quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vinícola amplia mercado e prepara nova linha de vinhos










André Larentis abrirá novos pontos de venda
Foto: Lucinara Masiero





A abertura de novos pontos de venda, a reestruturação do varejo e o aumento do fluxo de visitantes no Vale dos Vinhedos são os principais fatores que contribuíram para o incremento das vendas da Vinhos Larentis. O primeiro semestre deste ano registrou um aumento de 15% na comercialização de vinhos em relação ao mesmo período do ano passado, desempenho comemorado pela família Larentis, que investe na elaboração de vinhos finos há 10 anos. O cenário também é um estímulo para o lançamento de uma nova linha de vinhos, ainda em avaliação.
O comportamento é reflexo das ações iniciadas no ano passado. Hoje, cerca de 35% das vendas são registradas no varejo da vinícola, percentual que aumentou devido ao volume de turistas que visita a vinícola. O restante é comercializado diretamente ao consumidor final num trabalho de telemarketing. Buscando ampliar sua participação no mercado, a Vinhos Larentis começou, ainda em 2011, um trabalho de abertura de novos pontos de venda, esforço que começa a dar os primeiros resultados com canais em Belo Horizonte, Porto Alegre e Gramado. O enólogo André Larentis, terceira geração da família, lidera as ações de negociação com outros estados. “O consumidor, hoje com um paladar mais apurado para o vinho, busca vinhos diferenciados, novidades, o que também tem ajudado”, destaca. O jovem enólogo admite a possibilidade de a vinícola lançar uma linha de vinhos intermediária, entre os reserva e os varietais.
O comportamento é reflexo das ações iniciadas no ano passado. Hoje, cerca de 35% das vendas são registradas no varejo da vinícola, percentual que aumentou devido ao volume de turistas que visita a vinícola. O restante é comercializado diretamente ao consumidor final, incluindo bares, restaurante e lojas especializas. Buscando ampliar sua participação no mercado, a Vinhos Larentis começou, ainda em 2011, um trabalho de abertura de novos pontos de venda, esforço que começa a dar os primeiros resultados com canais em Belo Horizonte, Porto Alegre e Gramado. O enólogo André Larentis, terceira geração da família, lidera as ações de negociação com outros estados. “O consumidor, hoje com um paladar mais apurado para o vinho, busca vinhos diferenciados, novidades, o que também tem ajudado”, destaca. O jovem enólogo admite a possibilidade de a vinícola lançar mais uma linha de vinhos Premium com novas variedades.
Para melhor atender, a empresa também investiu na modernização de seu varejo, montado em meio aos tanques de aço inox. O espaço ganhou novo layout com mesas e cadeiras que proporcionam maior comodidade aos visitantes.
Hoje, a vinícola produz 80 mil litros por ano, tendo uma capacidade total de produção de 100 mil litros. A linha de produtos é composta pelos vinhos Reserva Especial (Ancellotta, Merlot, Cabernet Sauvignon e Marselan), pelos Varietais Nobres (Pinotage, Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay) e pelos Espumantes (Brut e Moscatel).
Um forte trabalho de controle da produção é desenvolvido tanto no vinhedo quanto nas etapas de elaboração dos vinhos. A família limita em 8 mil quilos de uva a produção por hectare, controle que é feito ainda na poda. Nesse sentido, a vinícola também vem investindo na ampliação da área de vinhedos. Este ano, por exemplo, a Larentis realizou a primeira safra de um jovem hectare da variedade Malbec, plantada em 2009. Também será feita antes do final de ano a reconversão de um hectare de uvas americanas, que passará a cultivar a variedade Merlot.

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