foram servidos pratos requintados harmonizados com os vinhos e espumantes das sete vinícolas brasileiras. O cardápio incluiu: welcome drink com Casa Valduga Espumante Brut seguido por pratos como filed curado, agrião e chocolate amargo ao sal defumado, harmonizado com Boscato Cabernet Sauvignon Reserva; consome de cogumelos ao perfume da Amazônia, com Casa Valduga Espumante Blush; risoto líquido de coco com azeite de dendê, menta e nori, acompanhado por Panceri Chardonnay, pikeperch ao curry negro com consome de ervilha torta e capim santo, regado a Miolo Pinot Noir Fortaleza do Seival; foie gras pochet em caldo de carne e falso ovo, com Lídio Carraro Merlot Grande Vindima Vale dos vinhedos; costelinhas à Braz, servidas com Salton Merlot Desejo. A sobremesa harmonizada com Don Laurindo Gran Reserva foi de torta de castanha do Pará com sorvete de whisky, curry e chocolate.
Executado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a APEX-Brasil, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, o Projeto Setorial Integrado – Wines from Brazil tem como objetivo promover a exportação de vinhos finos e espumantes brasileiros. O Jantar de Gala contou com a participação de cerca de 100 convidados, entre proprietários de restaurante, chefs, sommeliers, jornalistas e formadores de opinião, no Radisson Hotel.
Além da degustação dos pratos assinados pelo chef Alex Atala harmonizados com os vinhos brasileiros, a visita à República Tcheca proporcionou a promoção e divulgação dos vinhos e espumantes do Brasil. A programação que incluiu o Gala Dinner foi realizada de 19 a 21 de novembro, em Praga.
Na ocasião, os representantes das vinícolas também tiveram a oportunidade de almoçar com jornalistas daquele país, participar de um seminário sobre o mercado de vinhos, entre outras atividades. A Embaixadora do Brasil em Praga, Leda Lucia Camargo e sua equipe do setor cultural trabalharam na organização dos eventos como a exposição de telas do artista Rogério Dias, de Curitiba-PR estabelecendo um elo entre arte, gastronomia e vinhos.
15 jornalistas estiveram presentes à entrevista coletiva coletiva em que o importador Roman Vanek, o Diretor Executivo do Ibravin,Carlos Paviani e o sommelier Didu Russo apresentaram o setor vitivinícola e as ações desenvolvidas para promoção dos produtos brasileiros. Realizada no dia 17 de novembro, a coletiva com a imprensa teve como destaque a atuação e empenho do importador Roman Vanek que também dirige o Instituto de Culinária de Praga e a importadora Cosmopolitan Brazilian Wines.
Outra ação realizada na República Tcheca foi a sessão de degustação dos vinhos brasileiros das vinícolas Miolo, Salton, Boscatto, Panceri, Valduga, Dom Laurindo e Lídio Carraro. Mais de 200 convidados prestigiaram o evento.
No dia 20, Alex Atala ministrou aula no Instituto de Culinária de Praga, durante à tarde e, à noite, a comitiva brasileira foi recebida na residência da Embaixadora Leda Lucia Camargo. Durante o dia, as representantes das vinícolas, Morgana Miolo e Luciana Salton, visitaram lojas e restaurantes que comercializam produtos brasileiros na metrópole mais central da Europa.
Com 10 milhões de habitantes, dos quais 1,2 milhões em Praga, a República Tcheca recebe 14 milhões de turistas/ano. O país tem fama de ser um dos melhores produtores de cerveja do mundo. Mas, o consumo de vinhos também é expressivo. No total, são 1,6 bilhões de litros por ano. A principal região vinícola da República Tcheca é a Moravia, além da Boêmia, perto de Melnik, ao norte de Praga. Destacam-se os vinhos brancos elaborados com uvas Riesling, Muller-Thurgau e Veltliner.

Nenhum comentário: