domingo, 8 de julho de 2012

Os Altos Montes mostram sua cara


O Janquiel Mesturini bem que insistiu, mas acabei indo para o hospital e não pude atender seu convite para mais uma visita à região dos vinhos dos Altos Montes, roteiro localizado entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua. O pessoal realizou a primeira edição de sua mostra de vinhos. Dia 20, porém, terei a chance de ir a Flores da Cunha, à convite do meu amigo Floriano Molon, secretário de Turismo da cidade, que vai apresentar Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Terei a oportunidade de rever velhos amigos e a minha linda musa Andréia Debon.
A região vitivinícola dos Altos Montes mostrou seus melhores exemplares. Na noite de terça-feira, 26 de junho, os 20 melhores vinhos da região estiveram na primeira edição da Mostra O Melhor dos Vinhos dos Altos Montes. Minha colega Karen Viscardi estava lá.
Realizado na Escola Internacional de Gastronomia UCS/ICIF, o evento reuniu quase 80 convidados que puderam degustar e conhecer a região produtora.“Flores da Cunha é reconhecida como o maior produtor de vinhos do Brasil. Queremos entrar de vez na lembrança de apreciadores de vinhos, imprensa e turistas como produtores de vinhos finos de excepcional qualidade e como região enoturística importante. Por isso, nos unimos e criamos, há dez anos, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos dos Altos Montes (Apromontes). Desde então os presidentes que me antecederam incentivaram investimentos em enoturismo e produção de qualidade. Agora chegou a de levarmos isso ao conhecimento das pessoas. A mostra é o passo inicial neste sentido”, destacou o presidente da Apromontes, Deunir Argenta, na abertura do evento.
Durante a Mostra foram servidos dois vinhos de cada uma das vinícolas do roteiro, com exceção a Fante, que devido a uma restruturação em suas linhas de vinhos finos, não participou. Além de degustar os vinhos, os convidados ainda conheceram e puderam conversar com proprietários e enólogos de todas as vinícolas do roteiro, que falaram sobre suas vinícolas e produtos. Já está confirmada para o mês de setembro a primeira Mostra dos Espumantes dos Altos Montes. Os dois eventos passam, a partir de agora, a integrar um calendário anual de ações da região produtora, localizada entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.
Os vinhos degustados foram Gran Fabian 2004 (Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère e Ancellota) e Fabian Carmenère 2009 (Carmenère), da Fabian Vinhedos e Vinhos Finos; - Santa Colina Reserva Tannat 2007 (Tannat) e Santa Colina Chardonnay 2011 (Chardonnay), da Coop. Vinícola Nova Aliança; - Valdemiz Chardonnay 2011 (Chardonnay) e Valdemiz Reserva Cabernet Sauvignon 2009 (Cabernet Sauvignon), da Valdemiz Vinhos Finos; Viapiana Expressões Sauvignon Blanc 2011 (Sauvignon Blanc) e Viapiana VIA1986 Marselan 2009 (Marselan), da Viapiana Vinhos e Vinhedos; Casa Venturini Reserva Chardonnay 2010 (Chardonnay) e Casa Venturini Reserva Merlot 2011 (Merlot), da – Casa Venturini Vinhos e Espumantes; Salvattore Chardonnay 2011 (Chardonnay) e Salvattore Reserva Cabernet Sauvignon 2010 (Cabernet Sauvignon), da Vinícola Salvador; Alvise Chardonnay 2008 (Chardonnay) e Alvise Merlot 2008 (Merlot), da Vinhos Mioranza; Luiz Argenta Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005 (Cabernet Sauvignon) e Luiz Argenta Jovem Shiraz 2011 (Shiraz), da Luiz Argenta Vinhos e Espumantes; Terrasul Malvasia de Cândia 2010 (Malvasia de Cândia) e Terrasul Cabernet Sauvingon 2009 (Cabernet Sauvignon), da Terrasul Vinhos Finos; Panizzon 50 anos 2005 (Cabernet Sauvignon, Merlot) e Panizzon Refosco 2010 (Refosco), da Panizzon Vinhos, Sucos e Espumantes.
No roteiro enoturístico dos Altos Montes, entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, é possível encontrar tecnologia, diversidade, riqueza enogastronômica, paisagens de tirar o fôlego e um conjunto de 11 vinícolas que é único no Brasil. Com altitude média superior a 550 metros, a região possui 173 km² demarcados e próximos de se transformarem em uma Indicação Geográfica (IG). O estudo indica as características climáticas e de solo para a produção de vinhos na região demarcada. A indicação também representa um marco de qualidade para a produção, que precisa, a partir de então, respeitar parâmetros mínimos para a elaboração de vinhos e espumantes.
Nos Altos Montes predomina o cultivo de uvas viníferas das variedades Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Ancellotta, Refosco, Marselan, Tannat, Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Moscato Giallo, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer e Trebbiano, Moscato Branco e Moscato Branco (clone R2), Malvasias, Moscato Giallo e Moscato de Alexandria. A região possui riqueza inigualável para quem busca boas opções de visitação. No roteiro é possível encontrar desde pequenas e acanhadas vinícolas, rodeadas por vinhedos, até alguns dos maiores ícones da arquitetura do vinho na América do Sul. Quase todas com um mesmo tempero especial: a boa receptividade de famílias que estão envolvidas com o universo do vinho há décadas. Além das vinícolas existem paisagens deslumbrantes de canions e vales de rios que cercam toda a região. Integram o roteiro dos Altos Montes as vinícolas Fabian, Fante, Luiz Argenta, Mioranza, Nova Aliança, Panizzon, Salvador, Terrasul, Valdemiz, Venturini e Viapiana. Juntas, elas produzem cerca de dois milhões de litros de vinhos finos por ano.

Deunir Argenta, presidente da Apromontes, saudou os visitantes
A degustação foi na sala de vinhos da Escola de Gastronomia
Fotos Gilmar Gomes




Nenhum comentário: