quinta-feira, 27 de junho de 2013

Circuito Brasileiro de Degustação chegou à região Sudeste





Em Porto Alegre, foi na Catedral Metropolitana
Foto Mateus Masiero


Em Florianópolis, foi uma festa
Foto Taiara Barbosa

Após reunir 1,7 mil pessoas na etapa Sul, o Circuito Brasileiro de Degustação segue em direção a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na próxima semana, as capitais do Sudeste receberão a caravana composta por 25 vinícolas de diferentes regiões produtoras brasileiras, além do Projeto Suco de Uva 100%. Até o final do ano, o roteiro passará ainda pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, contemplando ao todo 10 cidades.
Em Belo Horizonte, o evento ocorrerá no Clube Chalezinho, no dia 2 de julho. Recomendo ao meu amigo jornalista Nairo Alméri dar uma passafa por lá e conhecer os bons vinhos brasileiros. As vinícolas participantes são Casa Valduga, Casa Geraldo Vinhos Finos, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dal Pizzol Vinhos Finos, Domno do Brasil, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Lidio Carraro Vinícola Boutique, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Natural Products, Pericó, Vinhos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Quinta da Neve, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Aurora, Vinícola Courmayeur, Vinícola Dezem, Vinícola Don Abel, Vinícola Hermann, Vinícola Perini, Vinícola Peterlongo, Vinhedo Routhier & Darricarrère, Vinícola Salton, Vinícola Sinuelo, ViniBrasil, Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
Na capital fluminense, o Circuito será no Iate Clube do Rio de Janeiro, no dia 4 de julho. Na lista das vinícolas presentes entram a Aracuri Vinhos Finos e a Casa Venturini Vinhos Finos e saem a Vinícola Cormayeur e da Dal Pizzol Vinhos Finos.
Em paralelo às degustações, serão realizadas duas palestras em cada edição. Em Belo Horizonte, a primeira tem como tema 50 Tons de Tintos, ministrada pela Mestre em Enologia Ana Luíza Borges, as 17h. A segunda ocorre as 19h e tem como tema Duelo de Borbulhas, comandado pelo enófilo e idealizador do blog Vinho para Todos, Gil Mesquita. No Rio de Janeiro, o tema Coleção Outono/Inverno, ministrado por Paul Medder, professor certificado do Wine & Spirit Education Trust, abre a programação. Na sequência, o jornalista e presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), Affonso Nunes, apresenta sua versão do tema 50 Tons de Tinto.
As atividades ocorrem das 16h às 21h para convidados, sendo que o período até as 19h é reservado a profissionais do setor de vinho, comércio e jornalistas. Depois, o Circuito é aberto aos consumidores finais que tiverem feito a confirmação de presença. Em BH as presenças devem ser confirmadas pelo telefone (31) 3282.5533 ou pelo e-mail secretariamg@abrasel.com.br, até às 14h do dia 1º de julho. No Rio de Janeiro, confirmações devem ser feitas pelo telefone (21) 3328.5855 ou pelo e-mail rsvp@vezestres.com.br, das 10h às 18h, até o dia 3 de julho.
Com o objetivo de levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos brasileiros no mercado interno, o Circuito de Degustação é a oportunidade de reunir grupos de vinícolas para promoverem seus produtos em diferentes cidades do país.
Ao chegar ao local, o visitante recebe uma taça e poderá iniciar o percurso de degustação pelas diferentes vinícolas. Como resultado, a ação proporciona a aproximação direta das empresas com consumidores e profissionais do setor por meio da experimentação, ampliando o conhecimento sobre os vinhos nacionais e facilitando a realização de negócios.
Em abril deste ano, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre sediaram a primeira etapa da ação. Agora, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os novos destinos do evento itinerante. A terceira etapa do Circuito ocorrerá no dia 12 de agosto, em Goiânia (GO), contemplando o Centro-Oeste do país. Em setembro, o Circuito se encerra com o tour pelas capitais nordestinas de Salvador (dia 10), Recife (12), Natal (17) e Fortaleza (19). Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Circuito é realizado em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal.





Nenhum comentário: