quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uma festa em meio aos parreirais



                               Vindima 2012, a caminho da colheita no Villa Michelon


                                            No filó, muita comida para acompanhar o vinho


                                A pisa da uva faz parte da festa


                                          Jogo de damas. Quem ganha tem que ir bebendo o vinho que está nos copos
                                          Fotos Gilmar Gomes

Juntos, visitantes e comunidade participarão da colheita e pisa das uvas na abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos que acontecerá dia 02 de fevereiro. Estarei lá, mais uma vez, como faço quase todos os anos.A abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos deste ano traz uma novidade que torna o evento ainda mais atraente. É que os visitantes e a comunidade serão recepcionados entre os vinhedos do Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon para celebrar a vindima. A programação inclui colheita e pisa das uvas, bênção das frutas e um filó italiano regado a vinhos, espumantes e suco de uva das vinícolas do roteiro. O evento acontece dia 02 de fevereiro a partir das 18h, no Complexo Turístico do Villa Michelon.
O diretor do Hotel Villa Michelon, Moysés Michelon, que aposta na vindima como apelo para incrementar o turismo, comemora o resultado. “A vindima atrai olhares do Brasil todo. Nossa ocupação está excelente e o evento vai celebrar a integração entre quem produz de quem consome”, destaca.
A colheita será compartilhada por autoridades, convidados, comunidade e turistas. As uvas colhidas no local serão automaticamente depositadas na mastela (bacia de madeira) que estará entre os vinhedos, numa grande festa estilo colônia. A pisa (esmagamento das uvas com os pés) reviverá um antigo hábito dos imigrantes italianos. Para acompanhar, a Banda Marialves e o Coral Vale dos Vinhedos estarão embalando o momento que na sequência será marcado pela celebração religiosa no Salão da Comunidade 8 da Graciema.
Já durante o Filó Italiano, a presença de corais típicos da região e da Orquestra de Gaitas de Santa Tereza, além da degustação de vinhos elaborados por vinícolas do Vale dos Vinhedos. Enquanto os participantes saboreiam produtos coloniais como queijo, copa, salame, pão caseiro, entre outros, e muita cantoria, outros jogam a Dama de Vinho com peças representadas por taças de vinho tinto e branco – uma brincadeira que envolve todos que apreciam vinho. O custo para participar do evento para visitantes é de R$ 30,00 por pessoa. Os hóspedes estão isentos do valor do ingresso.

Nenhum comentário: