quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Amigos... Retorno ao Brasil...

Finalmente, após 40 dias, retorno a Porto Alegre. Foi uma viagem inesquecível, de estudos, de novidades, descobertas e renovação do amor incondicional que tenho pela minha profissão. Precisava me aprimorar. Viajei em setembro, 4 dias após o evento Vinho e Arte 2008, uma grande aventura.
Era colheita... um sonho realizado, poder provar a uva em todas as regiões!
Estive em visita em cerca de 50 vinícolas, sem contar as lojas de vinho, restaurantes, nas regiões de Bordeaux, Champagne, Alsácia, Provence (Rhône), Toscana (Montalcino e Chianti), Penedés, Porto, Douro, Ribera del Duero, Toro, Rueda e Rioja. Pude provar o que há de melhor no mundo do vinho atual, conhecer ainda mais tecnologia, tradição, terroir e saber que sem preservar a natureza e ter as pessoas certas nada disto adianta. Conheci pequenos vinhateiros e grandes empresários, vi que a mulher começa a ocupar um importante lugar entre os melhores enólogos europeus, principalmente no Porto, onde boa parte das quintas tem uma enóloga na elaboração do assemblage de seus vinhos. E, mais ainda, que o Brasil começa a aparecer entre os mercados alvos para importar vinhos, admiram nosso consumidor por este ter vontade de conhecer e aprender mais.
O sucesso desta expedição se deve a muito trabalho, e também ao carinho e apoio de muitas pessoas e empresas.
Tenho que agradecer a Unimundo e aos Amigos do Vinho, Luciano, Miriam, Angela e Jean, e o grupo que acompanhei a Bordeaux - a todos os participantes, foi tri legal!!
Aos importadores LVMH, Mistral, Decanter, Interfood, Preebor, Porto a Porto e Reloco, além de Carlos Soares, do Instituto dos Vinhos do Porto e Douro, pela gentileza em agendarem as visitas a seus produtores. No Rhône, ao sr Jean Dufour; na Ribera del Duero, ao Sr Domingos de Vega, além da Rita Martins, da Fiuza (Portugal). E a todos os amigos, com suas dicas, indicações, opiniões contribuiram muito para esta mágica experiência.
Enfim, e agora é a volta a rotina. Muitas novidades para a temporada, a Uniagro lança sua coleção de Cestas de Final de Ano, seguem os eventos gastronômicos no verão em Atlântida, o trabalho junto aos eventos corporativos, além de já estarmos nos dedicando ao Vinho e Arte 2009, novamente no Spa do Vinho!

Um grande abraço, enóloga Maria Amélia Duarte Flores

Nenhum comentário: