Formada originalmente por 34 fruticultores, em sua
maioria imigrantes e descendentes de japoneses oriundos da cooperativa paulista
de Cotia, a Sanjo construiu uma história de sucesso comercial investindo em
qualidade e tecnologia agrícola, numa produção que hoje alcança mais de 50 mil
toneladas anuais de maçãs, em uma área plantada de 1100 hectares.
Especialista nacional em maçãs da variedade Fuji, a
empresa alcançou a excelência nesta variedade de difícil adaptação, graças ao
trabalho pioneiro do Prof. Kenshi Ushirozawa, que, ainda nos anos 70, trouxe a
maçã Fuji do Japão para o Brasil e encontrou em São Joaquim as condições
climáticas ideais para o seu cultivo.
No Brasil, as variedades mais consumidas de maçãs são a
Gala e a Fuji. A Sanjo produz ambas em grande volume, comercializadas em todo o
país e divididas entre as marcas Sanjo, Dádiva, Pomerana e Hoshi, conforme a
categoria. A empresa também comercializa com sucesso a linha de maçãs Disney,
destinada ao público infantil.
A partir de 2002, aliando aos valores da tradição
japonesa à qualidade das uvas francesas e à experiência de enólogos de
descendência italiana, vindos das tradicionais vinícolas da Serra Gaúcha, a
Sanjo passou a investir também com sucesso na produção de premiados vinhos
finos de altitude, contribuindo para o reconhecimento alcançado pelos vinhos
produzidos na Serra Catarinense.
Atualmente, a empresa possui cooperados cultivando uvas
em uma área total de 30 hectares. O cuidado no cultivo somado à excelente
adaptação das uvas ao clima frio de São Joaquim revelou um terroir singular,
propiciando a produção de vinhos cheios de personalidade.
Apoiada na excelência de sua fruticultura e no
investimento constante em alta tecnologia, a atividade agroindustrial da Sanjo
vem crescendo em ritmo constante nos últimos anos, com a diversificação de sua
produção e o desenvolvimento de novos produtos, como bebidas a base de maçã –
incluindo sucos com a variedade de maçã Fuji Mishima - e vinhos espumantes,
além do cultivo de frutas exóticas como a goiaba serrana (feijoa) e o mirtilo.
A Sanjo é hoje uma das cinco maiores produtoras de maçãs
do Brasil, com um faturamento de R$ 85 milhões em 2013, em atividades que
envolvem 350 colaboradores diretos e mais de mil indiretos na Serra
Catarinense.
O investimento em marketing, com destaque para a recente
reformulação e modernização de todos os rótulos de vinhos e bebidas em 2012,
somado a um trabalho específico voltado para a área de vendas, rendeu à empresa
um crescimento de 50% no faturamento do setor de agroindústria no último ano.
Na produção de maçãs, a meta da empresa é manter o volume
crescente, alcançando 50 mil toneladas produzidas, distribuídas ao longo do ano
para todas as regiões do país, aprimorando cada vez mais a sua excelência no
cultivo e processamento de sua produção.
Para isso, a empresa investe na implantação de novas
câmaras de armazenagem e nova estação de tratamento na agroindústria, além da
importação de uma nova máquina para as sacolas dos produtos Disney.
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