sábado, 22 de junho de 2013

Wines of Brasil encerrou Vinexpo 2013 com a maior representatividade internacional registrada no Exterior

                                Wines of Brasil em Bordeaux
                                 Foto Rolf Bichsel

                                Vinexpo – Missão Técnica
                                Foto Martha Caus

Mais de US$ 1 milhão foram prospectados em negócios pelas vinícolas brasileiras expositoras, sendo que 20 empresas marcaram presença no evento. A Vinexpo 2013 terminou dia 20 com a maior participação internacional já feita pelo Brasil. Entre empresários, profissionais do setor e equipe de apoio, 28 pessoas marcaram presença na feira de Bordeaux, França, considerada a grande vitrine para o mercado mundial de vinhos. O estande do Wines of Brasil contou com 10 balcões de expositores, além da Discovery Table, representando 17 empresas de diferentes regiões produtoras brasileiras. Ao longo dos cinco dias do evento, foram prospectados aproximadamente US$ 1 milhão em negócios para concretização nos próximos 12 meses. Já as vendas imediatas efetivadas diretamente nos balcões durante a Vinexpo, totalizam mais de US$ 160 mil. Nos balcões, as vinícolas Aurora, Casa Valduga, Domno, Hiragami, Kranz, Lídio Carraro, Miolo, Ouro Verde (sob a marca Brazilian Legends), Pizzato, Salton, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio, Suzin e ViniBrasil apresentavam seus produtos. Na Discovery Table, a Cooperativa Garibaldi e Perini, somaram-se aos rótulos disponibilizados ao público para degustação. Além dos expositores, representantes da Don Laurindo, Mioranza e Peterlongo integraram o grupo que, antes da feira, realizaram missão técnica na região de Champagne. No roteiro, visitas orientadas foram realizadas em cinco importantes produtores da bebida além de uma manhã de imersão no Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne. “Além de participarem como expositores, as vinícolas estão enviando outros profissionais para visitarem as feiras a fim de avaliar o mercado, degustar produtos, observar tendências, enfim, ver o que o mundo está fazendo. Isso é ótimo, é um olhar para fora, que contribui muito para a evolução do setor”, observa Andreia Gentilini Milan, diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O Wines of Brasil é o projeto de promoção dos vinhos no Exterior realizado em parceria pelo Ibravin com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). ColetividadeEste ano, um dos diferenciais do estande foi a presença de seis empresas de Santa Catarina que participaram pela primeira vez de uma feira internacional. Agrupados sob a designação Brazilian Highlands Wines, as vinícolas foram representadas pelo empresário Walter Kranz, que declarou estar fascinado pela experiência. “Queremos dar continuidade a este formato de representação, pois possibilita que, com custos reduzidos, um grupo de pequenos produtores tenha a acesso a grandes negócios”, observa Kranz, que realizou mais de 150 atendimentos ao logo dos cinco dias de feira. Todas as empresas deste grupo integram o Programa Primeira Exportação (PPE), executado pelo Wines of Brasil para fomentar e preparar pequenas empresas para ingressar no mercado externo. No momento, aproximadamente 15 vinícolas estão inseridas no programa. Novos mercados e atenção da mídia internacionalCom um público de 150 diferentes nacionalidades percorrendo os 2,4 mil expositores de 45 países, este ano a Vinexpo, permitiu aos vinicultores brasileiros acessar mercados que têm menor representatividade em outras feiras internacionais. A presença dos chineses, Sul-coreanos e japoneses, por exemplo, é bastante significativa no evento francês. “As vinícolas conseguem contatos novos com regiões que podem ser melhor exploradas como a Ásia e a América Central”, observa Andreia. Por estar em uma zona vinícola bastante tradicional, a Vinexpo também atrai uma grande quantidade de críticos e jornalistas especializados, tornando-a uma grande vitrine e importante palco para a formação de imagem. E, este ano, o Brasil conta com o apelo extra da realização dos grandes eventos esportivos como a Copa e Olimpíadas. Redes de TV e repórteres de veículos de comunicação franceses, assim como revistas especializadas da Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão entre outros colheram informações sobre as empresas e dados gerais do setor produtivo no Brasil. “Vínhamos fazendo um grande esforço para nos apresentar como país produtor de vinhos de qualidade, e já não somos vistos como algo exótico. Mas agora estamos chamando a atenção de verdade. E quanto mais próximo da Copa, mais isso está se intensificando”, avalia a executiva do Ibravin.
Participação brasileira:
Empresas expositoras: Aurora, Casa Valduga, Domno, Lídio Carraro, Miolo, Ouro Verde (sob a marca Brazilian Legends), Pizzato, Salton, ViniBrasil, Brazilian Highland Wines: Hiragami, Kranz, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio e Suzin Vinhos na Discovery Table. Vinícolas expositoras: Garibaldi, Perini. Integrantes da missão técnica - Vinícolas expositoras: Don Laurindo, Mioranza, Perini, Peterlongo .

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