quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Em Évora, Concurso Nacional de Escanções apura candidato a evento mundial




                                 Pode ser o Fialho para uma boa comida



São Rosas, boa comida e excelente vinho
                               Fotos DU/JN

Tive a honra de ser convidado pela direcção da Associação dos Escanções de Portugal e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana para a final do XIV Concurso Nacional de Escanções a, realizar no próximo dia 4 de fevereiro a partir das 15h, no Fórum Eugénio de Almeida – rua Vasco da Gama, 13, em Évora, seguido de um cocktail com entrega de prémios e encerramento comemorativo às 18h. Infelizmente, não poderei voltar à bela Évora, que já visitei duas vezes em minha vida e onde bebi grandes vinhos alentejanos e caminhei, em noites chuvosas, por ruas medievais, em busca de algum dos seus 77 restaurantes, talvez o Fialho ou a Tasquinha do Oliveira ou, então, o delicioso São Rosas, da Margarida Cabaços, que também produz um excelente vinho no Monte dos Cabaços. O nome meio estranho do restaurante se deve à célebre lenda do milagre das rosas com a Rainha Santa Isabel, pega pelo Rei com o colo cheio de pão que roubava para dar aos pobres. Quando ele pergunta o que ela leva no colo, ela solta o vestido e diz: “São rosas” e belas rosas vermelhas escorrem de seu colo para os pés do rei.
Para quem for a Évora, é interessante experimentar os pratos do cardápio do São Rosas: entradas: Enchidos de porco preto; Farinheira assada; Pasta de chouriço; Espargos bravos com ovos; Cogumelos recheados com gambas. Sopas: Açorda alentejana e Sopa de tomate com peixe. Peixe: Bacalhau assado e peixe grelhado. Carne: Carne de porco à alentejana; Carnes grelhadas; Ensopado de borrego; Porco preto grelhado; Entrecosto; Chispe de Porco; Borrego assado no forno; Tarte de perdiz; Lombo de porco com ameixas; Burras e Pombo bravo à Glória. Doces: Encharcada; Pão de ló de Alfeizeirão; Pêras com chocolate; Papos de Anjo e Leite creme queimado. Não é caro, em torno de 3º euros.
Mas, voltemos ao Concurso Nacional de Escanções, que seleccionará o candidato português ao “Concurso Mundial de Escanções”. Este evento, que ocorre de 3 em 3 anos, terá lugar em Évora no Fórum Eugénio de Almeida e o candidato apurado irá participar em Março no concurso mundial, que decorrerá em Tóquio, no Japão.
A AEP espera cerca de 15 concorrentes. Numa primeira fase, durante a manhã, efectuarão um conjunto de uma prova escrita e um teste de decantação, que seleccionará os três finalistas.
Como explica Rodolfo Tristão, presidente da AEP, a final do Concurso será aberta ao público, realizando-se da parte da tarde, pelas 15 horas, no Fórum Eugénio de Almeida, sendo a entrega dos prémios às 18 horas. Os escanções demonstrarão o seu entendimento sobre os vinhos e suas regiões de produção, a adequação e harmonização de diferentes perfis de vinhos a pratos específicos e todo o processo do serviço de vinhos, desde a temperatura, à decantação, passando pela prova e esclarecimento de dúvidas dos comensais sobre as características dos vinhos, entre outros.
O objectivo do Concurso Nacional de Escanções é dignificar e promover a atividade de escanção, contribuindo para o reconhecimento da importância do serviço de vinhos. “Estamos empenhados em contribuir para o reconhecimento desta profissão, o que nos tem levado, nos últimos anos, a participar no desenvolvimento de cursos de especialização, realizados junto das Escolas de Hotelaria e restaurantes do centro e sul”, afirma Dora Simões, presidente da CVRA.
O último evento realizou-se em 2010, contou com 16 escanções concorrentes e o primeiro classificado foi o escanção Bruno Antunes. Os porugueses têm uma palavra própria para designar o que nós chamamos de “somellier”, usando a expressão francesa.

Vinhos do Alentejo
E, por falar em Évora, Maria Teresa Chicau manda-me informações sobre mais uma rodada de provas de vinhos alentejanos realizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana. Foram da Casa Agrícola Santana Ramalho, Herdade da Maroteira e Roquevale, todas do Conselho de Redondo.
Os primeiros foram Joquim Madeira Branco 2011, vinho regional alentejanos, com Antão Vaz, Chardonnay e Arinto, e Joaquim Madeira Tinto Reserva DOC 209, com Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouchet e Cabernet Sauvignon. Depois Cem Reis Branco, Vinho Regional Alentejano 2010, 100% Viognier, e Cem Reis Tinto 2010, Vinho Regional Alentejanos, 100% Syrah. Finalmente, Tinto da Talha Grande Escolha 209, tinto, com Touriga Nacional e Alicante Bouchet, e Roquevale Tinto Reserva DOC 2007, com Aragonez, Alfroucheiro e Alicante Bouchet.
As provas foram na Praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21 (Junto ao Teatro Garcia de Resende) 2ª Feira – Das 14h às 19h. Quem quiser mais informações entre em contato com a Maria Teresa: Tel..- 266 746 498 / Fax – 266 746 602 / Email - rota@vinhosdoalentejo.pt - de 3ª a 6ª Feira – Das 11h às 19h. Apartado 2146 - 7001-901 – Évora. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (Depto. Marketing - Rota dos Vinhos do Alentejo), Praça Joaquim António de Aguiar, 20-21 - Apartado 2146 - 7001-901 Évora.Tel: +351266746498 - Fax: +351266746602 - skype: t.chicau - http://www.vinhosdoalentejo.pt











Nenhum comentário: