Atualmente Santa Catarina é o maior produtor nacional de leite ovino, com um rebanho de aproximadamente 4 mil ovelhas leiteiras. Pela importância da atividade, a Estação Experimental da Epagri de Lages recebeu um rebanho de 50 matrizes da raça francesa Lacaune e dois reprodutores, sendo um Lacaune e outro da raça alemã Frisona, para desenvolver o projeto "Pesquisa e Difusão de Tecnologia em Ovinocultura Leiteira em Santa Catarina", financiado pela Fapesc.
O objetivo deste projeto é a realização de pesquisas que serão conduzidas pelos pesquisadores Volney Silveira de Avila, Cristina Perito Cardoso, Fabiano Zago e Angela Fonseca Rech nas áreas de manejo, sanidade, reprodução e nutrição, bem como no beneficiamento do leite para a produção de queijos finos, sorvetes, doce de leite e iogurte.
A sede da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros está localizada em Chapecó, sob a presidência de Érico Tormem, devido à maior concentração do rebanho ovino para leite estar na região Oeste do Estado. "Por esse motivo foi implantada no Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel D'Oeste uma Unidade de Difusão de Tecnologias para capacitar produtores e técnicos nesta atividade", informou Volney.
As informações são da Epagri, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário