terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aurora 6 – O projeto Pinto Bandeira

                                André Peres Jr., enólogo, no Parque em Pinto Bandeira






Aurora Pinot Noir Pinto Bandeira 2012
Fotos DU/JN

Uma das importantes novidades da Aurora é o Projeto Pinto Bandeira, desenvolvido numa área própria da cooperativa – não dos associados – usada, anteriormente, para aclimatação de mudas. A área de 24 hectares foi reformulada e 16 hectares foram plantados com uvas Chardonnay, Pinot Nor e Riesling destinadas à produção de vinhos varietaos, mas, especialmente, à produção de espumante pelo método champenoise, segundo o enólogo André Peres Jr.. Vizinho da área é a Cave Geisse, apontada como a produtora do melhor espumante brasileiro. Dona de área próxima, a Aurora resolveu aproveitar este terroir para também buscar um espumante de altíssima qualidade, aproveitando que a região é a segunda demarcada no Brasil com Indicação de Procedência. A 730 metros do nível do mar, a região dos Vinhos de Montanha foi escolhida pela Aurora para cultivar uvas Chardonnay, Riesling e Pinot Noir destinadas à produção de vinhos de altíssima qualidade.
O primeiro varietal lançado foi o Chardonnay. O segundo, o Pinot Noir Pinto Bandeira Safra 2012, vinho que eu considero muito difícil de elaborar no Brasil. André Peres Jr. conseguiu. Seu produto está muito próximo daquela explosão de aroma que é o Pinot Noir francês. Ele conseguiu uvas com 12,5 graus Babo e vai obter, também, um belo espumante.
O Pinot Noir Pinto Bandeira Safra 2012 apresenta uma bela cor púrpura, aroma de frutas vermelhas com toques florais e uma certa complexidade com nuances terrosas, anis, especiarias e figos maduros, sensações confirmadas na boca. Com taninos muito delicados, tem boa acidez e corpo elegante. No retrogosto as notas de pimenta preta se destacam, conferindo-lhe umadeliciosa persistência. É 100% Pinot Noir – um vinho não muito fácil de se conseguir no Brasil, comparados com os franceses, de bouquet inconfundível -, seco, com 13% de álcool. Acompanha com perfeição pratos a base de funghi, aves de carnes escuras, cortes suínos mais potentes, vitela e alguns cortes bovinos mais macios, além de uma ampla gama de queijos de médio envelhecimento. O que degustamos, sob as árvores frondosas do parque com flores, imenso gramado verde e muitos quero-queros – parecia uma convenção de quero-queros – pareceu-me ideal para acompanhar uma carne tenra de cordeiro jovem.
A próxima etapa de Peres, antes da construção da cave para os espumantes, obra que será feita este ano, no topo de uma colina, será lançar o vinho Riesling Pinto Bandeira com indicação de procedência Pinto Bandeira. Depois, então o espumante pelo método champenoise. É esperar para ver. Quanto mais rápido o Além Guerra soltar o dinheiro, mas rápido poderemos conhecer a delícia que certamente vai ser, com a fruta da Pinot Noir e o frescor da Riesling e da Chardonnay...

Débora Ribeiro em Pinto Bandeira




Nenhum comentário: