quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A vez da cachaça. Esta tem 12 anos, única no Brasil

Uma cachaça única, com 12 anos de envelhecimento, que custará de R$ 701,00 a R$ 2.699,00, é o novo lançamento da Cachaçaria Weber Haus, de Ivoti, no Rio Grande do Sul. O corte foi elaborado por 20 especialistas em destilados, dia 25 de janeiro, em Ivoti, na Rota Romântica do Rio Grande do Sul. São estes especialistas que escolheram o blend exclusivo a partir da cachaça guardada em 18 pipas durante 12 anos – seis deles em madeira de bálsamo, seis em carvalho francês. O resultado é um produto único, de colecionador, com apenas 2 mil unidades numeradas. “Cada convidado provou a amostra de uma pipa. Depois de chegarem a um consenso quanto ao melhor blend, a cachaça foi engarrafada em público, logo no dia seguinte”, revelou o diretor Evandro Luís Weber.
Cada participante do blending foi recompensado com um exemplar da própria obra – devidamente timbrado com o numeral 0000. A garrafa 0001 foi preservada, para futuramente ir à leilão, enquanto a de número 2000 ficou no acervo da empresa. As restantes serão comercializadas em escala de raridade. Evandro explica: “A unidade 1999 será vendida a R$ 701. A partir daí, o preço aumenta em R$ 1 a cada garrafa numerada em ordem decrescente, até atingir R$ 2.699,00, na de número 0002”.
Entre os degustadores, a estrela foi Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano, autor do livro “Guia de Vinhos e Cachaça”. O grupo ainda contou com Bel Coelho, chef do DUI Restaurante; Leandro Batista, sommelier da cachaça, do Restaurante Mocotó; Renato Frascino, consultor, professor de enogastronomia, enófilo e especialista em bebidas; e Paulo Magoulas, presidente da Associação Brasileira da Cachaça e integrante da Confraria Copo Furado.
No que tange às garrafas, aliás, cada uma delas foi produzida de modo artesanal, a partir de sopro de vidro reciclado, com dois dias de fornalha. O design é único e personalizado. Para arrematar, todas as peças que ornamentam a embalagem são banhadas a ouro 18 quilates. É assim que nasceu o rótulo Lote 48 Weber Haus 12 Anos Extra Premium, que abrirá 2013 como o principal lançamento da história da cachaçaria, que este ano chega a 65 anos de empresa e 165 de tradição na elaboração de destilado de cana de açúcar.
Os requintes de apuro e exclusividade no produto foram estabelecidos pelos representantes da quarta geração da família em solo brasileiro para homenagear toda dinastia – que começou a elaborar cachaça no mesmo alambique em 1848. Hugo e Eugênia Weber, que conduziram o processo de constituição formal da empresa e inauguraram o catálogo comercial com o rótulo Primavera, em 1968, foram os convidados de honra dos filhos Eliana, Mariane, Edete e Evandro, com as respectivas famílias, durante o blending. “O que eles começaram com a Primavera, tornou-se a marca Weber Haus. O Lote 48 é o nosso reconhecimento ao trabalho deles e o reconhecimento da Weber Haus aos apreciadores da melhor cachaça produzida na mesma terra onde chegaram nossos antepassados”, conclui Evandro Weber.
A Cachaçaria Weber Haus é uma das 18 empresas que fazem parte do projeto Alambiques Gaúchos. Apoiado pelo Sebrae/RS e pela Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Aprodecana), o projeto nasceu da união de produtores participantes do trabalho de desenvolvimento setorial no Estado. Ao todo, a Weber Haus contabiliza dezenas de reconhecimentos internacionais. “Somos a cachaçaria brasileira mais premiada no exterior, com 22 medalhas”, orgulha-se Evandro Weber. Para ele, as conquistas são importantes para reforçar a imagem de qualidade da bebida brasileira e gaúcha, agregando valor ao produto.
Além disso, os reconhecimentos têm aberto muitas portas em países promissores como China, França e Japão. “Nos Estados Unidos nossa cachaça é a mais cara. A branca custa US$ 40 e a envelhecida US$ 80, preço de um legítimo champagne”, enfatiza. Para Weber, a tecnologia nos processos de produção adotada pela Weber Haus está dando o diferencial ao produto da empresa e, dessa forma, conquistando o exigente mercado externo. “A grande maioria dos alambiques brasileiros trabalha, ainda, de forma muito
artesanal, produzindo bebidas com sabores não tão apreciados em outros países. O Rio Grande do Sul, porém, está mais avançado neste sentido. Parte de nossa levedura, por exemplo, é importada da Alemanha”, revela.
A empresa comercializa também nove produtos orgânicos, com certificação nos Estados Unidos, na União Europeia e no Brasil. Atualmente, a Weber Haus produz 180 mil litros de cachaça por ano, destinando 30% para clientes nos Estados Unidos, China, Alemanha, Itália e Irlanda. A cachaçaria gaúcha, localizada na Estrada Picada 48 Alta, 2625, em Ivoti, está aberta durante toda a semana para visitação com degustação dos produtos.
A cachaçaria gaúcha elabora cachaças artesanais de alambique certificadas pelo INMETRO desde 2005. Foi a primeira empresa do RS e a segunda do Brasil a ter o selo derastreabilidade, segurança alimentar, trabalhista e ambiental do Instituto. Numa área de 48 hectares, produz 18 hectares com cana de açúcar totalmente orgânica, certificadas pela Ecocert.

Weber Haus, cahaça com 12 anos
                                                       Foto Gilmar Gomes



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