terça-feira, 11 de junho de 2013

Diversidade vitivinícola brasileira na França para a Vinexpo 2013


Quinze vinícolas gaúchas, catarinenses e do Nordeste brasileiro integram o time do Wines of Brasil na feira realizada em Bordeaux, entre 16 e 20 de junho. Mais 11 empresários participam de missão técnica na região de Champagne, que antecede a feira. Encontros de negócios, intercâmbios de informações e degustações dos vinhos e espumantes brasileiros são esperados no Hall 1 da Vinexpo 2013, que abrigará as 15 vinícolas que integram o estande do projeto Wines of Brasil. Considerada estratégica para a formação de imagem e observação de tendências no universo enológico, a Vinexpo. O Wines of Brasil é o projeto de promoção dos vinhos no Exterior realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As vinícolas Aurora, Casa Valduga, Domno, Hiragami, Kranz, Lídio Carraro, Miolo, Ouro Verde, Pizzato, Salton, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio, Suzin e ViniBrasil representarão o país na mais tradicional feira de bebidas da Europa. O time brasileiro será reforçado por outros 11 empresários do setor na missão técnica que embarcaram nesta terça, dia 11, e circularão pela região de Champagne, antes da feira.
O estande do Wines of Brasil será composto de 10 balcões, onde os visitantes poderão conhecer a diversidade da produção vitivinícola brasileira. Além da presença de vinícolas gaúchas e do Vale do São Francisco, no Nordeste Brasileiro, este ano o espaço apresentará o Brazilian Highland Wines, uma oportunidade dos vinhos de Santa Catarina conquistarem novos horizontes. Esta será a primeira vez que seis empresas do estado estarão expondo em uma feira internacional. Outro fato que promete movimentar o espaço é a possibilidade de o mercado internacional degustar, em primeira mão, os vinhos oficiais da Copa do Mundo. Os exemplares tinto e branco da linha Faces serão apresentados pela Lídio Carraro, vinícola brasileira licenciada pela Fifa para o torneio mundial.
Assim como na ProWein e na London International Wine Fair, realizadas em março e maio respectivamente, o conceito da participação na Vinexpo estará alinhado ao previsto no planejamento Mega Eventos. Em virtude da realização no Brasil da Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014, o estande remeterá a um estádio de futebol. O jogo interativo mais uma vez fará parte das atrações para deixar os visitantes no clima dos torneios. Quem estiver no estande poderá marcar gols em um aplicativo para iPad conectado a uma TV, instalados no local. Os gols marcados renderão pontos e os vencedores da brincadeira um kit promocional exclusivo.
Localizada em uma das laterais do estande, a Discovery Table permitirá que os participantes possam degustar os produtos das diferentes vinícolas, alinhados às tendências mundiais. O objetivo é proporcionar aos visitantes, de maneira objetiva e informal, um panorama dos melhores vinhos do Brasil classificados nas categorias abaixo:
Sparkling Celebration: espumantes elaborados pelo método tradicional ou charmat, podendo ser rosés, brut, extra-brut ou nature. 

Moscato Champion: o moscatel é tendência forte no mundo e essa categoria contempla vinhos feitos com a uva moscato, podendo ser varietais tranquilos ou espumantes.

Kick Back with Less Alcohol: vinhos tranquilos, varietais ou assemblages, tintos, brancos, roses, com até 12,5% de álcool.
Um estudo encomendado pela organização da Vinexpo cobriu 28 países produtores e 114 mercados de consumidores do vinho. O resultado foi bastante positivo: o consumo mundial de vinhos aumentou em 2,8% entre 2007 e 2011, totalizando 2,679 bilhões de caixas de 9 litros, o equivalente a mais de 32 bilhões de garrafas. Em 2011, os espumantes representavam 7,7% do consumo mundial de vinhos, mas o crescimento de seu consumo é mais rápido do que o de vinhos tranquilos. Já o vinho tinto continua dominando o consumo mundial.
A Vinexpo 2013 ocorre no Centro de Exposições da cidade de Bordeaux, no sudoeste da França, e promete reunir mais de 2.400 expositores de 45 países. A cada dois anos o evento movimenta a agenda dos profissionais em vinhos e destilados de todo o mundo, como uma fonte de oportunidades onde mais de 150 nacionalidades se convergem.



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