terça-feira, 24 de julho de 2012

Goes e Venturini – Merlot Reserva 2011 e promessa de um grande tannat 2012

A primeira vinícola que quis visitar foi a Goes e Venturini, também chamada Casa Venturini, no Travessão Felisberto da Silva, onde fui recepcionado, primeiro, pela Denise Andrighetti Venturini, que mostrou as instalações e falou sobre alguns projeto futuros, inclusive a criação de ovelhas – eu já sugeri que escolhessem a raça texel – e a formação de uma grande horta nos terrenos adjacentes, para fornecimento de verduras e legumes para o projeto de enoturismo que pretende incrementar. Já existe uma bela cozinha, com fogão típico da colônia e forno, e ela me multou de voltar lá para preparar um prato com carne de cordeiro.
Depois, visitando os tanques e tonéis de carvalho francês e americano onde repousam alguns vinhos, o enólogo Felipe Beber usou uma pipeta para tirar uma prova de um tannat 2012 que recém estava terminando a malolática. É um tannat que está em carvalho, com menos de 30 dias, mas não será 100%. Outras partes estão no aço inoxidável para depois formular-se um vinho com base de fruta, pois Felipe entende que o vinho brasileiro tem que se firmar como uma expressão incrível de fruta. O seu tanatt, apesar de novíssimo, me pareceu com muito futuro, agradável, fácil de beber. Quando chegar ao mercado, será muito bom, pois é costume da Casa Venturini, além do tempo de repouso que a boa técnica exige, deixar seus vinhos por mais três meses na garrafa antes de começar sua comercialização. O seu pessoal trabalha com o que chama “enologia de precisão”.
Outro aspecto que me chamou a atenção na Casa Venturini foi que a maior parte das uvas viníferas usadas por eles vem de Santana do Livramento, minha terra natal, lá na fronteira com o Uruguai, ponto de início da chamada nova província vinífera brasileira, a da Região da Campanha. As brancas são vinificadas lá mesmo, em parceria com a Aliança, mas as tintas são transportadas à noite para não sentirem a mudança até Flores da Cunha.

Enólogo Felipe Beber pipetando o tannat 2012 na barrica

Denise Andriguetti Venturini 
                                                                                                                  Fotos DU/JN




Nenhum comentário: