terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aurora 1 – A cooperativa se recuperou e entrou numa senda de crescimento impressionante

Depois de muitos anos sem visitar a Cooperativa Vinícola Aurora – a última vez em que havia estado no corredor das bandeiras, degustando os bons vinhos da casa, foi na época em que José Alberici ainda era presidente – voltei lá, quarta-feira, dia 16 de janeiro, à convite da Débora Ribeiro, que há mais de 10 anos faz assessoria de imprensa para a Aurora. Almoçamos no Canta Maria, com o Além Guerra, meu velho conhecido na Aurora, hoje ocupando o cargo de diretor-geral, que substituiu o de presidente. Também estavam à mesa a Débora, a Lourdes Conci da Silva, gerente de Marketin, e o André Peres Jr, um dos enólogos e responsável por um novo e instigante projeto da cooperativa, na região de Pinto Bandeira, lugar belíssimo, com boas instalações para preparar uma carne de cordeiro. Conversamos sobre a possibilidade de vir a fazê-la!
Conversamos sobre a atual safra, tanto em qualidade quanto em quantidade, em novos vinhos e nos tradicionais que a casa produz há muitos anos. Além Guerra disse que espera uma safra semelhante a de 2012, em torno dos 55 milhões de quilos. Até aquele dia, já haviam entrado três milhões de quilos de uva. A safra deste ano será muito boa, pois as condições climáticas foram quase excelentes. Haverá, até excesso de produção. O Ibravin dizo contrário, que a safra será menor. Os cooperativados não terão problema, porque a cooperativa é obrigado a absorver toda a sua produção, mas produtores independentes poderão ficar com uva em casa, sinônimo de prejuízo.
De acordo com Além, a Aurora é líder de mercado em vinhos em geral, vinhos finos, sucos de uva e coolers (com sua marca Keep Cooler). Um jornal da serra andou dizendo que outra empresa é líder em vinhos finos, mas isso não é verdade. Procurei saber alguma coisa com a Uvibra, mas a entidade ignorou meu pedido e não deu resposta.

Nenhum comentário: