sábado, 29 de novembro de 2008

Vinícola Torcello e seus ‘vinhos de garagem’

Com produção limitada, vinícola é mais uma atração para quem visita o Vale dos Vinhedos. Quem ainda não conhece o Vale dos Vinhedos agora tem mais uma razão para visitar a região.É a Vinícola Torcello, a grande novidade do roteiro. Com uma proposta diferenciada que privilegia a produção limitada de vinhos nobres, a Vinícola Torcello segue o modelo das pequenas cantinas européias ao elaborar os famosos “vinhos de garagem”. O nome vem da forma como são elaborados. As uvas são cultivadas em pequenas plantações. As prensas do fruto e os barris para envelhecimento do vinho ficam em galpões com o tamanho de uma garagem. A produção gira em torno de 5 a 10 mil garrafas por safra. A fórmula foi desenvolvida para fazer frente à produção em larga escala.
A partir de uvas cultivadas 100% no Vale dos Vinhedos, a vinícola produz anualmente apenas 10 mil garrafas. A seleção manual dos cachos é requisito no processo de escolha das uvas que vão originar os vinhos Torcello. A pequena produção permite explorar o talento natural na elaboração de vinhos finos.
O amor pelo cultivo de castas nobres acompanha a família por várias gerações. O casal Rogério Carlos Valduga e Luciana Bettinelli Valduga emprega toda sensibilidade e experiências herdadas e vividas em torno da cultura do vinho na arte de elaborar produtos diferenciados e únicos. O atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Vinícola Torcello expressa a hospitalidade e a riqueza de detalhes que fascina e prende a atenção dos visitantes. A exemplo das demais vinícolas do Vale dos Vinhedos, a Torcello oferece visita guiada onde o visitante entra em contato direto com o processo de elaboração dos vinhos, desde o cultivo das uvas até a degustação.
A primeira safra foi em 2005. De lá para cá a empresa vem apostando em vinhos finos das variedades tintas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. Este ano, a Torcello lançou o suco de uva integral, elaborado a partir de uvas de mesa da variedade Isabel, cultivadas em 2,5 hectares da família. Dos 80 mil quilos de uva colhidos, 4 mil foram destinados a elaboração de 5 mil garrafas de 500 ml. Sem adição de açúcar e conservantes, o suco é 100% natural.
Outro compromisso da empresa é a preservação do meio ambiente. Coroada pela origem, a Vinícola Torcello possui uma estação própria de tratamento de efluentes. “A natureza nos premia com uvas de alta qualidade. Nossa obrigação é agradecer a ela esta oferta com ações conscientes de preservação ambiental”, destaca Rogério Valduga.
A vinícola prepara novidades ainda para este ano. São os espumantes Brut e Moscatel, além de um vinho branco. Os apreciadores e colecionadores de vinhos podem se preparar, pois os produtos serão lançados em quantidade limitada de mil garrafas cada.
A escolha do nome Torcello relembra uma pequena ilha italiana próxima a Veneza. Sua história conta fatos importantes da história mundial, como a conquista de territórios europeus por Átila, o rei dos hunos. A localidade é um centro cultural grandioso, considerado patrimônio histórico da humanidade. Símbolo de Veneza, o Leão Alado de São Marcos é o guardião da lei, símbolo de poder e mensageiro divino. Sua lenda conta a história de pescadores que ouviram de São Marcos a profecia de que naquela ilha surgiria uma cidade maravilhosa, e que este havia visto um guardião a sua porta, um leão alado. Assim o símbolo remete a proteção do Leão Alado, que guardará a beleza e a identidade e cultura do Vale dos Vinhedos e dos imigrantes que vieram da região italiana do Vêneto, origem dos símbolos utilizados.
Localizada no km 16 da Estrada do Vinho (RS 444), no Vale dos Vinhedos, a Vinícola Torcello está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3459.1164 ou pelo site www.torcello.com.br. Os apreciadores da bebida podem adquirir os vinhos e o suco de uva Torcello no varejo da cantina ou através do site.

Nenhum comentário: