quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sanjo comemora 20 anos de um negócio de sucesso


 Fundada em 1993, a Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das cinco maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura. 
Formada originalmente por 34 fruticultores, em sua maioria imigrantes e descendentes de japoneses oriundos da cooperativa paulista de Cotia, a Sanjo construiu uma história de sucesso comercial investindo em qualidade e tecnologia agrícola, numa produção que hoje alcança mais de 50 mil toneladas anuais de maçãs, em uma área plantada de 1100 hectares. 
Especialista nacional em maçãs da variedade Fuji, a empresa alcançou a excelência nesta variedade de difícil adaptação, graças ao trabalho pioneiro do Prof. Kenshi Ushirozawa, que, ainda nos anos 70, trouxe a maçã Fuji do Japão para o Brasil e encontrou em São Joaquim as condições climáticas ideais para o seu cultivo. 
No Brasil, as variedades mais consumidas de maçãs são a Gala e a Fuji. A Sanjo produz ambas em grande volume, comercializadas em todo o país e divididas entre as marcas Sanjo, Dádiva, Pomerana e Hoshi, conforme a categoria. A empresa também comercializa com sucesso a linha de maçãs Disney, destinada ao público infantil.
A partir de 2002, aliando aos valores da tradição japonesa à qualidade das uvas francesas e à experiência de enólogos de descendência italiana, vindos das tradicionais vinícolas da Serra Gaúcha, a Sanjo passou a investir também com sucesso na produção de premiados vinhos finos de altitude, contribuindo para o reconhecimento alcançado pelos vinhos produzidos na Serra Catarinense.
Atualmente, a empresa possui cooperados cultivando uvas em uma área total de 30 hectares. O cuidado no cultivo somado à excelente adaptação das uvas ao clima frio de São Joaquim revelou um terroir singular, propiciando a produção de vinhos cheios de personalidade.
Apoiada na excelência de sua fruticultura e no investimento constante em alta tecnologia, a atividade agroindustrial da Sanjo vem crescendo em ritmo constante nos últimos anos, com a diversificação de sua produção e o desenvolvimento de novos produtos, como bebidas a base de maçã – incluindo sucos com a variedade de maçã Fuji Mishima - e vinhos espumantes, além do cultivo de frutas exóticas como a goiaba serrana (feijoa) e o mirtilo.
A Sanjo é hoje uma das cinco maiores produtoras de maçãs do Brasil, com um faturamento de R$ 85 milhões em 2013, em atividades que envolvem 350 colaboradores diretos e mais de mil indiretos na Serra Catarinense.
O investimento em marketing, com destaque para a recente reformulação e modernização de todos os rótulos de vinhos e bebidas em 2012, somado a um trabalho específico voltado para a área de vendas, rendeu à empresa um crescimento de 50% no faturamento do setor de agroindústria no último ano.
Na produção de maçãs, a meta da empresa é manter o volume crescente, alcançando 50 mil toneladas produzidas, distribuídas ao longo do ano para todas as regiões do país, aprimorando cada vez mais a sua excelência no cultivo e processamento de sua produção.

Para isso, a empresa investe na implantação de novas câmaras de armazenagem e nova estação de tratamento na agroindústria, além da importação de uma nova máquina para as sacolas dos produtos Disney.

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