O Governo do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Fundo para o Desenvolvimento da Vitivinicultura
(Fundovitis), vai investir cerca de R$ 1 milhão na promoção da uva e do vinho
produzidos na Região da Campanha em 2014. O projeto, que dá início à ofensiva
de posicionamento e consolidação dos produtos desta região, foi lançado na
manhã de segunda-feira (23 de dezembro), em Bagé, pelo secretário da
Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.
Os recursos
utilizados são provenientes da arrecadação que o Estado faz junto à indústria
vinícola e que são destinados ao Fundovitis. No início da gestão do governador
Tarso Genro, o Estado liberava apenas 25% do que arrecadava para investimentos
diretos na cadeia produtiva, mediante repasses ao Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin). O percentual subiu para 50%, o que assegurou mais de R$ 10 milhões
para aplicação em ações de divulgação e fortalecimento do setor.
"Agora,
conseguimos sensibilizar o governador Tarso Genro, que autorizou o repasse de
pelo menos mais R$ 7 milhões para colocarmos em prática outros programas que
potencializam o setor vitivinícola, o que acontece pela primeira vez desde a
criação do Fundovitis", afirmou Mainardi.
Entre as novas
iniciativas, estão convênio com a Unipampa, para a instalação de um parreiral
no Campus de Dom Pedrito, no valor de R$ 450 mil, implantação de 120 hectares
de videiras em assentamentos nos municípios de Hulha Negra, Candiota, Dom
Pedrito e Livramento, orçado em aproximadamente R$ 3,5 milhões, sendo R$ 550
mil para a contratação de assistência técnica junto a Emater.
No ato desta
segunda-feira, o secretário da Agricultura também informou que o Governo
Federal, através do Ministério do Planejamento, já autorizou o Estado a
pleitear no Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) recursos,
a fundo perdido, da ordem de R$ 12 milhões para investimentos na modernização do
Laboratório de Referência Enológica (Laren), ligado à secretaria da Agricultura
e localizado em Caxias do Sul.
De acordo com
Mainardi, o projeto de promoção dos Vinhos da Campanha Gaúcha surge com a
proposta de promover a produção regional. "Hoje, pouca gente sabe, mas
produzimos cerca de 20% dos vinhos finos do Brasil, temos solo, clima e
empreendedores e estamos produzindo um produto de alta qualidade", disse o
secretário da Agricultura, destacando que é preciso dar conhecimento desta
realidade ao mercado.
O presidente do
Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Adelino dos Santos, depois de acentuar a
excelência da produção de vinhos da Região da Campanha, disse que o convênio
vem preencher uma lacuna até então inexistente. "Precisamos divulgar as
qualidades da nossa produção", concluiu.
O diretor
executivo do Ibravin, Carlos Paviani, falou do esforço que a entidade vem
empenhando junto ao Congresso Nacional relacionados com a carga tributária
imposta ao setor, e reiterou o crescimento da produção de vinho de qualidade na
Campanha do Rio Grande do Sul.
O representante
da Associação dos Produtores de Vinhos da Campanha Gaúcha, Giovane Silveira,
garantiu que a medida prepara a região para se consolidar como um novo polo
vitivinícola e lança as condições para dar início às atividades do enoturismo.
Os recursos
serão utilizados para promover a produção da região, através de campanhas
publicitárias a serem veiculadas em TVs, rádios, jornais e outdoors, e de web
marketing, bem como para treinar e capacitar 600 garçons e cem promotores de
vendas de bares e restaurantes para o trabalho com o vinho e espumantes
produzidos na Campanha, bem como a realização do IX Seminário de
Vitivinicultura da Metade Sul.
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