domingo, 9 de junho de 2013

01 – Guatambu, festa magnífica em local magnífico



                                          Thiago Lacerda e Valter José Pötter

Maria Amélia Duarte Flores fez questão de uma foto com Thiago Lacerda


Este blogueiro com o deputado Afonso Hahn e sua esposa
Foto Vilmar da Rosa/SEAPA
A vinícola Guatambu é magnífica. A festa de inauguração, na noite de 6 de junho, sobre uma coxilha, em Dom Pedrito, às margens da rodovia BR-293, também foi magnífica, com a presença de alguns dos mais importantes jornalistas e escritores de vinho do País, do Uruguai e da Argentina; de destacados enólogos e produtores de vinho, em sua maioria do Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha, e dos campos da Campanha; e produtores rurais e líderes do agro-negócio gaúcho na região da fronteira. A família de Valter José e Nara Pötter, com suas filhas e genros, estão de parabéns pela vinícola que construíram, com competência e bom gosto, e pela bela festa que ofereceram para sua inauguração. Isso, sem falar no principal, a qualidade dos vinhos que já produzem – fizemos uma degustação vertical de Cabernet Sauvignon, sobre a qual escreverei mais adiante – e dos dois que lançaram durante a festa, um Tannat maravilhoso e um espumante rosé.
Havia mais de 200 convidados. Era tanta gente que só vou citar aqueles com os quais conversei: entre as autoridades, prestigiaram a festa o prefeito de Dom Pedrito, os secretários estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio Luiz Fernando Mainardi, e Luis Augusto Lara, do Trabalho e Desenvolvimento Social, e o deputado federal Afonso Hann. Entre os líderes rurais, Gedeão Pereira, vice-presidente da Farsul, José Roberto Pires Weber, presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, e o produtor rural Adroaldo Pötter, de Santana do Livramento. Entre os responsáveis por vinícolas da própria região da campanha, Afrânio Moraes, da Almaden, Roberto Menezes, da Rio Velho, Hortência Ayub, da Campos de Cima. Do pessoal da serra, Dirceu Scottá, novo presidente da Uvibra, Mauro Celso Zanus, da Embrapa Uva e Vinho, e Carlos Abarzua. Também os médicos Silvia e Alfred Reich, de Araricá, onde mantém o Guntherland, no qual criam ovelhas, plantam uvas e recebem visitantes em memoráveis almoços e jantares. O convidado-surpresa foi o ator Thiago Lacerda.
Da turma que escreve sobre vinho, estiveram por lá, entre outros, o Marcos Graciani, da Amanhã; a Sylvia Barreto, do Viajar é Simples: o Rogério Dardeau, do Vinhos – Uma Festa dos Sentidos; a Camila Baggio, da Bon Vivant; a Alexandra Aranovich; e os hors concours Renato Frascino, professor, mestre, consultor internacional, hoje na Chile Gourmet; Álvaro César Galvão, do Divino Guia; o Oscar Daudt, do Eno Eventos, do Rio; o Orestes de Andrade Jr.; a Silvia Mascela Rosa, da revista Adega; o Daniel Arraspide, de Montevideu, Beto Duarte, Silvestre Tavares Gonçalves, Horst Kissmann, da revista Prazeres da Mesa, João Lombardo, e o Irineu Guarnier, aqui de Porto Alegre, que prepara o lançamento de uma revista sobre vinho até o final de junho. Comigo, foi o fotógrafo João Mattos, que não bebe, mas é um bom companheiro. A organização e coordenação da viagem foi da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, da Andréa Pedrazani e da Bruna Paulin, que nos trataram com muito carinho.





Jornalistas chegando na Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito

2 comentários:

Maria Amelia Duarte Flores disse...

Oi Ucha, obrigada pela matéria!!!

Esta foto aí é linda, com o querido ator Thiago, foi justo da entrada da nossa "surpresa" especial em meio ao protocolo e foi registrada pela equipe da Bia Lamego.

Temos muito orgulho de ter participado desta festa, de ser parte deste projeto, pois foram muitos meses de organização, concepção da idéia e conceitos. A Guatambu é um marco na história do vinho brasileiro, calçando o pé com estilo na Campanha Gaúcha e mostrando toda a sua autenticidade.

Obrigada pela presença!!


www.divinoguia.com.br disse...

Querido amigo Ucha, é sempre um prazer e enorme aprendizado conviver, mesmo que por pouco, contigo.
Descrever em poucas linhas o magnífico da festa, da organização, dos amigos, dos vinhos e da gastronomia, isto sem falar na paisagem é muito dificil.
Guatambu é Brasil que dá certo!
Álvaro Cézar Galvão