domingo, 9 de junho de 2013

06 – Guatambu, na Estância Leões

                                Na porteira da Estância Leões, o peão e a bandeira do Rio Grande

                               Jornalista Camila Baggio arriscou montar à cavalo
                               Fotos DU/JN
A Vinícola Guatambu está a poucos quilômetros da cidade de Dom Pedrito, junto à rodovia BR-293 (KM 265), e ali foi construída para poder atender seus objetivo de enoturismo, pois, ao lado da estrada, é de fácil acesso. Está no coração da Estância Guatambu, contém o seu acervo, auditório, varejo, salão de eventos e oferecerá, também, turismo rural.
Mas os vinhedos estão na Estância Leões, mais ou menos meia hora dali de automóvel, uma estância dos tempos antigos, com 110 anos de idade, mas hoje dotada de todo o conforte moderno. Cultivadas em espaldeira, as videiras se adaptaram na grande biodiversidade do Bioma Pampa, numa das regiões onde ele é mis conservado, inclusive abriga em suas matas e campos pássaros ameaçados de extinção. O manuseio das viníferas é feito da maneira menos agressiva ao meio ambiente, sem utilização de agrotóxicos. Além do controle de pragas ser feito com o sistema Thermal Pest Controll (controle de pragas com ar quente), parte da capina sob as parreiras é feita pelas ovelhas Texel criadas na fazenda.
Além de conhecerem o casco da antiga estância, onde as paredes de pedra tem quase um metro de largura, os visitantes do dia da inauguração foram obsequiados com um almoço típico da Campanha, onde os pratos quentes foram massa com charque, espinhaço com aipim, couve com farinha, arroz branco e feijão com lingüiça, tudo acompanhado por Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. As sobremesas foram doce de figo colhido na estância, ambrosia, doce de batata doce e doce de abóbora. A família de Valter José Pötter/Nara Hermann Pötter e suas quatro filhas – todas formadas em diferentes especialidades, mas todas trabalhando juntas no complexo agro-pecuário-industrial criado pelo pai – sempre estiveram junto conosco, fornecendo informações, dando explicações, ajudando os menos habituados com a região e seus costumes. E irão fazer isso, também, com os visitantes que esperam receber, daqui para a frente, na Guatambu Estância do Vinho.
Hoje, a vinícola produz 100 mil garrafas por ano – 50% vinhos tranqüilos, 50% espumantes. Em 2014, deverá estar produzindo 170 mil garrafas/ano e, em 2015, 200 mil g/a. A capacidade, porém, é para 500 mil garrafas/ano. Na noite de 6 de junho, Valter José Pötter colheu os louros de sua ousadia como empreendedor, mas quem estava mais feliz, sem dúvida, acariciando o bebê que tem na barriga, era Gabriela Hermann Pötter, que, jovem estudante na Faculdade de Agronomia de Santa Maria, num fim de semana de volta à casa, criou coragem e contou seu sonho pai: plantar uvas na Serrinha de Dom Pedrito. E não desanimou quando ele “lhe emprestou” apenas meio hectare dos mais de 1.600 hectares de arroz, 1.100 hectares de soja, 300 hectares de forrageiras e outros tantos mil hectares destinados ao gado em suas propriedades.

Nenhum comentário: