sábado, 30 de junho de 2012

Vinhos olímpicos terão certificação Fairtrade – A Miolo estará lá


De acordo com reportagem publicada pela revista Decanter, a vinícola brasileira Miolo terá dois de seus vinhos servidos durante as Olimpiadas, em Londres. Vinhos que levam o selo da Fairtrade Labelling Organisations International (FLO) têm uma oportunidade de marketing de ouro após terem sido selecionados para liderar o lançamento dos vinhos personalizados para as Olimpíadas de Londres 2012.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) encarregou compradores da comerciante de vinhos britânica Bibendum de escolher os rótulos, garantindo que quase 650.000 litros de vinhos vintage 2012 devam ser vendidos durante todos os jogos neste verão. Os três vinhos escolhidos, engarrafados em garrafas PET recicláveis de 75cl e 18.75cl, representam uma oportunidade para os produtos Fairtrade, assim como para a África do Sul e, no futuro, para o Brasil. Das várias categorias de produtos Fairtrade no Reino Unido, a do o vinho é uma das que mais cresce, com vendas 12% maiores em volume do que no ano passado, para 6,5 m litros.
A propriedade com mais certificados da África do Sul, Stellenrust, forneceu um Chenin Blanc e um Rosé elaborados com as variedades Pinotage, Shiraz e Merlot. James Bennett, gerente de contas da Fairtrade Foundation, disse ao Decanter.com: “Isso mostra que o vinho com certificação Fairtrade percorreu um longo caminho em termos de qualidade e em termos de pessoas desejando isso.
Enquanto isso, a brasileira Miolo, proprietária da Seival Estate, está fornecendo um Shiraz e Tempranillo blend, contendo uma pequena quantidade de Gamay Nouveau. Embora não seja um vinho com certificado Fairtrade, sua seleção é um aceno para a próxima Olimpíada, Rio 2016, e para a emergência do Brasil no cenário mundial do vinho.
Cerca de 9 milhões de tickets/entradas já foram vendidas para eventos dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos, nos quais uma garrafa de 18.75cl vai custar £4.80.
Bibendum já é o fornecedor oficial dos eventos receptivos das olimpíadas de Londres 2012. O comerciante não quis comentar sobre os vinhos personalizados para as Olimpíadas, devido a questões contratuais com o Comitê Olimpico Internacional.
Em março, a Bibendum já havia anunciado a escolha do vinho tinto Quinta do Seival Castas Portuguesas 2006, da Miolo Wine Group, para ser degustado em eventos oficiais dos Jogos Olímpicos de 2012. A revista Decanter destacou em matéria publicada na época que o vinho brasileiro está ao lado de grandes clássicos como Meursault Cuvee Charles Maxime Domaine Latour-Giraud e Brunello di Montalcino Castello Banfi. A lista contém outros 18 rótulos de outras partes do mundo, como França e Itália.

Um comentário:

Carlos magalhaes disse...

E os palpiteiros de plantao contra o vinho brasileiro estao aonde?