A importadora Winebrands Brasil e a distribuidora Fine Food - Vinhos e Alimentos levaram a Belo Horizonte (MG) o marquês Filiberto Massone, proprietário e diretor de marketing e vendas da vinícola italiana Marchesi Incisa della Rocchetta, representante de uma das mais tradicionais famílias de viticultores do Piemonte, região norte da Itália. Filiberto participará na próxima quarta-feira, dia 4 de julho, de almoço harmonizado para convidados e fará apresentações de seus vinhos na Associação Brasileira dos Sommeliers – Minas Gerais (ABS - Minas), às 15h, e na Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, seção Minas Gerais (SBAV-MG), às 20h. A apresentação na SBAV-MG é aberta aos associados e interessados. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone (31) 3296-7843.
É a primeira vez que os rótulos da Marchesi Incisa della Rocchetta são importados para o Brasil. A vinícola é uma das mais respeitadas e antigas propriedades familiares da região Piemonte. Os rótulos da Marchesi são importados com exclusividade pela Winebrands e, em Minas Gerais, são vendidos e distribuídos pela Fine Food.
Piemonte significa literalmente os pés da montanha. E é lá, nas montanhas de Monferrato, desde 1800, que estão os vinhedos da Marchesi Incisa della Rocchetta, um produtor piemontês que aposta na elegância e que foge dos clichês. Um de seus rótulos é produzido com a uva Pinot Nero (Pinot Noir), e leva o nome do fundador e mais antigo membro da família a elaborar vinhos: o Marchese Leopoldo.
A história da família e da área de Monferrato estão intimamente conectadas e remontam ao século XI. Durante muito tempo, eles elaboraram seus próprios rótulos. A atividade começou com os monges beneditinos que receberam a permissão para plantar vinhas nas montanhas que eram propriedade da família, em Rocchetta Tanaro. Hoje, com uma produção de 60 mil garrafas por ano, eles importam apenas para alguns países da Europa, Japão, China, Singapura, Estados Unidos e agora para o Brasil.
No século XIX, o Marchese Leopoldo Incisa, membro da Academia Real da Agricultura de Turim, fez contribuições significativas para pesquisa e desenvolvimento da enologia e variedades de uvas naquele período. O mítico supertoscano Sassicaia foi criado por outro membro da família, Mario Incisa della Rocchetta, um enólogo apaixonado e visionário. Com espírito verdadeiramente pimeontês e inovador, Mario criou um novo paradigma que até hoje é referência na Toscana.
Um dos diferenciais da Marchesi Incisa della Roccheta é a elaboração de vinhos que possuem equilíbrio, elegância e complexidade. De acordo com Filiberto Massone, proprietário e responsável pelo marketing e vendas da vinícola, a Marchesi Incisa investe em castas e blends únicos. “Nossa produção é pequena, cerca de 60 mil garrafas por ano, mas nosso diferencial está na qualidade e em alguns blends pouco comuns como a união da Barbera com a Pinot Nero e Barbera com Merlot, que resultam em vinhos especiais”, avalia.
Para Ricardo Carmignani, CEO da Winebrands, a Marchesi Incisa della Roccheta é uma das famílias mais tradicionais e ao mesmo tempo inovadoras da Itália. “Eles inovaram com a elaboração do Sassicaia, na Toscana, e o Marchese Leopoldo, produzido com a Pinot Nero, é um exemplo do espírito empreendedor deles, no Pimenote”, conclui.
Sobre os rótulos que serão apresentados em Belo Horizonte:
- Sant’Emiliano – vinho tinto, uvas 100% barbera
Amadurecimento: de 14 a 16 meses em barricas de carvalho francês, dependendo da safra.
Notas de prova: vermelho rubi intenso com reflexos granada, referentes ao período de amadurecimento. No nariz é intenso, elegante e envolvente. Com notas de frutas vermelhas, especiarias e alcaçuz. Em boca apresenta-se harmônico, correspondendo ao nariz. Elegante e bastante persistente.
Harmonização: acompanha pratos de carne vermelha ou de caça, estruturados, ou com longo período de cocção e queijos maduros.
- Marchese Leopoldo – vinho tinto, uvas 100% Pinot Nero
Amadurecimento: de 12 a 14 meses em barricas, dependendo da safra.
Notas de prova: vermelho rubi brilhante. Apresenta grande complexidade aromática e típica, com notas de mirtilo, pequenos frutos vermelhos, especiaria e tabaco. Vinho de médio corpo, muito equilibrado, pleno e persistente.
Harmonização: um vinho para pratos refinados. Ótimo também para pratos de peixes ou queijos frescos ou de média cura.
- Rollone – vinho tinho, uvas Barbera e Merlot
Amadurecimento: 6 a 8 meses em barricas de carvalho usadas.
Notas de prova: vermelho rubi intenso. Lembra frutas frescas do bosque mesclados com leve toque de aromas terciarios provenientes da barrica. Vinho de médio corpo, muito equilibrado, pleno e persistente, com notas de frutas pequenas do bosque, chocolate e pimenta.
Harmonização: um vinho gastronômico, que pode ser bebido com apertivo
acompanhando queijos frescos e embutidos, também acompanha carnes brancas e vermelhas, inclusive peixes de sabor mais forte.
- Roero Arneis – vinho branco, uvas 100% Arneis
Não passa por amadurecimento em madeira.
Notas de prova: amarelo palha intenso. Muito intenso e frutado, com notas de maçã verde, flores, como acácia e intenso toque mineral. Em boca é fresco e elegante. Corresponde ao nariz, com agradável nota de salinidade, herança do terroir de Roero.
Harmonização: vinho bastante versátil, pode ser servido como aperitivo ou acompanhando diversos tipos de pratos, como massas frescas,queijos frescos, preparações mais leves de carnes brancas ou peixe.
Fundada há três anos por Ricardo Carmignani e Tibor Sotkovszki, a Winebrands (www.winebrands.com.br) vem ganhando espaço, no País, com uma nova proposta: a de se firmar no mercado brasileiro com um portfólio de grandes marcas e consolidar a ideia de que o mundo dos vinhos não precisa ser complicado. É por isso que, desde a fundação, a importadora é a representante exclusiva de nomes importantes da vitivinicultura mundial, como: Antinori e Falesco (Itália), Albert Bichot (França), Marques de Griñon e Bodega Balbas (Espanha), Bodega Norton e Finca Perdriel (Argentina), Viña Haras de Pirque (Chile), Steenberg ( África do Sul), Antica e Columbia Crest (EUA) e Dobogó (Hungria). A Winebrands também acaba de incorporar algumas novas e importantes marcas ao seu já grandioso portfólio, entre elas: Marco Felluga (Itália), Chateau St Michelle e Stags Leap (EUA). Além do portfólio de vinícolas, a Winebrands importa também produtos gourmet de grande qualidade.
A Fine Food (www.finefoodbh.com.br), empresa de comércio e distribuição de vinhos para o atacado e varejo, com sede em Belo Horizonte (MG), é responsável pela distribuição de um amplo e variado catálogo de vinhos das importadoras Cantu, Ravin, Inovini e Winebrands, que totalizam um mix de mais de mil rótulos de vinhos.
Inaugurada em 2008, a Fine Food rapidamente se consolidou no mercado mineiro como distribuidora de vinhos para os mais prestigiados restaurantes, mercados gourmets e redes de supermercados no Estado. Em 2011 com a abertura do seu show room, no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, a empresa ampliou sua atuação e passou a comercializar seu amplo catálogo de vinhos também para o consumidor final. Fine Food - Vinhos e Alimentos - Rua Lavras, 703 – São Pedro - Belo Horizonte – MG – www.finefoodbh.com.br - Tel: (31) 2526-3699.
Marquês Filiberto Massone, proprietário e diretor de marketing e vendas da vinícola italiana Marchesi Incisa della Rocchetta. Foto: Divulgação
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