quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cordeiro é a estrela no Barbacoa

Saborosa, suculenta, nutritiva e versátil, a carne de cordeiro será o ingrediente principal de um festival enogastronômico que será realizado no restaurante Barbacoa, em Campinas (SP), entre os dias 07 de novembro e 07 de dezembro. Carne delicada, palatável, sem gordura saturada e de fácil digestão o cordeiro é sempre associado a ocasiões festivas e especiais. Para esta quinta edição do festival foram selecionados quatro cortes especiais que serão servidos com diversos acompanhamentos e dicas de vinhos que harmonizam perfeitamente com o sabor marcante e adocicado da carne. O Barbacoa está localizado no Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas (Avenida Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra).
Cordeiros são animais até os 14 meses de idade. Dessa fase até os dois anos são chamados de cordeiros de um ano e a partir dos dois anos passam a ser capões n(se castrados) e carneiros. A carne utilizada pelo Restaurante Barbacoa é importada do Uruguai, referência em produção de carne ovina. Os animais são criados tanto em pastagens como em confinamento, alimentando-se de ração específica e sendo monitorados para garantir o sabor único da carne e manter suas características, como a maciez. Os músculos dos animais jovens são relativamente pouco trabalhados o que possibilita que a maior parte da gordura possa ser facilmente removida antes do cozimento.
Uma porção de aproximadamente 85g de carne magra de carneiro assada contém 215 calorias, 20g de proteína e é rica fonte de vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Versátil como a carne bovina, a do cordeiro leva vantagem no sabor mais adocicado e aroma marcante. Há quem aprecie a carne com pouco tempero, para que suas características se mantenham. Mas vinho, louro, alecrim, hortelã e zimbro a valorizam.
As receitas do Festival do Cordeiro serão à base de costeleta, picanha baby, raquette (parte dianteira do animal) ou T-bone e serão servidas em porções individuais com complementos tais como cebola assada, batatas assadas ao tomilho, legumes na grelha e farofa de ovos com ervilha torta. O mâitre do Barbacoa, Marcelo Mendonça explica que as carnes são temperadas com flor de sal, uma cristalização que ocorre à superfície das salinas, considerada a mais fina flor do sal marinho. Ela é coletada a mão e tem aparência de sal grosso, mas um sabor muito suave com toques de avelã e iodo. "Poucos chefs sabem dosar corretamente a flor de sal", diz.

Nenhum comentário: