quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Argenta: “A melhor safra da nossa história”

                              Zair Molon e Deunir Argenta nos parreirais da Luiz Argenta


                                                 Vinificação por gravidade


                               Cantina  Luiz Argenta à noite
                               Fotos Gilmar Gomes

A afirmação é do diretor da vinícola, Deunir Argenta, que comemora resultado e espera que qualidade da uva se mantenha até o final da colheita. Para a Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, vinícola instalada na região dos Vinhos dos Altos Montes, em Flores da Cunha, a safra 2013 vem se confirmando como a melhor da história para a empresa. A evolução tem sido gradativa desde a primeira vinificação, em 2009, e de lá para cá a qualidade só tem melhorado. Se o desempenho confirmado em variedades brancas como a Chardonnay e a Gewurztraminer e como a tinta Pinot Noir, se mantiver até o final da colheita prevista para o início de abril, esta deverá ser a melhor safra de toda a vida da Luiz Argenta.
“Esta está sendo a melhor safra da nossa história”, afirma e comemora o diretor da vinícola, Deunir Argenta. Segundo ele, a sanidade das uvas e a graduação alcoolica têm apresentado índices ideais para a elaboração de espumantes e vinhos brancos. “Nossa expectativa é a melhor possível. Esperamos que o clima continue colaborando para o cultivo das uvas. Com uma matéria-prima dessa qualidade, certamente teremos vinhos e espumantes de altíssima qualidade”, destaca.
As uvas brancas apresentaram excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, características perfeitas para a elaboração de espumantes. O controle é acompanhado de perto pelo enólogo Edegar Scortegagna e pelo técnico agrícola, Zair Molon, que realizam testes organolépticos no vinhedo e físico-químicos no laboratório, com intervalos de dois a três dias. Assim, o momento da colheita é definido com precisão, extraindo ao máximo o potencial de cada uva.
Um terço da safra na Luiz Argenta já foi concluída. Agora, a vinícola se prepara para colher as brancas mais tardias como a Sauvignon Blanc, além das tintas como a Shiraz, Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Até o final da colheita, cerca de 180 mil quilos de uvas de 16 variedades viníferas deverão ser colhidos. A seleção dos cachos é feita manualmente e o sistema de vinificação ocorre por gravidade, evitando o bombeamento e preservando a integridade da uva. Dos 140 hectares da propriedade, 55 são destinados ao cultivo de uva.
Irei visitá-lo, na tarde do dia 4 de fevereiro, e confirmar se a qualidade das uvas que já chegaram é esta mesmo.
A Luiz Argenta quer entrar no mercado do,luxo. Projeta lançamento de seis produtos exclusivos e com lotes limitados para 2013 em sua linha Luiz Argenta.Quem aprecia exclusividade pode ficar atento, pois a Luiz Argenta Vinhos e Espumantes, de Flores da Cunha/RS, estará colocando no mercado de luxo em 2013 seis produtos, todos com a marca Luiz Argenta. A linha mais alta e sofisticada da vinícola foi totalmente repaginada com nova identidade visual. As novidades começam a encher as taças no mês de abril e seguem até novembro, todas com lotes que variam de 100 garrafas a, no máximo, 3 mil garrafas.
Entre os destaques vinhos tintos de grandes safras, um vinho elaborado pelo método dos amarones italianos, um espumante de 36 meses, um brandy e um passito, todos apresentados em garrafas italianas inéditas. A iniciativa faz parte de um planejamento que começou a ser executado em 2012 com o lançamento dos produtos da linha LA Jovem. Os vinhos e espumantes da Luiz Argenta, considerada uma das mais belas do mundo, podem ser encontrados na loja física da vinícola, na boutique virtual com entrega em casa, na boutique Luiz Argenta de Gramado ou nas principais lojas especializadas do país. O serviço Wine Delivery permite atender apreciadores da bebida de qualquer parte do país. Basta acessar www.boutiqueluizargenta.com.br e fazer o pedido.

Nenhum comentário: