sábado, 14 de julho de 2012

Muita premiação no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil


Como noticiei em edição anterior do Blog, estive em Bento Gonçalves, na semana passada, participando do jantar da Associação Brasileira de Enologia, no qual foram divulgados os resultados do VI Concurso Internacional Vinhos do Brasil. Para que a edição não ficasse muito longa – permanente reclamação de alguns leitores – deixei várias notas para uma outra edição. Nesta, estou divulgando algumas com informações sobre ganhadores de medalhas.
O 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil condecorou 148 vinhos esse ano. Um júri de 45 degustadores de 11 nacionalidades – entre eles a atual presidente da Organização Internacional do Vinho (OIV), a engenheira química e enóloga argentina Claudia Quine, analisaram 503 amostras, vindas de 17 países, durante o evento. Disputaram medalhas vinhos e espumantes provenientes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai.

01 - Domno ganha medalhas com rótulos brasileiros e importados


A Domno do Brasil teve mais uma vez a qualidade de seus vinhos reconhecida. A empresa conquistou cinco medalhas no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado em Bento Gonçalves (RS), de 3 a 6 de julho. Três vinhos importados pela Domno ganharam três medalhas de ouro: o Yali Gran Reserva Syrah 2008 (Chile), o Antoine Moueix 2009 (França) e o Magna Carta 2008 (Portugal). E dois de seus espumantes receberam medalha de prata – o Alto Vale Demi-Sec e Ponto Nero Brut. “Nossa proposta é oferecer vinhos de alto padrão de qualidade ao mercado. E estas premiações comprovam a qualidade dos rótulos que integram o portfólio da Domno”, afirma o diretor-administrativo da empresa, Jones Valduga.
Ele também aponta que as premiações no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil comprovam que os vinhos da Domno integram um universo diferenciado, no qual a qualidade e a sofisticação sobressaem. Segundo Jones Valduga, a empresa investe sistematicamente nos melhores processos de produção para elaborar bebidas cada vez mais fascinantes e na busca de marcas de alto padrão internacional que contribuam para diversificação de nosso mercado e atendam às exigências do público. “Por isso comemoramos a conquista de mais essas medalhas. Nosso esforço está sendo reconhecido onde desejamos: nas taças”, frisa.

02 - Medalha de ouro: espumante Brut Giuseppe Garibaldi

As técnicas apuradas da Cooperativa Vinícola Garibaldi na elaboração de espumantes foram novamente premiadas em um concurso internacional. O espumante Giuseppe Garibaldi obteve, de um júri formado por 48 especialistas de 17 países, Medalha de Ouro.
O espumante elaborado em Garibaldi se transformou em um dos grandes destaques do concurso, que reuniu 503 amostras. "A distinção recebida pelo Giuseppe Garibaldi é uma mostra que nossa atuação na produção de espumantes adquiriu um patamar elevado, algo que sempre foi intensamente desejado pelos integrantes da cooperativa", descreve o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
A bebida, elaborada pelo método charmat longo e integrante do CPEG (Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi) é feita a partir do corte entre as uvas Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%), que lhe conferem intensidade aromática, cremosidade e uma sensação de frescor devido a seu equilíbrio entre açúcar e acidez, deixando um final de boca macio e sedoso. "As melhores uvas e uma produção criteriosa são a base de um grande vinho e o Espumante Giuseppe Garibaldi agora conquistou esse patamar", conclui Ló.

03 - Vinícola Aurora conquista 13 medalhas na mesma semana, em 3 diferentes concursos

A Vinícola Aurora recebeu 13 medalhas em uma semana, em 3 importantes concursos: 9o. Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, o Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil (CMBB), realizado este ano em Florianópolis; 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil (realizado em Bento Gonçalves pela Associação Brasileira de Enologia) e no 13o. VinAgora, em Budapeste (Hungria).
A Vinícola Aurora teve 2 de seus vinhos premiados no CMBB, que avaliou mais de 220 amostras com um júri formado por 14 especialistas nacionais e estrangeiros (do Uruguai, Chile, Canadá, da Suíça e da Bélgica). Neste, o Espumante Marcus James Brut recebeu uma das raras Grande Medalha de Ouro, conferida exclusivamente a amostras que receberam acima de 95 pontos. No mesmo concurso, realizado este ano em Florianópolis, no Resort Costão do Santinho, de 2 a 4 de julho, o Espumante Aurora Prosecco conquistou Medalha de Prata.
No 6o. Concurso internacional de Vinhos do Brasil, da ABE, em Bento Gonçalves, os vinhos Aurora Reserva Tannat 2010, Aurora Reserva Chardonnay 2011, Aurora IP Pinto Bandeira Chardonnay 2011, Aurora Colheita Tardia 2011 e os espumantes Conde de Foucauld Espumante Brut Rosé, Aurora Espumante Brut Pinot Noir, Conde de Foucauld Espumante Branco Brut e Marcus James Espumante Demi-Sec receberam medalha de prata. O concurso aconteceu de 3 a 6 de julho e contou com 45 degustadores de 11 países, que avaliaram 503 amostras de 17 países.
O 13o. VinAgora, da Hungria, concedeu 3 medalhas a vinhos brasileiros e as 3 foram para vinhos da Vinícola Aurora: Aurora Reserva Merlot e os espumantes Aurora Moscatel e Conde de Foucauld Brut Rosé receberam medalhas de prata nesse concurso, que avaliou um universo de 630 vinhos de 20 países. O VinAgora aconteceu em Budapeste, de 15 a 17 de junho, porém os resultados oficiais foram informados nesta semana.

04 - Vinhos do Vale são destaque entre 17 países

Das 98 medalhas conferidas pelo 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil para vinhos e espumantes brasileiros, 26 delas, ou seja, 27% são de vinícolas do Vale dos Vinhedos. Nove vinícolas associadas à Aprovale conquistaram sete Medalhas de Ouro e 19 de Prata, o que comprova a qualidade dos produtos elaborados no roteiro.
O concurso, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), premiou vinícolas de 12 regiões produtoras com 148 medalhas, sendo 61 produtos com Medalha de Ouro e 85 com Medalha de Prata. Como a maior de todas as edições, o evento reuniu 503 amostras de 17 países que foram avaliadas por um júri formado por 45 degustadores de 11 nacionalidades.
Participaram do concurso amostras da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai. O evento foi marcado pela estreia da engenheira química e enóloga argentina, Claudia Quini, como presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).

Premiações

MEDALHA DE OURO

Vinícola Calza

Ouro Negro Reserva Merlot

Calza Espumante Tradicional Brut

Casa Valduga

Casa Valduga Arte Tradicional Espumante Brut

Pizzato Vinhas e Vinhos

Pizzato Espumante Tradicional Brut

Dom Cândido Vinhos Finos

DC Dom Cândido Merlot

Vinícola Miolo

Miolo Cuvée Tradition Brut

Vinícola Wine Park

Gran Legado Espumante Champenoise Brut

MEDALHA DE PRATA

Casa Valduga

Casa Valduga Espumante Brut 130

Cooperativa Vinícola Aurora

Aurora Reserva Tannat

Aurora Reserva Chardonnay

Aurora IP Pinto Bandeira Chardonnay

Aurora Colheita Tardia

Conde de Foucald Espumante Brut Rosé

Aurora Espumante Brut Pinot Noir

Conde de Foucald Espumante Branco Brut

Marcus James Espumante Demi-Sec

Pizzato Vinhas e Vinhos

Pizzato Concetus

Vinícola Cave de Pedra

Cave de Pedra Winery Espumante Brut

Dom Cândido Vinhos Finos

DC Dom Cândido Tannat

Dom Cândido Documento Merlot

Estrelato Dom Cândido Espumante Moscatel

Marco Luigi Vinhos Finos

Marco Luigi Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Vinícola Miolo

Quinta do Seival Castas Portuguesas

Miolo Reserva Cabernet Sauvignon

Miolo Millésime Espumante Brut

Miolo Reserva Tannat


05 - Vinhos da Perini confirmam ouro

Vinícola foi a única empresa brasileira a ter quatro vinhos tintos premiados. A Vinícola Perini ganhou cinco medalhas no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Foram duas medalhas de ouro – para os rótulos Perini Fração Única Merlot, safra 2010, e Casa Perini Tannat, também 2010. Outros três produtos da Perini ganharam medalha de prata: Casa Perini Merlot 2010, Perini Solidário (Cabernet Sauvignon/Merlot), safra 2010, e Casa Perini Espumante Prosecco Brut. “A Perini foi a única vinícola brasileira que conquistou quatro medalhas nos vinhos tintos. O resultado comprova que o terroir do Vale Trentino, em Farroupilha, é muito propício para a produção desse tipo de bebida e não só para a elaboração de grandes espumantes”, destacou o gerente comercial da vinícola, Franco Perini.
Para o executivo, conquistar tamanho reconhecimento no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é importante para a ampliação do prestígio da Perini no mercado, pois o evento destaca vinhos que já estão à disposição do público. “Ao sabermos que todos os produtos premiados estão em comercialização e disponíveis no mercado, podemos falar que os próprios consumidores podem comprovar, agora, a excelente relação de custo e benefício dos vinhos e espumantes da Perini”, afirmou.
Medalhas da Perini no 6º internacional vinhos do Brasil:
Medalha de Ouro:

- Perini Fração Única Merlot 2010

- Casa Perini Tannat 2010

Medalha de Prata:

- Casa Perini Merlot 2010

- Perini Solidário Cabernet / Merlot 2010

- Casa Perini Espumante Prosecco


06 - Dal Pizzol - Medalha de Prata para Touriga Nacional e Brut Tradicional
Conquistar uma medalha em um concurso internacional é sempre motivo de orgulho, ainda mais quando o prêmio é disputado entre 503 amostras de 17 países. Foi o que aconteceu com o Dal Pizzol Touriga Nacional e o Dal Pizzol Espumante Brut Tradicional, que obtiveram Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).
Para o enólogo Dirceu Scottá, responsável pelos vinhos elaborados pela Dal Pizzol, figurar entre os premiados do concurso é ter a chance de estar em evidência em uma vitrine internacional. “Ao conquistar essas medalhas, estamos mostrando ao mundo a qualidade de nossos produtos”, comemora. O diretor Comercial da vinícola, Antônio Dal Pizzol, que recebeu a premiação das mãos do presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, festeja o título celebrando bons negócios. “Agora temos mais um argumento para convidar apreciadores a provar nossos vinhos”, diz.
Os produtos da Dal Pizzol concorreram com amostras da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai. A participação de degustadores de 11 países na escolha dos vencedores também enalteceu os produtos da Dal Pizzol Vinhos Finos, que agora possuem mais uma importante premiação que destaca a marca no cenário vinícola.




Antônio Dal Pizzol recebeu o prêmio das mãos do presidente da ABE, Christian Bernardi e da presidente da OIV, Claudia Quini
Foto: Carmem Abarzúa


07 -Mais uma vez Ouro para o Gran Legado Espumante Brut Champenoise


A qualidade do Gran Legado Espumante Brut Champenoise foi reconhecida com Medalha de Ouro no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Reconhecido mundialmente, o produto, que possui mais de uma dezena de prêmios em concursos internacionais, é também um dos mais premiados em sua categoria entre os brasileiros.
O Gran Legado Espumante Brut Champenoise, desde seu lançamento em 2009, vem colecionando prêmios mundo afora. As distinções vêm de países como a França – terra do champagne -, Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha, além do Brasil, que já em 2010, durante a Expovinis – maior feira de vinhos da América Latina -, foi eleito o Melhor Espumante Brasileiro no Prêmio Top Ten. O International Wine Challenge 2011 em Londres, concurso de vinhos mais prestigiado e influente do mundo, consagrou o espumante Gran Legado Champenoise como o primeiro rótulo verde-amarelo da história da vitivinicultura brasileira a receber medalha de ouro, disputado por mais de 12 mil amostras de 48 países. É o reconhecimento internacional da qualidade e sofisticação do espumante brasileiro. A Medalha de Ouro foi conquistada entre 503 amostras inscritas por 17 países, números que fizeram da edição a maior de todas.
O produto, segundo o enólogo Christian Bernardi, expressa todo terroir do Vale dos Vinhedos. Feito a partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir, o espumante é resultado de processo clássico, com prensagem direta da uva. Após etapas de assemblage e estabilização, tomada de espuma em processo champenoise (refermentação na própria garrafa), maturação por meses, degorge e colocação da vedação definitiva. As uvas foram cultivadas em vinhedos próprios no Vale dos Vinhedos, conduzidos em sistema espaldeira com produtividade controlada.
PREMIAÇÕES GRAN LEGADO BRUT CHAMPENOISE

- Medalha de Prata - Vinalies Internationales 2009 - França

- Medalha de Prata - International Wine & Spirit Competition Quality Award 2009 – Londres (Inglaterra)

- Melhor Espumante Brasileiro – Expovinis 2010 – Prêmio Top Ten

- Menção Honrosa - International Wine Challenge 2009 e 2010 – Londres (Inglaterra)

- Medalha de Prata - Concurso Effervescents du Monde 2010 – Dijon (França)

- Medalha de Prata - Mundus Vini 2010 - (Alemanha)

- Grande Menção – Vinitaly 2011 – Verona (Itália)

- Medalha de Ouro - International Wine Challenge 2011 – Londres (Inglaterra)

- Medalha de Prata - 10º Concurso Bacchus – Madri (Espanha)

- Menção Honrosa - International Wine Challenge 2012 – Londres (Inglaterra)

- Medalha de Ouro – 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil


Cláudia Quini, José Carlos Estefenon, diretor da vinícola Gran Legado, e Christian Bernardi
Foto: Carmem Abarzúa



08 - Campos de Cima Espumante Brut recebeu Medalha de Prata

O Campos de Cima Espumante Brut comprovou seu alto nível de qualidade com a conquista da Medalha de Prata no 6º Concurso Internacional Vinhos do Brasil. “Mostramos, mais uma vez, que elaboramos um espumante singular, que também é reconhecido como um dos três melhores do Brasil”, destaca a proprietária da Vinícola Campos de Cima, Hortência Ayub. “Receber uma distinção em um concurso internacional, com a abrangência do 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é um feito importante com um resultado imediato: o aumento do prestígio dos vinhos da Campanha no mercado”, completa Hortência.
O Campos de Cima Espumante Brut é um dos grandes destaques da vinícola. Escolhido como um dos três melhores espumantes do Brasil na Expovinis 2012 – 16º Salão Internacional do Vinho –, foi também merecedor das medalhas de ouro do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil e do VII Concurso do Espumante Brasileiro,ambos organizados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Visual perfeito, amarelo dourado brilhante e excelente perlage são algumas das características desse vinho ressaltadas por apreciadores.

Nenhum comentário: